Nossa política editorial

O portal Oncoguia é um dos principais projetos da ONG Instituto Oncoguia. Por meio do portal informativo e interativo, disponibilizamos informação útil, atualizada, traduzida, de qualidade e que realmente faça a diferença na vida de quem acessa. Estudos científicos já afirmam que um paciente mais informado e que compreende melhor o que está acontecendo com ele, participa mais das decisões e adere melhor ao tratamento, tem expectativas mais reais e vive mais e com qualidade.   

O portal Oncoguia conta com uma equipe altamente especializada que pesquisa,  estuda, em alguns casos traduz e adequa de sites referências internacionais e disponibiliza informações gerais e específicas voltadas para o dia-a-dia do paciente com câncer, seus familiares e demais envolvidos neste contexto. Por meio de textos, artigos, áudios, entrevistas e vídeos, oferecemos informações multidisciplinares sempre mostrando ao paciente e sua família que é possível sim falar em qualidade de vida antes, durante e depois do tratamento do câncer. Além disso, buscamos por meio também da informação e de relatos de pacientes e ex-pacientes, desmistificar o câncer e seus tratamentos e diminuir o tabu ainda relacionado a estes temas.

A informação contida no portal está disponível com objetivo estritamente educacional e em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e o tratamento médico. Ninguém melhor que o médico do paciente para conhecer o caso e definir o melhor tratamento. A informação pode preparar o paciente e ou familiar para uma consulta mais focada, para responder dúvidas e tomadas de decisões. 

O Instituto Oncoguia recomenda a todos os usuários do Portal Oncoguia que, em caso de dúvidas, fale com o seu médico, pois somente ele pode esclarecer todas as suas dúvidas e definir a melhor conduta e tratamento.

O Instituto Oncoguia acredita que o acesso à informação de qualidade é um direito de todos os cidadãos e que pode aumentar a qualidade de vida .

Sobre as fontes de informação

As fontes de informação utilizadas pela equipe do portal Oncoguia estão guiadas pelo princípio científico de busca em bases de dados, da utilização da melhor e mais atual referência e que essa seja também referendada por citações em outras publicações, livros ou artigos publicados, e no caso de informação eletrônica, buscamos os recomendados pela organização Health on the Net Foundation.

Também criamos um fluxo interno que após ouvirmos as principais demandas dos pacientes criamos novos conteúdos, completamente adaptados à realidade dos pacientes que nos procuram ou pedem ajuda.

Sobre nossas principais fontes 

Sobre a revisão da informação

Toda a informação pesquisada é analisada criteriosamente pela equipe do portal Oncoguia, e em alguns casos por colaboradores especialistas no assunto. Antes da  veiculação no portal as matérias passam pelas seguintes etapas sequenciais:

  • Busca e pesquisa.
  • Compilação e análise de diferentes fontes.
  • Se for em inglês, temos a tradução e adaptação para a realidade brasileira. 
  • Adaptação para linguagem acessível ao público leigo.
  • Atualização da informação de forma sistemática mediante constantes revisões do conteúdo e das informações pesquisadas.
  • Publicação no portal com data de inserção. 

Sobre fontes externas de informação

Os artigos e notícias de fontes externas aprovados para publicação no Portal Oncoguia são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Instituto Oncoguia e do Portal. Como somos um portal exclusivo para público leigo também disponibilizamos reportagens de outras mídias para centralizar tudo num mesmo local.

Além disso, possuímos uma lista prévia já aprovada de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a data e a fonte.

Sobre a equipe científica

Todo o conteúdo contido no portal é elaborado internamente pela equipe do portal (formada pela coordenadora, médico consultor, profissional de comunicação e profissional de mídias sociais) que conta com o apoio da diretoria, do Comitê Científico, equipe de advocacy e ainda, se necessário com a colaboração de consultores convidados.

Sobre equipe interna atual do portal 

  • Sonia Garcia Pereira Cecatti - Coordenadora Geral do Portal Oncoguia e de Projetos de Informação de Qualidade.
  • Mateo Sainz Yaksic - Consultor Externo.
  • Elen Moreira - Analista de Comunicação.
  • Juliana Stern - Jornalista e Redatora.

O layout do portal e inclusão de melhorias de acesso é estabelecido de acordo com os critérios de acessibilidade ao conteúdo, leveza na disponibilização da informação e cores agradáveis e conta com a parceria da empresa Lookmysite.

Sobre o acesso a equipe Oncoguia

Toda a nossa equipe está disponível para contato por meio dos e-mails: 

Mas, também, temos outras formas de contato e interação:

  • Setor fale conosco. Espaço para o nosso visitante nos enviar, via e-mail, dúvidas relacionadas ao dia-a-dia do tratamento do câncer ou sugestões relacionadas à melhoria de nosso portal, além de qualquer outro tipo de dúvida. Nesse setor, o paciente preenche um breve cadastro e escreve sua dúvida ou sugestão.
  • Setor de depoimentos. Espaço para o nosso visitante deixar um depoimento relatando suas experiências ou fazendo um desabafo. Um breve cadastro é solicitado.
  • Setor de entrevistas. Espaço para o nosso visitante nos contar com mais detalhes suas experiências com a doença. Um breve cadastro e um formulário de entrevista são solicitados ao usuário. Após o preenchimento do formulário, as respostas são analisadas, se necessário revisadas e inseridas no portal. O usuário é avisado desde o início que uma vez que a informação é colocada na internet, ela estará amplamente divulgada.
  • Setor de cadastro rápido. Formas do usuário se cadastrar ao nosso trabalho e ter acesso a nossas informações.
  • Setor de pesquisas e enquetes. Por meio de diferentes roteiros, pedimos para que de maneira anônima pacientes e usuários do portal preencham questionários temáticos e que reflitam problemas e necessidades.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho