[Câncer de Pulmão] Roseli Pinheiro

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Roseli - Olá, me chamo Roseli tenho 51 anos, sou administradora e produtora cultural, trabalho com mobilização de recursos em Contagem. Sou carioca, tenho dois filhos e moro em Belo Horizonte.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Roseli - Em 2013 houve um vazamento de gás no meu antigo trabalho, resultou em um diagnóstico de câncer de pulmão, o lobo superior esquerdo foi afetado e passei dois anos em intenso tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Roseli -

    Passei seis meses fazendo exames absurdos em diversos locais. Alguns médicos achavam que era edema nas cordas vocais, outros diziam que era tuberculose. E, a cada consulta, mais exames eram solicitados: videolaringoscopia, ressonância, sopro, espirometria, tomografia, entre outros. Até que, no dia do resultado da biópsia, a doutora finalmente constatou o diagnóstico.

  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Roseli -

    O câncer veio como um divisor de águas na minha vida, pois eu também precisava decidir sobre a mudança do Rio para Minas. A solidão, os efeitos colaterais, as idas e vindas, o sono excessivo, os enjoos, o uso de fraldas… tudo era muito intenso para administrar com leveza. Mas eu precisava encarar — e encarei. Falei com Deus e acreditei na força interior inabalável que me mantém de pé. Bora lá!

  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Roseli - Naquele momento minha maior preocupação era o futuro. Ter filhos é um desafio enorme pra quem está passando por um tratamento tão invasivo. Vim pra Minas em busca de uma nova vida, um recomeço e sei que estou fazendo o melhor que posso para essa condição.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Roseli -

    Estou vivendo uma recidiva após ter contraído COVID. Meus brônquios inflamaram, formando novos nódulos — ao todo, 42, sendo 8 calcificados. Nesse momento difícil, meu marido resolveu se separar. Foi a hora de respirar fundo, juntar os cacos e me refazer. Retomar o tratamento, agora com ainda mais certeza de que eu precisava viver.

  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Roseli - A quimioterapia é bem difícil por causa dos efeitos colaterais. A gente fica enjoado, com dor de cabeça, sono e sem ânimo pra fazer qualquer coisa. Já a imunoterapia oncologica é bem tranquila. O único x da questão é a diarréia. Mas pelo amor de Deus. Não prendam, deixem o cocô em paz, fluir naturalmente. Usem fraldas o tempo todo. Pois vasa sem avisar.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Roseli - Como já disse acima, a diarréia, as náuseas enjôo e sonolência é bem difícil de conter. O resto é tranquilo.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Roseli - Maravilhosa. Tenho uma admiração e respeito por todos. Salvam minha vida a cada dia.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Roseli - Sim. Precisei passar pela psicóloga, neuro, cardio e psico. Não foi por causa do câncer só. Foi porque veio tudo ao mesmo tempo, como uma enxurrada. Ah, mas eu dei conta.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Roseli - Ótima. Quase 100% Mas continuo usando fraldas, engasgando e vivendo rs
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Roseli - Agora estou a todo vapor, manutenção todo mês.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Roseli - Viva um dia de cada vez. Acredite na sua força interior e busque apoio de sua família
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!