[Câncer de Mama] Valquiria Almeida Dos Santos

Aprendendo com Você
Valquiria Almeida dos Santos
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Valquiria - Meu nome é Valquiria, moro em São Paulo- SP. Tenho 52 anos e dois filhos, uma menina de 27 anos e um rapaz de 19 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Valquiria - Fui tomar banho e senti alguns caroços no seio direito.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Valquiria - Descobri o caroço em fevereiro/2022, entre marcar ginecologista, fazer exames e iniciar o tratamento foram 6 meses. Iniciei a quimioterapia em 11/08/2022.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Valquiria - É um misto de tristeza, desespero, revolta. É um turbilhão de coisas. Acredito que o que mais eu senti foi medo. Medo do tratamento, medo do abandono, rejeição, medo de deixar meus filhos.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Valquiria - Deixar meus filhos sozinhos. Sei que são adultos, mas não consegui deixar de sentir medo, da saudade que eu iria sentir deles quando me fosse, porque é assim que pensamos inicialmente, que é uma sentença de morte.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Valquiria - Terminei todo tratamento dia 12/06/2023. Foi um período muito difícil, o hospital foi maravilhoso, toda a equipe, o tratamento foi bem sucedido, mas o que eu tinha medo, acabou acontecendo; o abandono de parte da minha família. Foi muito difícil digerir e aceitar isso, foi cruel.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Valquiria - No meu caso, foi a cirurgia. Achei muito difícil. Suportei bem a quimioterapia e a radioterapia. 
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Valquiria - Efeito colateral muito pouco. Somente segui as orientações, tentei me alimentar o melhor possível, tomei muita água e segui em frente.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Valquiria - O IBCC, pra mim, foi o meu apoio. Minha oncologista, Dra. Fernanda é excelente.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Valquiria -
    Ainda não fiz, pretendo. A doença nos faz perceber quem sim e quem nunca. Lidar com isso não está sendo tão simples e pretendo procurar ajuda profissional. Entender e aceitar que cada um dá o que tem.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Valquiria - Juntando os pedaços psicológicos, emocionais, financeiros. Começando de novo.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Valquiria - Parei de trabalhar.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Valquiria - Sim. Bilhete único gratuito. Auxílio doença pelo INSS.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Valquiria - Procure seus direitos. Pegue laudos dos médicos, marque no INSS uma perícia, leve documentação. Procure os meios de transporte de sua cidade e busque seus direitos. Mesmo sendo pelo SUS o tratamento, você tem despesas, busque seus direitos. Se tiver família e amigos, aceite ajuda, se possível se cerque de pessoas boas. Tenha sua fé, acredite, ore e também confie na medicina.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Valquiria - Indicação de outros pacientes.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Valquiria - Eu acho vocês excelentes e só tenho a agradecer .
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Valquiria - Haver interesse em financiar estudos. Desburocratizar entrega de remédios, por incrível que pareça, não consegui nada pelo SUS, e conheço relatos de alguns pacientes que não conseguiram nem tomar alguns remédios.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho