Campanha de multivacinação nas escolas públicas teve solicitação de deputada

O Governo do Estado anunciou a Campanha de Multivacinação nas escolas públicas. A iniciativa vai até o dia 19 de abril e foi comemorada pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) que solicitou para esta campanha a inclusão das vacinas contra HPV e Poliomielite.

As propostas foram debatidas em audiências públicas realizadas no final do ano passado. "Depois dessas audiências fiz um documento e encaminhei ao Governo do Estado para que crianças e adolescentes fossem vacinados nas escolas. Essa luta deu certo", destaca a parlamentar.

Audiência Pública sobre HPV

A prevenção ao câncer de Colo de Útero foi debatida em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 4 de dezembro de 2023. Na ocasião, o evento teve a participação do Instituto Oncoguia. Participaram dos debates a Larissa Gonçalves, paciente e voluntária do Oncoguia; Dra. Vanessa Infante, representando o Instituto Butantan; Luciana Holtz, do Instituto Oncoguia; Dra Graziela Zibetti e o Dr. Edmund Chada Barcat, coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o Oncoguia, serão 17.010 novos casos por ano no Brasil até 2025. Em 2020, 6.627 mulheres morreram no país vítimas do câncer de colo de útero.

Para os especialistas, esses números alarmantes não deveriam existir devido à vacina disponível na rede pública. A imunização, inclusive, poderia erradicar a doença no país já que este tipo de câncer é causado, em 95% dos casos, pela infecção do HPV.

De acordo com a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, uma em cada seis mulheres terá câncer em algum momento da vida. E o câncer de colo de útero é o quarto mais frequente em mulheres no mundo.

A vacinação está disponível de graça aos adolescentes desde 2014. Mas a cobertura vacinal das meninas com a primeira dose é de 78,3% e com a segunda dose 59,7%, sendo a meta de 90%.

Audiência Pública sobre Poliomielite

Em novembro de 2023, a audiência pública foi solicitada pela deputada Solange Freitas e pela Fundação ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). Na época, participaram dos debates a Dra. Karina Ribeiro, epidemiologista na Sanofi; Dra. Brigina Kemp, Assessora Técnica de Vigilância em Saúde - Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde); e Dra. Ana Paula Valeiras, Chefe de Departamento de Vigilância em Saúde de Santos. Além delas, representantes da Secretaria de Saúde do Estado.

A poliomielite é altamente contagiosa e a única maneira eficaz de prevenir a doença é a vacina. Mas dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da fundação Abrinq, indicam que a cobertura vacinal, especialmente na primeira dose em crianças com até 1 ano de idade, está abaixo do ideal no Brasil. Segundo o levantamento, no ano passado, apenas 77,2% da população nesta faixa etária recebeu a primeira dose, e a taxa da dose de reforço, para crianças com menos de 4 anos, foi ainda mais alarmante, com apenas 67,7% de adesão. Com isso, foi proposto fazer um trabalho efetivo nas escolas.

Para a deputada Solange Freitas, esse avanço da campanha para dentro das unidades escolares é um enorme passo para melhorar esses índices. Agora, a parlamentar reforça o pedido para que as secretarias de saúde dos municípios em todo o Estado possam aderir a essa multivacinação.

Campanha de multivacinação

A Campanha de Multivacinação nas escolas públicas vai até 19 de abril. Somente os alunos com o "Termo de Autorização para Vacinação" serão imunizados. Serão disponibilizadas as seguintes vacinas:

- Poliomielite

- Meningocóccica C Conjugada

- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola),

- Febre amarela

- Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b)

- HPV (entre 9 e 14 anos de idade)

- Meningocócica ACWY

- Covid-19.

Fonte: Alesp

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho