[Câncer de Mama] Vania Eugênia Da Silva

Aprendendo com Você
Vania Eugênia da Silva
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Vania - Tenho 46 anos, sou Economista Doméstica com Doutorado. Atualmente sou servidora pública na Universidade Federal de Viçosa. Tenho dois filhos (25 e 15 anos). Casada, resido em Viçosa - Minas Gerais.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Vania - Descobri um nódulo de 2 cm na mama direita através do toque no banho.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Vania - Agendei a consulta com a ginecologista, que já solicitou mamografia e ultrassom das mamas e axilas. Com o resultado, foi solicitada a biópsia, confirmando a suspeita. Em seguida, a imuno-histoquímica para confirmar o tipo de câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Vania - Fiquei assustada, mas não desmoronei. O mais difícil foi quando iniciei o tratamento de quimioterapia. Todas as mudanças, os efeitos colaterais, me desestabilizaram, foi preciso viver um dia de cada vez.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Vania - A cura, como seria depois do tratamento. Como será essa nova vida. Medo de recidiva, metástase.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Vania - Fiz primeiro a quimioterapia, depois a cirurgia e ontem finalizei a radioterapia. Foram 12 meses de muitos exames, consultas, desafios, medos e aprendizados. A fé e paciência são fundamentais. Respeitar nossos limites, nosso corpo, nosso tempo é essencial para conseguirmos vencer cada etapa!
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Vania - A quimioterapia foi o tratamento mais desafiador, mas, a radioterapia também me desestabilizou. Imaginei que seria mais tranquila, não foi bem assim.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Vania - Enjoos na quimioterapia e na radioterapia também. - Infecção de pele - Alopecia - Prisão de ventre - Diarreia - Fadiga - Cansaço - Irritação profunda de garganta na radioterapia - Insônia - Ansiedade elevada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Vania - Uma relação muito satisfatória. Minha oncologista é extremamente competente. Muito alegre, otimista e de uma fé enorme.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Vania - Psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, mastologista. Para dar suporte à outras áreas para que o tratamento fosse bem sucedido.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Vania - Sim. Me ajudou a ver outros pontos de vista, principalmente quando a autoestima estava baixa, ou havia algum conflito na rede de apoio.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Vania - Diferente. Espero voltar ao trabalho em breve e ir fazendo os ajustes necessários para viver conforme for possível.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Vania - Estou afastada há 9 meses. Pretendo retornar no próximo mês.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Vania - Direito ao afastamento do trabalho e auxílio do plano de saúde.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Vania -  Não pense que é o fim, pois não é! Viva um dia de cada vez, com muita fé e paciência. Tudo vai se ajeitar. Há muita vida pela frente. Passem tempo com as pessoas que amam.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Vania - Mais investimentos em pesquisa, mais investimentos no SUS.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho