[Câncer de Mama] Carmem Rejane De Oliveira Leon

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Carmem - Meu nome é Carmem tenho 53 anos, sou dona de casa, casada, tenho 2 filhos, moro em Cachoeira do Sul - RS.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Carmem - Descobri assistindo televisão, toquei meu seio e senti o nódulo.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Carmem - Graças a Deus não, foi tudo muito rápido!
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Carmem -
    Fiquei sem chão, porque tenho vários casos de câncer na família, minha mãe morreu de câncer de mama, meu pai de câncer de pulmão, meu irmão com câncer de intestino, minha irmã também mama.
     
    Então  pensei na hora vou morrer também, foi bem difícil, chorei muito nos primeiros dias, mas fui muito acolhida por meus familiares, depois decidir passar por isso da melhor maneira e que eu tentaria ser cada vez mais leve!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Carmem - Ficar doente e sofrer e ver minha família sofrer.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Carmem - Já fiz cirurgia em outubro de 2022, depois 12 sessões de quimioterapia branca, fiz 18 sessões de radioterapia e faço herceptin de 21 em 21 dias e tomo Anastrozol.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Carmem - Pra mim foi a radioterapia, muito cansaço e queimadura mama.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Carmem - A quimioterapia foi bem de boa, sempre foi com exercício físico e cuido da minha alimentação, tomo muita água. O que me incomoda bastante são as dores nas articulações do Anastrozol.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Carmem - Maravilhosa, minha médica e uma excelente profissional e um ser humano incrível!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Carmem - Meu mastologista e cirurgião um profissional maravilhoso e com as enfermeiras e técnicas.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Carmem - Tentando voltar ao normal aos poucos me enxergando!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Carmem - Que somos muito mais forte do que pensamos e que todas as fases passam!!!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Carmem - Os exames deveriam ser mais rápidos, as filas menores e que todos tivessem acesso aos melhores tratamentos!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho