[Câncer de Mama] Vanusa De Almeida Abreu

Aprendendo com Você
Vanusa de Almeida Abreu
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Vanusa -
    Sou Vanusa, tenho 51 anos, atualmente não estou trabalhando.
    Tenho 3 filhos e 4 netas, sou separada do pai dos meus filhos, mas hoje tenho meu companheiro há 16 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Vanusa - Em abril de 2020 começou minha história. Comecei a sentir fortes dores na coluna e na perna esquerda, ia nos hospitais mas devido a pandemia não faziam exames, só passaram remédios e mais remédios, tratando como problemas no  nervo ciático.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Vanusa - Enfrentei uma longa espera por causa da pandemia, não estava fazendo exames de rotina. Só consegui fazer exames em setembro de 2020 após passar por um médico e explicar que eu vinha sentindo fortes dores desde abril, e que nenhum remédio passava. Já estava tomando tramadol na época. Ele se sensibilizou e me encaminhou para realizar ressonância e a mamografia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Vanusa - Eu não sabia nada sobre o câncer, somente que ele estava ligado com a morte. Então achei que tinha chego minha vez. Chorei muito. Agradeci a Deus por ter deixado eu ter criado e direcionado meus filhos, pois os três já eram casados e estavam bem.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Vanusa - Como falar para meus filhos e meu marido.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Vanusa - Fiz 16 sessões de quimioterapia, cirurgia e 30 sessões de radioterapia. Hoje faço acompanhamento a cada 3 mês e tomo Anastrozol.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Vanusa - Foi a cirurgia, operei as duas mamas e sou ligada no 220, tive algumas complicações. Meus pontos estouraram e infeccionaram. 
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Vanusa - Me senti enjoada, mas nada que me derrubou, e o corpo mole.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Vanusa - No começo tive medo, mas depois que ele me chamou para luta eu fui com tudo, e hoje eu não dou trabalho para ele 😉.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Vanusa - Mastologista, porque ele que fez a cirurgia. Um excelente médico.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Vanusa - Fiz acompanhamento sim. A importância de falarmos nossas angústia e pensamentos.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Vanusa - Hoje faço hidroginástica, estou desempregada e no tratamento engordei 20 kg e estou tentando perder, mas está difícil.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Vanusa - Estou desempregada.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Vanusa - Lute e não tenha medo, o câncer tem mais a nos ensinar do que nos maltratar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Vanusa - Meu mastologista indicou.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Vanusa - Vocês são ótimos, tirei muitas dúvidas e tiro até hoje.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Vanusa - Mais investimentos no SUS, muitas pessoas ainda morrem sem nem começar o tratamento. 
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho