[ARTIGO] Colonoscopia detecta precocemente e também previne o câncer colorretal

O câncer colorretal, que engloba tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o INCA. No geral, quando detectado precocemente seu prognóstico é bom, com chances de cura que podem chegar a 95%. Em alguns casos em que o tumor é muito inicial, há chances, inclusive, de o paciente não precisar realizar tratamentos adjuvantes desgastantes tais como quimioterapia ou radioterapia.
 
Mas, o grande problema é que as fases iniciais do câncer colorretal comumente não apresentam sintomas, o que favorece o diagnóstico tardio, quando as chances de cura para o paciente são mais reduzidas. Por isso, é imprescindível que todo indivíduo que se encontra nos grupos de risco faça o exame de colonoscopia, o único capaz de diagnosticar o câncer colorretal em sua fase curável. 

Segundo o doutor René Gansl, oncologista clínico, a colonoscopia é o único exame, juntamente com Papanicolaou (para câncer de colo uterino), que, além de diagnosticar o câncer, pode preveni-lo. "A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.

O principal grupo de risco para o câncer colorretal é formado por todos os indivíduos, homens e mulheres, acima dos 50 anos de idade. Essas pessoas devem procurar, o quanto antes, um médico gastroenterologista para realizar a colonoscopia. Outro importante grupo de risco é aquele formado por pessoas acima dos 40 anos que têm histórico de câncer de cólon na família. Neste caso, o indivíduo também deve buscar um médico e checar se precisa iniciar o rastreamento mais cedo. E ainda, quem já teve câncer de ovário, endométrio ou mama, mesmo que  não tenha completado 50 anos, deve conversar com seu médico para verificar a necessidade de fazer o exame.  

Portanto, se você é homem ou mulher, já completou 50 anos ou tem 40 anos e casos de câncer colorretal na família, ou se já teve câncer de ovário, endométrio ou mama, procure seu médico! Você pode estar atrasado para realizar sua primeira colonoscopia! Lembre-se, quanto antes a doença for diagnosticada, melhores serão suas chances de tratamento e recuperação. Lembre-se ainda, o aparecimento de sintomas geralmente ocorre já em fases avançadas da doença, quando possivelmente já houve metástase e/ou o comprometimento de linfonodos. Neste caso, as chances de cura são muito mais reduzidas.

Quem deve realizar a colonoscopia?

  • Todos, homens e mulheres a partir dos 50 anos.
  • Homens e mulheres a partir dos 40 anos de idade que possuem casos de câncer de colorretal na família.
  • Quem já teve câncer de ovário, endométrio ou mama.
  • Pessoas que já tiveram doenças inflamatórias de intestino, tais como retocolite ulcerativa crônica ou Doença de Crohn.

Por que realizar a colonoscopia?

Por dois motivos. Primeiro porque a colonoscopia pode prevenir o câncer colorretal ao detectar a presença de pólipos que, futuramente, poderão dar origem a um tumor - neste caso, o pólipo é retirado antes que possa causar danos ao paciente. Em segundo lugar porque a colonoscopia ajuda a detectar tumores precocemente, quando ainda se encontram em sua fase assintomática e podem ser curados.

Quero realizar o exame, que médico devo procurar?

Se você está em algum dos grupos de risco, procure um gastroenterologista.

Como é realizado o exame?

O exame é realizado por meio da introdução de um longo aparelho flexível com uma câmera na ponta, chamado colonoscópio, através do ânus que passa pelo reto e chega até o intestino. Antes do procedimento é necessária uma limpeza prévia do intestino, para obter dessa maneira a melhor visualização de todas as regiões a serem estudadas, este procedimento geralmente é feito com um jato de água. Durante o exame o paciente estará sedado e não sentirá incômodo nem dor. Na noite anterior, pode ser necessária ainda a ingestão de um laxante para a eliminação das fezes. A pequena câmera montada no colonoscópico transmitirá as imagens em vídeo de dentro do intestino grosso para um monitor, permitindo ao médico examinar cuidadosamente o revestimento do intestino. O médico eventualmente removerá pólipos e colherá amostras de tecidos usando instrumentos minúsculos através do colonoscópico. O exame leva de 30 a 60 minutos. Devido ao sedativo, o paciente deve permanecer na clínica ou hospital por uma ou duas horas após o procedimento. Se recomenda ir acompanhado de um familiar ou amigo. 

O que é o pólipo?

Pólipo é um crescimento anormal em forma de bola que começa bem pequena, do tamanho de uma cabeça de alfinete, sob a mucosa do intestino. Seu crescimento é lento e pode levar de 10 a 15 anos para degenerar-se e transformar-se em câncer. 

Como posso prevenir o câncer colorretal?

Um dos meios para prevenir a doença é realizar a colonoscopia a partir dos 40 ou 50 anos, de acordo com as orientações fornecidas por seu médico. Além disso, é importante ter em mente que, além de fatores genéticos, fatores comportamentais também podem favorecer a incidência da doença. Assim, dietas ricas em gordura e em corantes artificiais e pobres em fibras podem favorecer o aparecimento do câncer cólon. As fibras, encontradas em cereais, tais como arroz e trigo integrais, e em frutas e verduras protegem o intestino pois, ao facilitar a evacuação, aceleram o trânsito intestinal e diminuem o tempo de contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino. O consumo de álcool e o de cigarro contribuem grandemente para a incidência da doença. 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho