[Câncer de Mama] Léia Moraes

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Léia - Tenho 48 anos, trabalho no setor financeiro de uma construtora, tenho um filho de 18 anos, sou separada há 16 anos e moro na cidade de São José, SC.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Léia - Descobri que estava com câncer em uma consulta de rotina ao ginecologista, coletou preventivo e fez exame de toque na mama. A médica achou um carocinho e me pediu ultrassonografia e mamografia, depois fui para uma mastologista que solicitou biópsia e assim foi descoberto inesperadamente.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Léia - Não senti nenhum sinal e nem sintomas, pois o nódulo ainda é pequeno.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Léia - Dificuldades apenas psicológicas, medo, ansiedade e uma grande expectativa do que estava por vir: uma mudança de vida inesperada.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Léia - O chão se abriu, era a certeza de um diagnóstico, algo novo e inesperado. Congelei por alguns minutos digerindo o resultado. Logo depois pensei "ok, tenho câncer, quais são os próximos passos? Quero começar hoje minha nova vida de luta contra o câncer.". Levantei e comecei a agir!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Léia - Minha maior preocupação foi financeira, pois no momento sou autônoma e sem trabalho não tem dinheiro. Mantenho casa e filho sozinha e isso me deixou meio em pânico, mas depois descobri que tenho direito a perícia, pois ainda não faz 12 meses que estou sem a carteira assinada.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Léia - Ainda estou na fase de fazer exames pré-cirúrgicos, consultas médicas e na preparação psicológica. Ainda faltam 30 dias para a minha cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Léia - Ainda não iniciei os processos mais difíceis.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Léia - Ótima, a médica que está me acompanhando me passou segurança e conforto.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Léia - Procurei o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC) e fiz uma cirurgia espiritual. Foi excelente, está me mantendo em equilíbrio.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Léia - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Léia - Por incrível que pareça, desde o dia que eu soube do diagnóstico até hoje, foram os melhores dias da minha vida! Estou vivendo cada momento com muita intensidade, curtindo muito minha família, meus amigos, meu trabalho, minha casa, enfim... O início de uma nova vida!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Léia - Ainda estou trabalhando, vou parar uns 15 dias antes da cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Léia - Sim, saquei o FGTS e agendei a perícia com INSS para essa semana.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Léia - Meus projetos para o futuro? Vive, viver e viver, ser feliz e fazer outros felizes!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Léia - Recomeçar a vida, rever as oportunidades que deixamos passar, pensar positivo, parar de reclamar, cumprir todo o tratamento, direcionar seus pensamentos para a CURA.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Léia - Pesquisando sobre meu novo diagnóstico, cheguei ao Oncoguia e adorei o site, além de ter todas as informações que precisamos ainda é um site bem humanizado. Adorei.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Léia - Sugiro uma maior divulgação do site Oncoguia, achei tão maravilhoso que eu queria que o mundo todo o conhecesse.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Léia - Mais centros de tratamento voltados ao câncer, mais leitos, facilitar o acesso à grande massa da população mais carente.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho