Conitec incorpora a abiraterona para Câncer de Próstata
Nos dias 03 e 04 de Julho, a Conitec, comissão que define o que vai estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), avaliou a incorporação de quatro medicamentos para câncer de próstata: abiraterona, apalutamida, darolutamida e enzalutamida.
Durante a reunião, a Comissão decidiu pela incorporação somente da abiraterona, e pela não incorporação da enzalutamida, darolutamida e apalutamida.
Nas Consultas Públicas, o Oncoguia defendeu a incorporação dos quatro medicamentos propostos para que pacientes e médicos tenham mais opções de tratamento.
Nossa posição foi motivada considerando que, dependendo do cenário clínico, um ou outro medicamento é mais utilizado na prática clínica, principalmente levando em conta pacientes com condições pré-existentes, como diabetes, déficits cognitivos, múltiplas comorbidades, entre outros.
Nesse sentido, é sempre importante considerar cada caso dos pacientes individualmente para avaliar a droga mais adequada. Leia mais da nossa contribuição aqui.
Agora, a decisão final deverá ser tomada pelo Ministério da Saúde e publicada oficialmente, para que então a abiraterona seja formalmente incluída no tratamento do câncer de próstata no SUS.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.