[Câncer de Mama] Adriana
Aprendendo com Você
- Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Adriana - Tenho 48 anos, sou casada, tenho 3 filhos, moro no Mato Grosso do Sul.
- Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Adriana - Descobri que estava com câncer pelo ultrassom de mama.
- Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Adriana - Não tinha nenhum sinal de câncer, nem mesmo nódulo palpável.
- Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Adriana - Não tive dificuldades, na 1ª biópsia já veio que era câncer.
- Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Adriana - Quando recebi o diagnóstico não queria acreditar, tinha esperança que estivesse errado. Quando a ficha caiu pensei muito nos meus filhos, e senti que naquele momento eu não poderia morrer. Daí pedi muito para Deus a cura.
- Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Adriana - Pensei nos meus filhos e tive muito medo de metástase.
- Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Adriana - Fiz mastectomia com reconstrução imediata, não precisei fazer quimioterapia nem radioterapia e atualmente tomo Tamoxifeno. Agradeço a Deus por abrir o meu caminho para a cura.
- Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Adriana - Acredito que seja a quimioterapia, pelos efeitos colaterais. Mas também o tratamento da mágoa e do medo de sofrer e morrer.
- Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Adriana - Faz pouco tempo que iniciei o Tamoxifeno (1 semana), então não tive efeitos colaterais. Pedi muito pra Deus e sempre que tomo o comprimido, peço a Deus que abençoe e através dele me mantenha saudável.
- Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Adriana - Meu oncologista foi claro, humano e profissional. Foi excelente.
- Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Adriana - Sim, mastologista e plástico. Todos foram maravilhosos.
- Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Adriana - Sim, faço terapia com psicólogo. Me sinto mais forte para lutar pela vida e agradecer por tudo que está dando certo.
- Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Adriana - Por enquanto ainda não estou trabalhando pela mastectomia, mas me sinto muito bem. As vezes fico triste em lembrar do que aconteceu, mas me alegro por estar curada. Quero que todas as mulheres com câncer tenham força de lutar pela vida, pois sei que não deve ser muito fácil.
- Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Adriana - Ainda não trabalho, mas vou continuar no mesmo ritmo.
- Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Adriana - Sou autônoma, então acho que não tenho muitos direitos. Mas vou voltar a trabalhar, pois estou muito bem.
- Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Adriana - Amar e demonstrar amor pela minha família, lutar pela saúde e viver de uma forma mais feliz possível.
- Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Adriana - Encare como se fosse atravessar uma ponte sozinha numa tempestade muito forte. As vezes o vento forte e a chuva te derruba, mas você tem que levantar e continuar caminhando, senão não conseguirá chegar ao final da ponte. Depois que atravessar olhará para traz e descobrirá o quanto somos forte. Deus está sempre junto, é só chamar por Ele.
- Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Adriana - Internet.
- Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Adriana - Que todos os dias passassem mensagens de otimismo à todos os paciente, pois a solidão é muito grande. Por mais que tenham amigos e familiares, a dor é só nossa.
- Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Adriana - Somos todos filhos do mesmo Pai, não deve haver diferença no acesso aos tratamentos.
- [Câncer de Mama] Dagna.
- [Câncer de Colo do Útero] Lenita Cabral
- [Câncer de Colo do Útero] Tainá Soares Reis
- [Câncer de Mama] Heloize Duarte
- [Câncer de Mama Avançado] Alessandra Moreira
- [Câncer de Pulmão] Roseli Pinheiro
- [Câncer de Mama] Anna Paula Barreto
- [Câncer de Mama] Gleiciane Pereira
- [Câncer de Mama] Cris Aguiar
- [Câncer de Mama Avançado] Marta Luiza De Siqueira Martinez
- [Câncer de Mama] Viviane Ribeiro
- [Câncer de Mama Avançado] Ana Késia
- [Câncer de Mama] Heleninha
- [Câncer de Mama] Bete.
- [Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais] Fabio Moreira
- [Câncer de Mama] Conny.
- [Câncer de Mama] Carla Bueno
- [Câncer de Endométrio] Júlia Assunção
- [Câncer de Ovário] Ana.
- [Câncer de Colo do Útero] Carla Zogbi
- [Câncer de Mama Avançado] Celia.
- [Câncer de Mama Avançado] Annalu Gomez
- [Câncer de Mama Avançado] Karine Shiroma
- [Câncer Colorretal] Gabriela Santos
- [Câncer Colorretal] Dutra.
- [Câncer de Cabeça e Pescoço] Solertte Carlos Leli
- [Tumores Neuroendócrinos] Carla.
- [Câncer de Colo do Útero] Simone.
- [Câncer de Mama Avançado] Caroline Danin
- [Câncer de Mama] Barbara Pinto De Souza - Buca
- [Câncer de Mama] Mariana Prates De Sousa
- [Câncer de Mama] Amanda Lucindo
- [Câncer de Mama Avançado] Eliana Filgueiras Lima
- [Câncer de Mama Avançado] Regiane Nepoziano Shimonishi
- [Câncer de Mama] Tamires Moreira Silva
- [Câncer de Mama Avançado] Amanda Cristina França Costa
- [Leucemia Mieloide Aguda (LMA)] Rita Cassia Silva Cerqueira
- [Linfoma de Hodgkin] Kelly Arruda
- [Câncer de Mama] Juliana Fernandes De Lima
- [Câncer de Mama] Mariane Erica Souza De Carvalho
- [Câncer de Mama Avançado] Licia Ferraz
- [Câncer de Mama] Anisvalda Pereira De Sousa Xavier
- [Câncer de Mama] Letícia De Cisne Branco
- [Câncer de Mama] Adriana Martins
- [Câncer de Pulmão] Iane.
- [Câncer de Mama] Debora Tavares Da Costa
- [Câncer de Mama] Elen Aredes
- [Câncer de Mama] Vanusa De Almeida Abreu
- [Câncer de Mama] Vania Eugênia Da Silva
- [Câncer de Mama] Carmem Rejane De Oliveira Leon
- [Câncer de Mama] Maria Rubia Vicente Henrique
- [Câncer de Mama] Fernanda.
- [Câncer de Rim] Stefanny Luciane Pereira De Jesus
- [Câncer de Mama] Valquiria Almeida Dos Santos
- [Câncer Colorretal] Vanessa Cavalcante Miranda Beu
- [Câncer de Pâncreas] Alesandra De Faria Carminate
- [Câncer de Mama em Homens] Luiz Roberto Névoa
- [Câncer de Colo do Útero] Vanessa Rebelo
- [Câncer de Mama] Edivane Feliciana
- [Câncer de Ovário] Michele Barros Marques
- [Câncer de Mama] Viviane Potier
- [Câncer de Mama] Camila Dalla Pozza Pereira
- [Câncer de Próstata] Fábio Miranda
- [Câncer Colorretal] Solange Aparecida Neto
- [Câncer de Ovário] Kayene.
- [Câncer de Pâncreas] Luís Flávio Accioly Cavalcanti
- [Câncer de Mama] Claudia Lague
- [Câncer de Mama Avançado] Andreia C. L. Barbosa
- [Câncer de Endométrio] Silvia Helena Pinheiro
- [Câncer de Esôfago] G.J.A.M.
- [Câncer de Ovário] Celita Vieira Alves Barroso
- [Câncer de Colo do Útero] Érica.
- [Câncer de Mama] Adriana Bonfim Dos Santos
- [Câncer de Mama] Marcia Barriga
- [Câncer de Ovário] Patricia Santoro
- [Sarcoma de Partes Moles] Nara Raquel
- [Câncer de Olho] Michele Longatti
- [Câncer de Colo do Útero] Marielza Da Silva
- [Câncer de Mama Avançado] Daniela De Jesus Matos
- [Câncer de Mama] Ebilene Campos Dos Santos
- [Câncer de Mama] Silvia Vieira Da Silva
- [Câncer de Mama] Daniela Pereira Magalhaes
- [Osteossarcoma] Karine P Ferreira
- [Câncer de Rim] Keila Cristina Da Rocha De Moraes
- [Câncer de Mama] Raimunda Lisboa Da Silva
- [Câncer de Tireoide] Aline De Araujo Ramos Da Rocha
- [Câncer de Próstata] Mildo Dibiazi
- [Câncer de Mama] Janete Assis Rocha
- [Câncer de Mama] Camila F. L. Almeida
- [Câncer de Mama] Vânia
- [Câncer de Ovário] Karine Ferreira
- [Câncer de Estômago] Rubia Eirado Souza Armede
- [Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST)] Joseane
- [Câncer de Colo do Útero] Caroline Tomaz Da Silva
- [Câncer de Mama] Natasha Sequini
- [Câncer de Testículo] Matheus Bernardes
- [Câncer de Mama] Grazi
- [Câncer de Mama] Bel Costa
- [Câncer Colorretal] Claudia Regina Carlos Evaldt
- [Câncer de Mama Avançado] Fabiana