[Câncer de Mama Avançado] Licia Ferraz

Aprendendo com Você
Licia Ferraz
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Licia - Sou a Licia, tenho 46 anos, sou coach e administradora de imóveis, não tenho filhos (por opção), casada há 6 anos, moro na zona sul da Cidade do Rio de Janeiro.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Licia - Fazendo meu autoexame no banho descobri um nódulo no seio esquerdo.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Licia - Sim! desde a descoberta do nódulo até o diagnóstico do câncer foram 5 meses. Iniciei toda a investigação pelo SUS e a morosidade do diagnóstico permitiu que o tumor crescesse de 1,5cm para 5,5 cm. Graças a Deus consegui mudar para o plano de saúde e isto facilitou o tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Licia - Foi um misto de paralisia com choro compulsivo e involuntário. Todos os pensamentos de medo passaram pela minha cabeça. Mesmo sabendo que as chances de cura eram grandes, foi muito difícil assimilar tudo naquele momento. O tumor já estava com 5,5cm, ele havia crescido 4 cm desde a descoberta há 5 meses. No mesmo dia, as médicas fizeram uma marcação, tipo uma tatuagem em torno do tumor para que ao final do tratamento, eles pudessem saber onde ele estava se sumisse com a quimioterapia. Meu marido chegou no momento em que estavam fazendo o procedimento, foi quando desabei! As lágrimas escorriam e a angustia dominava meu corpo. Eu queria sair daquela cadeira e só deitar no colo dele.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Licia - Não tinha uma preocupação específica, uma que me lembro é de quando começaria o tratamento. O tumor estava crescendo, meu seio estava com aspecto de casca de laranja e a mastectomia era 99% eminente.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Licia - Finalizei o tratamento em novembro de 2022 e hoje sigo com o bloqueador hormonal e as cirurgias de reconstrução. A quimioterapia foi desafiadora demais! Fiz 6 sessões com intervalos de 21 dias e ela foi neo adjuvante pré operatório. As doses foram fortes, pois o tumor precisava reduzir de tamanho de forma drástica. Ele não podia avançar mais do que já estava (axila e pele do seio esquerdo). Durante os 10 dias pós sessão eu passava muito mal (enjoada, constipação, vômitos, dores no corpo, mal estar), no décimo primeiro dia, parecia outra pessoa, mais disposta e confiante. Mesmo no meio de tudo isso e com a perda dos cabelos que foi muito doloroso pra mim, descobri que a FÉ e a ACEITAÇÃO seriam minhas grandes aliadas.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Licia - Quimioterapia - mesmo gostando de ter emagrecido 11kg, enjoei demais e fiquei fraca, sem ânimo nos 10 primeiros dias pós sessão e quando meus cabelos e cílios caíram, mexeu muito com minha autoestima. Perdi minha liberdade de estar em lugares com sol (amo sol), ir a lugares com muitas pessoas por conta da imunidade.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Licia - Muitos efeitos. Foi difícil, mas busquei alternativas com medicamentos que amenizavam os sintomas e quando conseguia, fazia caminhada para mudar meu estado emocional. Fiquei muito cansada e enjoada. 
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Licia - Muito boa. pergunto tudo que preciso.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Licia - Nutricionista / Psicóloga / Ginecologista
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Licia -
    Fiz, desde o início escolhi fazer o acompanhamento.
     Mesmo conseguindo levar todo o processo de forma positiva e leve, sabia que ter apoio faria toda diferença. Mesmo hoje, após 7 meses da última radioterapia, continuo sendo acompanhada. Tudo muda na vida da gente e essas mudanças não são escolhas, são impostas pela doença. A velocidade que tudo acontece acaba sendo muito rápido e acompanhar se torna muito doloroso. Eu entendi que precisava saber se tudo que sentia era algo exclusivo meu ou se era de uma certa forma comum.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Licia - Hoje estou retomando minha vida pessoal e profissional. Nesse ano de 2023 faço duas cirurgias de reconstrução. A primeira foi a mastectomia, a segunda retirei o expansor da mama esquerda e fiz adenomastectomia na mama direita com colocação de prótese. No fim do ano finalizo a reconstrução das mamas e encerro todas as etapas do câncer de mama. Mesmo sabendo que serei acompanhada por toda vida, devido a mutação genética...tenho sede de viver. Como coach e mentora de mulheres, estou criando uma mentoria que vai ajudar mulheres que passaram pelo mesmo que eu passei...a reconstruir seu novo estilo de vida, com um olhar mais autentico e confiante. Estou feliz por ter conseguindo passar pelo processo sendo protagonista e não vítima.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Licia - Diminuí o ritmo do trabalho. Como sou autônoma e consigo trabalhar pelo meu computador, consegui organizar com os clientes minhas ausências e deu tudo certo, mas tive uma queda significativa nos meus ganhos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Licia - Sim! Auxílio doença. Foi negado e estou recorrendo na justiça.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Licia - Deixe suas emoções fluírem de você, é normal ter medo. Procure aceitar para que consiga ver as possibilidades de cura, tenha fé e confiança em Deus, busque uma rede de apoio, não se isole.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Licia - O câncer não espera, é preciso que os tratamentos sejam prioridade, assim como a reconstrução.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho