Oncoguia participa de debates importantes no 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Representantes do Instituto Oncoguia estiveram entre os convidados que enriqueceram as discussões da 10º edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. O evento aconteceu nos formatos presencial e online entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo, e reuniu os maiores especialistas em saúde, além de membros de associações de pacientes e representantes governamentais.

No primeiro dia, a presidente do Instituto, Luciana Holtz, compôs a mesa de debate “Reimaginando o Câncer de Mama Metastático: da ciência ao acesso”. Ao lado de Laura Testa, pesquisadora e chefe do Grupo de Oncologia Mamária do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Silvia Ferrite, paciente de câncer de mama metastático e voluntária Oncoguia, Holtz falou sobre como avanços científicos mudaram a percepção do câncer de mama metastático e quais são os desafios atuais para maior acesso a tratamentos integrais e melhorias no tempo e qualidade de vida às pacientes. A conversa foi moderada pela jornalista e apresentadora do Jornal da Tarde da TV Cultura, Joyce Ribeiro. 

Também no dia 26, a coordenadora de Advocacy do Oncoguia, Helena Esteves, compôs a mesa de especialistas para falar sobre a “Equidade no Tratamento dos Cânceres Ginecológicos”. As desigualdades de acesso aos serviços de saúde são um dos principais desafios para o sistema de saúde brasileiro no século XXI. Em relação aos cânceres ginecológicos, a falta de equidade no cuidado com a saúde da mulher impacta diretamente na incidência e sobrevida das mulheres. 

A mesa também contou com a participação de Angélica Nogueira Rodrigues, idealizadora e diretora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, Anne Carrari, paciente de câncer de ovário metastático, ativista de direitos dos pacientes e voluntária Oncoguia, e da juíza do Juizado Especial Criminal da Comarca de Cuiabá, Maria Rosi de Meira Borba. 

No segundo dia, Luciana Holtz moderou a mesa “Desafios de Transporte na Jornada Oncológica: depoimentos reais e dados inéditos”, que debateu sobre como o deslocamento do paciente até o centro de tratamento pode afetar seu tratamento, impactar sua vida financeira e sua qualidade de vida. Participaram Daniele Castelo Branco, terapeuta ocupacional especialista em oncologia e vice-presidente da Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, André Marques, fundador da plataforma cliqueSUS e sócio-diretor da Consultoria AT Saúde, e Nelson Teich, oncologista e ex-ministro da saúde. 

Na ocasião, também foi divulgado um estudo inédito promovido pela Roche e realizado pela AT Saúde, sobre o tema em questão. 

Por fim, a presidente do Oncoguia também moderou a mesa que apresentou uma nova pesquisa Datafolha, encomendada pela Gilead Oncology, que avaliou o que as mulheres brasileiras sabem sobre o câncer de mama e o que podemos absorver em prol da equidade na saúde. A mesa apresentou os dados da pesquisa sobre o nível de conhecimento das mulheres brasileiras a respeito do câncer de mama, atitudes e percepção sobre a doença e discutiu sobre como a falta de informação ou à informação de baixa qualidade prejudica mulheres nos cuidados com a saúde da mama, principalmente as que estão em situações de vulnerabilidade. Você pode ver os principais resultados da pesquisa aqui.

Também participaram da mesa os palestrantes: Carolina Magalhães, criadora de conteúdo do “Se Cuida Preta”, escritora e paciente de câncer de mama; Cristiano de Pádua Souza, oncologista clínico do Hospital de Câncer de Barretos e membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Alessandra Morelle, oncologista do Grupo Oncoclínicas; Ana Amélia Viana, oncologista clínica membro do Comitê de Diversidade da SBOC; Marília Casseb, diretora de Assuntos Externos da Gilead Sciences Brasil; Paulo Alves, sociólogo e gerente de Pesquisa de Mercado do Datafolha e Sílvia Cristina Chagas, deputada federal por Rondônia e vice-presidente da 1ª Comissão Permanente da Saúde da Câmara dos Deputados.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho