[Câncer de Mama] Anisvalda Pereira De Sousa Xavier

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Anisvalda - Tenho 43 anos sou casada há 19 anos, tenho uma filha de 16 anos e trabalho como telefonista, sou natural do Piauí, mas moro em Belo Horizonte há 15 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Anisvalda - Descobri fazendo o autoexame, um caroço bem pequeno.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Anisvalda - Não. Foi tudo muito rápido, comecei a investigar no mês de novembro de 2022 e o diagnóstico foi fechado em janeiro de 2022.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Anisvalda - Surpresa. Nunca imaginei isso para minha vida, mas se chegou vamos enfrentar de cabeça erguida. Resolvi confiar em Deus e viver um dia de cada vez, esse é o meu lema.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Anisvalda - A piedade das pessoas.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Anisvalda - Comecei o tratamento em março de 2022 com 16 sessões de quimioterapia, cirurgia de mastectomia e esvaziamento axilar em setembro de 2022, 15 sessões de radioterapia em novembro de 2022 e quimioterapia oral de dezembro de 2022 a maio de 2023. Agora estou em acompanhamento e aguardando para fazer uma cirurgia de simetria na outra mama. Durante o tratamento tive muitos altos e baixos, mas graças a Deus não nenhuma internação por conta dos remédios, ficar enjoada foi a pior parte. 
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Anisvalda - Foi a quimioterapia oral, no primeiro mês perdi 8 kg por ficar muito enjoada. Não conseguia comer quase nada, depois deu uma melhorada, voltei a fazer exercícios físicos e o meu peso voltou ao normal.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Anisvalda - Prisão de ventre nas 4 primeiras sessões de quimioterapia, fiquei muito enjoada, neuropatia periférica. Fui para a academia todos os dias menos no dia da quimioterapia, claro o que ajudou bastante na fadiga e fraqueza de outro mundo, mudei um pouco a alimentação que também foi muito importante e continuei trabalhando com a graça de Deus.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Anisvalda - A melhor possível. Minha médica é maravilhosa, competente, muito carinhosa e humana.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Anisvalda - Mastologista maravilhosa, inclusive. 
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Anisvalda - Não fiz, acho que não preciso, teria feito se achasse necessário, sou daquelas que faço tudo o precisa para o meu tratamento e não o que quero.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Anisvalda - Hoje estou bem graças a Deus, um pouquinho ansiosa esperando a próxima cirurgia na outra mama de simetria e com a certeza que Deus é bom e tem cuidado de mim.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Anisvalda - Continuo trabalhando até o meu Deus permitir.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Anisvalda - Que o câncer não é sentença de morte, podemos morrer de qualquer outra coisa. Que tenha muita fé em Deus. Que se ame e se cuide como nunca, faça exercícios físicos. Olhe para o seu corpo, se alimente corretamente e fique perto de quem você ama, ou seja, viva um dia de cada vez. Você não é um câncer, você está com.... Que Deus te abençoe e fortaleça.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Anisvalda - Que continuem, o trabalho de vocês foi muito importante pra mim e acredito que é importante para muitos. Aprendi nessa caminhada que o conhecimento é libertador. Um grande abraço.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho