[Câncer de Mama] Vera Lucia

Aprendendo com Você
Vera Lucia
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Vera - Sou Vera Lúcia. Tenho 37 anos, sou casada, tenho uma filha de 2 anos. Moro em SP e sou contadora.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Vera - Ah, que situação difícil!!! Deus por misericórdia me revelou... Isso mesmo, Deus. Um dia dormindo tive um sonho que estava com câncer, acordei muito assustada e comentei com minha mãe. Procurei um médico urgente e a mesma nem queria pedir a mamografia, mas insisti contei as historias da minha família e algumas dores que sentia no período pré-menstrual. Fiz a mamografia que já mostrou um Birad's 4 e, em seguida a biópsia, com o  resultado "carcinoma".
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Vera - Sempre tive algumas dores no seio quando estava perto do meu período menstrual. Entretanto, em todos os exames os médicos diziam que era normal (displasia). Tive minha filha, não amamentei e meu seio permanecia muito sensível, sempre com dor.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Vera - Ainda estou em fechamento de diagnóstico! Tenho médico nas próximas semanas, mas o mais difícil é consultar vários médicos e cada um dar um parecer diferente. Isso nos faz sentir insegurança...
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Vera - Péssima. Sem chão... Pensei que iria morrer e senti vontade de sair correndo na rua gritando.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Vera - Deixar minha filha órfã.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Vera - Ainda não. Vou passar no médico na próxima semana e estou apreensiva, ansiosa. Mas com muita fé que, com Deus, vou vencer o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Vera - Ainda não posso comentar, pois não comecei.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Vera - Estou buscando ajuda de psicólogos, psiquiatrias, nutricionista e personal trainer on-line.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Vera - Fiz na adolescência. Tralhei em um projeto social do governo do estado aonde fiz também e agora vou iniciar as consultas com o psicologo em Out/19. O psiquiatria já iniciei... Acho muito importante essa ajuda para administrar minhas emoções.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Vera - Mudou muito. Estou correndo contra o tempo para ter uma vida mais saudável, com mais qualidade. Aprendi a viver cada momento com mais intensidade, mas minha vida ainda está meio confusa... É uma mistura de sentimentos, vontade de viver e com medo do pior. Mas também estou com esperanças...
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Vera - Trabalho e agora com mais foco.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Vera - Estou buscando. Tenho alguns contatos com advogados que estão me orientando.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Vera - Primeiro colocar meu blog no ar. Sempre tive o sonho de ser palestrante, mas nunca imaginei que seria neste tema que estou vivendo. Mesmo assim vou em busca de ajudar outras pessoas nesta situação. Quero ser o exemplo de superação, este é um dos meus projetos. Ainda me sinto perdida em como iniciar tudo isso mas sigo buscando, pesquisando...
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Vera - Primeiro chore! Chore muito, desabafe e depois pare e pense em Deus. Busque focar e ter como exemplo pessoas que superaram esta doença e lute todo dia com muita fé.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Vera - Através da indicação do Blog Mão na Mama.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Vera - Por enquanto não, pois estou conhecendo ainda.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Vera - Todo mundo ter o mesmo direito de ter atendimento rápido e com qualidade. A demora dos exames e das consultas fazem com que todo doente tenha um dia a menos para lutar.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho