[Câncer de Mama] Heloize Duarte

Aprendendo com Você
Heloize Duarte
  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Heloize - 36 anos, de São Paulo, mãe de Pet, casada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Heloize -

    Em 2023, enquanto tomava banho, notei o aparecimento de um nódulo grande na mama esquerda, de um dia para o outro. A partir daí, o nódulo foi aumentando a cada dia até que consegui realizar os exames necessários para confirmar o diagnóstico.

  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Heloize - O diagnóstico em si foi rápido o que demorou foi os exames solicitados pela ginecologista da UBS.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Heloize - Eu ainda estou com o mesmo sentimento de 2023, angustiada, com medo, mas com esperança de dias melhores!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Heloize -

    O que mais me assusta hoje é a quantidade de metástases que tenho e o medo de já estar com o corpo todo tomado pela doença.

    Infelizmente, o SUS não autoriza a realização do PET Scan, mesmo depois da confirmação de metástases em cinco lugares. Fico sem saber como realmente está meu corpo, e isso gera muita angústia.

  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Heloize -

    Iniciei o tratamento em fevereiro de 2024 com quimioterapia neoadjuvante: foram 4 sessões com quimioterápicos vermelhos e 12 com os brancos.

    Em seguida, passei por uma mastectomia radical à direita, com esvaziamento axilar. Depois, realizei 15 sessões de radioterapia.

    Agora, estou no quarto ciclo do tratamento com Xeloda.

  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Heloize - O tratamento mais difícil até agora foi com o Xeloda. Tive efeitos colaterais, incluindo anemia, e precisei realizar transfusões sanguíneas duas vezes para não atrasar o ciclo.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Heloize - Senti muitos efeitos colaterais so na fase atual do tratamento. O que me ajudou foi o domoeridona, água gelada, suco de frutas cítricas por causa da vitamina C.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Heloize - Ela é uma médica boa e empática e faz tudo que está em seu alcance para me ajudar, porém muita coisa não está nas mãos dela.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Heloize - Fiz duas sessões de fisioterapia por conta do esvaziamento axilar, mas parei por conta da metástase.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Heloize - Não, o hospital só tem um profissional que atende pelo SUS e a agenda dele é bem complicada. Seria sim muito importante ter alguém para que eu possa ser paciente.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Heloize - Bem bagunçada, cheia de medos e preocupações.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Heloize - Parei de trabalhar e não consigo emprego por causa do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Heloize -

    Tenho condução gratuita e estou recebendo auxílio-doença. Agora, vou atrás da autorização para a realização do PET Scan.

  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Heloize - Seja forte todos os dias, mas não fique bem sempre! Aceite ajuda de quem realmente quer te ajudar e seja resiliente com você e por você!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Heloize - Não travar exames que ajudam no diagnóstico ou no processo de tratamento.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!