[Câncer de Mama] Thathianna

Aprendendo com Você
Thathianna
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Thathianna - Sou casada, tenho uma filha de 18 anos, moro em Niterói. Trabalho numa empresa daqui mesmo que vende e presta assistência técnica para equipamentos odontológicos. Sou gerente lá. Estou afastada desde junho, quando tive o diagnóstico do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Thathianna - Possuo próteses de mama desde 2005 e, em janeiro de 2017, senti umas "deformações” na mama direita e achei que fossem da prótese. Somente em junho, após minha cadela me "derrubar” e eu bater com ao seio num armário, ele ficou inchado e dolorido e eu procurei uma mastologista. Fiz exames e então tive o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Thathianna - Até a queda não! Somente identifique o pequeno carolíngio.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Thathianna - Nenhuma! Foi tudo muito rápido e eficiente! Apenas a biópsia não apresenta resultado conclusivo até hoje... Todas as amostras estavam muito necrosadas e o Her2 continua inconclusivo..
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Thathianna - Fiquei muito tranquila e confiante desde o primeiro segundo. Não me abalei em momento algum. Não pensei em nada negativo. Comecei imediatamente a fazer o que tinha que ser feito e desde então sigo desta forma. Nunca me ocorreu nenhum sentimento negativo ou preocupação. Sou uma pessoa muito positiva e sem maiores demagogias.. Não me vitimizo e não sofri. Apenas confio e vou!!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Thathianna - Ser pro ativa, forte, prática e resiliente. Penso que parar pra sofrer me faria perder tempo e saúde! Era hora de agir!! Não de me deixar abater!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Thathianna - Comecei, faço pelo INCA. Fiz todo ciclo de químio vermelha. Agora estou na branca. Serão 4 sessões e já fiz 2 e devo fazer a terceira na próxima semana. Talvez eu não dinamiza as 4 e faça logo a cirurgia. Já que o FISH não se mostrou conclusivo. Será necessário tirar a peça antes que o tumor "suma”... Então, a cada dia há uma expectativa quanto ao próximo passo. Estive no INCA ontem, dia 18/12 e agora vou de novo 26/12 para marcar a próxima químio.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Thathianna - Nenhuma fase até agora. Não tive nenhum efeito colateral. Não passei mal. Nada mesmo! Então, não achei nada tão ruim quanto poderia ter sido.. vejo relatos de coisas que não conheci e não vivi. Sou uma pessoa de muita sorte! Pois até aqui nada, nada foi difícil!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Thathianna - Absolutamente nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Thathianna - A melhor possível! Meu onco é o cara mais incrível que conheci na edições!!!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Thathianna - Todos incríveis! O INCA parece escolher a dedo! Todos muito competentes e atenciosos!!
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Thathianna - Não faço.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Thathianna - Exatamente como era! Só que com mais compromissos médicos! No mais, todos os dias são iguais!!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Thathianna - Estou licenciada!
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Thathianna - Ainda não! Mas há nuances que preciso ver ainda.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Thathianna - Estar citada e seguir a vida sendo feliz!!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Thathianna - Seja firme. Seja feliz. Confie nos médicos que cuidam de você. A vida é fantástica e a medicina idem! Vá em frente!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Thathianna - Pesquisando assuntos no Google!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Thathianna - Não!!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Thathianna - Sejam mais humana e olhem além dos seus próprios interesses! A saúde no Brasil está um caos e a população precisa ter acesso a uma realidade que a medicina possui e o governo não viabiliza!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho