Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[ARTIGO] Câncer: Uma Doença que pode Atingir a Todos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/10/2012 - Data de atualização: 23/10/2012


José de Alencar, Dilma Rousseff, Mara Manzan, Neguinho da Beija Flor, Dominguinhos, Ana Maria Braga Maria, José, Rosa, Sueli, João, Rosangela, Viviane, Marta, Antônio, Geraldo e Ronaldo.

O câncer é uma doença democrática. Ele não escolhe raça, cor, religião, idade, etnia, sexo (..)

Hoje em dia é comum ouvirmos histórias de pessoas que tem ou já tiveram câncer. Segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer para esse ano são esperados meio milhão de novos casos. Diante disso, muitos tem se perguntado:

Por que tantas pessoas têm câncer?

O câncer continua sendo uma das doenças mais prevalentes no mundo devido a fatores de riscos externos como sol, tabaco, álcool, obesidade, sedentarismo, irradiação, produtos químicos e fatores genéticos que predispõem o aparecimento da doença. Outro responsável para o aumento dos casos de câncer é a desinformação. Ainda há quem, de tanto temor, nem pronuncie a palavra câncer, exatamente como acontecia décadas atrás.

Para a Psico-Oncologista e Especialista em Bioética, presidente do Instituto Oncoguia, Dra Luciana Holtz, "Estar informado é fundamental. Compreender a importância desta informação é o passo seguinte e é o que pode acarretar uma mudança de atitude, ou seja, fazer com que as pessoas assumam uma postura mais ativa e comprometida com a sua própria saúde. Em outras palavras, você tem que saber que se descoberto precocemente o câncer de mama pode ser curado, e tem que fazer a sua parte, ou seja, ir ao ginecologista e fazer a mamografia de acordo com a sua idade. Assim, você está informado, está fazendo a sua parte e está totalmente comprometido com o seu bem estar, com a sua saúde!”acrescenta a Psico-Oncologista.

Antigamente, todos os esforços da medicina se voltavam, exclusivamente, para o tratamento das doenças. Novas drogas e técnicas cirúrgicas altamente complexas foram surgindo, objetivando não apenas a cura do paciente, mas também a sua qualidade de vida. Nesse sentido, a medicina preventiva também teve grandes avanços. Hoje já se sabe que, algumas enfermidades, como o câncer, quando detectadas em fase inicial, podem ser eliminadas sem deixar sinais.

De acordo com o INCA, o câncer de pele diagnosticado precocemente pode ser curado em 100% dos casos, o câncer de próstata tem possibilidade de cura em mais de 90% das vezes se for descoberto ainda no início e o câncer de mama, quando descoberto precocemente tem 95% de chances de cura.

Mesmo diante desse panorama de número de casos de câncer, é possível destacar algumas notícias animadoras.

Atualmente, os check-ups estão mais precisos, rápidos e capazes de revelar um grande número de informações úteis para os médicos, diagnosticando o problema precocemente. Exames extremamente modernos podem apontar nódulos com menos de 1 cm, proporcionando tratamentos menos tóxicos, mais certeiros e pouco invasivos, ao mesmo tempo que são tratados os sintomas indesejados da doença e também os efeitos colaterais provocados pelo tratamento.

"O medo é comum diante de um possível diagnóstico de câncer, mas ele não pode lhe paralisar, impedir que você busque ajuda na hora certa. Hoje existem procedimentos novos para o tratamento do câncer que não estavam disponíveis há anos atrás. Tratamentos esses que tem como finalidade a cura e acima de tudo oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente”, finaliza Dra. Luciana Holtz.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive