Oncoguia contribui com protocolo de câncer de mama do DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre o Protocolo Clínico de Câncer de Mama. Confira a versão posta para análise aqui. 

A Consulta Pública é um mecanismo de transparência utilizado pelo órgão público para possibilitar a participação da sociedade (profissionais de saúde, gestores, pacientes, organizações sociais, associações, órgãos e outras representações) a partir de informações, opiniões e críticas a respeito de determinados assuntos.

As sugestões desta consulta pública foram encaminhadas via email pela sociedade durante o período de 15/06/2023 a 30/06/2023 à SES/DF.

Nesta oportunidade, o Oncoguia, por meio do respaldo técnico do nosso comitê científico, formado por médicos oncologistas renomados em suas áreas, enviou suas contribuições à matéria escopo desta CP, destacando a importância da avaliação de toda a classe dos inibidores de ciclina (ribociclibe, abemaciclibe e palbociclibe) para o tratamento do câncer de mama, de acordo com as respectivas indicações clínicas.

Confira abaixo o inteiro teor da nossa contribuição!

Viemos através deste contribuir com a consulta pública n 14, a respeito do protocolo clínico de câncer de mama do distrito federal. O Instituto Oncoguia é uma ONG de atuação nacional que trabalha na defesa dos direitos dos pacientes com câncer, buscando contribuir nos espaços de participação social, com o respaldo técnico do nosso comitê científico, formado por médicos oncologistas renomados em suas áreas. Neste sentido, consideramos importante a avaliação de toda a classe de inibidores de ciclina (ribociclibe, abemaciclibe e palbociclibe) para o tratamento do câncer de mama metastático RH+ e Her2- tanto em primeira quanto em segunda linha de tratamento, no Protocolo Clínico de Câncer de Mama do Distrito Federal, pelos motivos abaixo elencados:

  1. Todos os três inibidores de ciclina (palbociclibe, abemaciclibe e ribociclibe) atingiram seu objetivo primário (aumentar o tempo de controle da doença, também chamado de sobrevida livre de progressão) nos estudos de fase 3, randomizados, em primeira e segunda linha de tratamentos (como consta no próprio relatório técnico da CONITEC para esta avaliação); 
  2. Ribociclibe prolongou a vida das pacientes pós-menopáusicas tratadas em primeira linha em 12,5 meses no estudo MONALEESA-2 (aumento de SG de 51,4m para 63,9m, HR 0.76, p 0,004; estes dados não constavam do relatório técnico por serem recém apresentados, Hortobagyi, ESMO 2021) Obs.: MONALEESA-2 Na sua última atualização com análise final de SG, então com seguimento mediano de 80 meses, o grupo da combinação experimentou uma SG mediana de 63,9 meses, em contraste com 51,4 meses do grupo placebo/letrozol (HR=0,76; IC de 95%: 0,63-0,93; p=0,004) [N EngLJ Med 386:942,2022]; 
  3. Ribociclibe prolongou a vida de mulheres na pré e peri-menopausa tratadas em primeira linha em 10,7 meses no estudo MONALEESA-7 (aumento de SG de 48m para 58,7m, HR 0.76, além de adiar em 14 meses a necessidade de uso de quimioterapia; Tripathy, SABCS 2020); 
  4. Ribociclibe prolongou a vida de pacientes na pós-menopausa tanto em primeira quanto em segunda linhas de tratamento, quando associado a fulvestranto. Para a população como um todo, a adição do ribociclibe prolongou a vida em 12,2 meses no estudo MONALEESA-3 (aumento da SG de 41,5m para 53,7m, HR 0.72, Slamon, ASCO 2021); 
  5. Abemaciclibe prolongou a vida de mulheres tratadas em segunda linha (independente do estado menopausal) em 9,4meses no estudo MONARCH3 (SG aumentou de 37,3m para 46,7m, HR 0,75, p 0,01; Sledge, ESMO 2019); 
  6. Dados de “vida real”, ou seja, pacientes acompanhados fora de estudos mas de maneira sistemática confirmaram os resultados de prolongamento no controle de doença (SLP) e sugeriram prolongamento da sobrevida global com Palbociclibe no banco de dados Flatiron (DeMichele, SABCS 2020) e com Ribociclibe (Laurentiis, Campone, estudo CompLEEment-1 trial)

Após recebidas as contribuições, elas serão analisadas e posteriormente será publicada a versão final do Protocolo de Câncer de Mama. Continuaremos acompanhando este processo e trazendo atualizações.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho