[Câncer de Mama] Dagna.
Aprendendo com Você

- Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? idade, profissão, se tem filhos, casadoa, onde você mora... Dagna - Tenho 51 anos, sou manicure, casada. Tenho uma filha de 25 anos, moro em Votorantim, interior de São Paulo.
-
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais?
Dagna -
Dei uma relaxada, tinha feito o exame na pandemia, e em 2024 sempre dizia que precisava ir ao médico, mas nunca ia. Até que me olhei no espelho e percebi uma diferença na minha mama. Fui à ginecologista, que pediu uma mamografia e um ultrassom. Fiz primeiro o ultrassom e, depois de alguns dias, fiz a mamografia. O ultrassom deu BI-RADS 2 e a mamografia, BI-RADS 4. Fiquei nervosa e, no dia seguinte, fui ao UBS. Falei com o enfermeiro-chefe, que me disse que minha médica estava de férias, mas o ginecologista que estava lá iria ver o exame. O médico me disse que estava tudo certo com meu exame, pois o que valia era o ultrassom feito em outubro. A minha consulta com minha ginecologista seria em janeiro. Quando passei na consulta, ela me explicou que a mamografia é o exame mais preciso. Olhei nos olhos dela e falei: 'Doutora, pede uma biópsia, que eu pago'. No outro dia, já estava fazendo a biópsia. Dez dias depois, descobri que era um carcinoma ductal in situ grau 3.
- Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Dagna - Demorou uns meses, até a consulta com minha ginecologista
- Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Dagna - Eu abri o exame, na hora meu mundo caiu. Chorei por dias, depois fui aceitando.
- Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Dagna - Minha preocupação é uma recidiva, tenho muito medo.
- Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Dagna - Fiz cirurgia, dia 07 de março, ainda não sei qual será.
- Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Dagna - Por enquanto o pós operatório.
- Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Dagna - Dor.
- Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Dagna - Muito acolhedora.
- Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Dagna - Sim, quando descobri paguei uma mastologista.
- Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Dagna - Sim, faço em um grupo de apoio, é muito importante esse acompanhamento.
- Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Dagna - Estou bem, mas ansiosa para a próxima etapa.
- Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Dagna - Parei de trabalhar.
- Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Dagna - Nos primeiros dias é muito difícil, mas depois vai acalmando. Procure um grupo de apoio.
-
Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros!
Dagna -
Agilidade é fundamental quando há suspeita, porque, se a gente não pode pagar pela biópsia, o processo fica muito demorado.
- [Câncer de Colo do Útero] Lenita Cabral
- [Câncer de Colo do Útero] Tainá Soares Reis
- [Câncer de Mama] Heloize Duarte
- [Câncer de Mama Avançado] Alessandra Moreira
- [Câncer de Pulmão] Roseli Pinheiro
- [Câncer de Mama] Anna Paula Barreto
- [Câncer de Mama] Gleiciane Pereira
- [Câncer de Mama] Cris Aguiar
- [Câncer de Mama Avançado] Marta Luiza De Siqueira Martinez
- [Câncer de Mama] Viviane Ribeiro
- [Câncer de Mama Avançado] Ana Késia
- [Câncer de Mama] Heleninha
- [Câncer de Mama] Bete.
- [Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais] Fabio Moreira
- [Câncer de Mama] Conny.
- [Câncer de Mama] Carla Bueno
- [Câncer de Endométrio] Júlia Assunção
- [Câncer de Ovário] Ana.
- [Câncer de Colo do Útero] Carla Zogbi
- [Câncer de Mama Avançado] Celia.
- [Câncer de Mama Avançado] Annalu Gomez
- [Câncer de Mama Avançado] Karine Shiroma
- [Câncer Colorretal] Gabriela Santos
- [Câncer Colorretal] Dutra.
- [Câncer de Cabeça e Pescoço] Solertte Carlos Leli
- [Tumores Neuroendócrinos] Carla.
- [Câncer de Colo do Útero] Simone.
- [Câncer de Mama Avançado] Caroline Danin
- [Câncer de Mama] Barbara Pinto De Souza - Buca
- [Câncer de Mama] Mariana Prates De Sousa
- [Câncer de Mama] Amanda Lucindo
- [Câncer de Mama Avançado] Eliana Filgueiras Lima
- [Câncer de Mama Avançado] Regiane Nepoziano Shimonishi
- [Câncer de Mama] Tamires Moreira Silva
- [Câncer de Mama Avançado] Amanda Cristina França Costa
- [Leucemia Mieloide Aguda (LMA)] Rita Cassia Silva Cerqueira
- [Linfoma de Hodgkin] Kelly Arruda
- [Câncer de Mama] Juliana Fernandes De Lima
- [Câncer de Mama] Mariane Erica Souza De Carvalho
- [Câncer de Mama Avançado] Licia Ferraz
- [Câncer de Mama] Anisvalda Pereira De Sousa Xavier
- [Câncer de Mama] Letícia De Cisne Branco
- [Câncer de Mama] Adriana Martins
- [Câncer de Pulmão] Iane.
- [Câncer de Mama] Debora Tavares Da Costa
- [Câncer de Mama] Elen Aredes
- [Câncer de Mama] Vanusa De Almeida Abreu
- [Câncer de Mama] Vania Eugênia Da Silva
- [Câncer de Mama] Carmem Rejane De Oliveira Leon
- [Câncer de Mama] Maria Rubia Vicente Henrique
- [Câncer de Mama] Fernanda.
- [Câncer de Rim] Stefanny Luciane Pereira De Jesus
- [Câncer de Mama] Valquiria Almeida Dos Santos
- [Câncer Colorretal] Vanessa Cavalcante Miranda Beu
- [Câncer de Pâncreas] Alesandra De Faria Carminate
- [Câncer de Mama em Homens] Luiz Roberto Névoa
- [Câncer de Colo do Útero] Vanessa Rebelo
- [Câncer de Mama] Edivane Feliciana
- [Câncer de Ovário] Michele Barros Marques
- [Câncer de Mama] Viviane Potier
- [Câncer de Mama] Camila Dalla Pozza Pereira
- [Câncer de Próstata] Fábio Miranda
- [Câncer Colorretal] Solange Aparecida Neto
- [Câncer de Ovário] Kayene.
- [Câncer de Pâncreas] Luís Flávio Accioly Cavalcanti
- [Câncer de Mama] Claudia Lague
- [Câncer de Mama Avançado] Andreia C. L. Barbosa
- [Câncer de Endométrio] Silvia Helena Pinheiro
- [Câncer de Esôfago] G.J.A.M.
- [Câncer de Ovário] Celita Vieira Alves Barroso
- [Câncer de Colo do Útero] Érica.
- [Câncer de Mama] Adriana Bonfim Dos Santos
- [Câncer de Mama] Marcia Barriga
- [Câncer de Ovário] Patricia Santoro
- [Sarcoma de Partes Moles] Nara Raquel
- [Câncer de Olho] Michele Longatti
- [Câncer de Colo do Útero] Marielza Da Silva
- [Câncer de Mama Avançado] Daniela De Jesus Matos
- [Câncer de Mama] Ebilene Campos Dos Santos
- [Câncer de Mama] Silvia Vieira Da Silva
- [Câncer de Mama] Daniela Pereira Magalhaes
- [Osteossarcoma] Karine P Ferreira
- [Câncer de Rim] Keila Cristina Da Rocha De Moraes
- [Câncer de Mama] Raimunda Lisboa Da Silva
- [Câncer de Tireoide] Aline De Araujo Ramos Da Rocha
- [Câncer de Próstata] Mildo Dibiazi
- [Câncer de Mama] Janete Assis Rocha
- [Câncer de Mama] Camila F. L. Almeida
- [Câncer de Mama] Vânia
- [Câncer de Ovário] Karine Ferreira
- [Câncer de Estômago] Rubia Eirado Souza Armede
- [Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST)] Joseane
- [Câncer de Colo do Útero] Caroline Tomaz Da Silva
- [Câncer de Mama] Natasha Sequini
- [Câncer de Testículo] Matheus Bernardes
- [Câncer de Mama] Grazi
- [Câncer de Mama] Bel Costa
- [Câncer Colorretal] Claudia Regina Carlos Evaldt
- [Câncer de Mama Avançado] Fabiana
- [Cânceres Raros] Rogerio