[Câncer de Mama] Sueli Gonçalves Pinheiro

Aprendendo com Você
Sueli Gonçalves Pinheiro
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Sueli - Tenho 40 anos, sou coordenadora pedagógica e especialista em educação especial e inclusão. Divorciada, tenho uma filha de 13 anos. Moro em Salvador, Bahia.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Sueli - Fazendo o autoexame durante o banho, após exames recebi o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Sueli - Notei sensação de fadiga extrema na época, pensei que fosse por conta do estresse do trabalho e também tive uma queda muito rápida de 14 quilos, que achei que fosse também por conta de reeducação alimentar e atividade física.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Sueli - A espera pelos resultados que não tem como ser evitada e a "burocracia" de alguns protocolos documentais.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Sueli - Por incrível que pareça me senti preparada,quando o mastologista me deu o diagnóstico ,já tinha pesquisado algumas informações que constavam nos resultados sobre o tipo de carcinoma que apresentei. Meu choque foi ao sentir o nódulo no momento do auto exame,não sei explicar mas tinha certeza naquele momento que estava com câncer. Minha fé em Deus e a doutrina espírita me trouxe o equilíbrio necessário. Perdoem-me mencionar questões religiosas Independente de qual seja a opção religiosa é importante que não percamos a fé.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Sueli - O Triplo negativo é um carcinoma raro, agressivo, não há medicação pós tratamento, pouco a medicina conhece e as chances de recidiva são grandes. Resumindo: Vou viver? Até quando?
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Sueli - Sim. Fiz quadrantectomia, uma cirurgia conservadora em 31/03/2015. ( Estadiamento: T2 N0 M0 G3/ EST: II A). Fiz tratamento com quimioterapia de 14/05 até 25/09/2015.Sendo que tomei TAXOL semanal x 12 semanas (QT Adjuvante PACLITAXELX 12 AC X 4) e AC 4 doses densas a CADA 15 DIAS e recebi as aplicações do Granulokine por cinco dias depois depois de cada sessão com AC e finalmente em 24/10 até 04/12/2015 fiz a radioterapia adjuvante. Estou atualmente realizando exames de controle a cada 3 meses. Adotei uma tática diferente passei a comemorar cada etapa como uma a menos,mal saí da primeira sessão de quimio, agradecia a Deus e me focava na próxima sessão quando dei por mim,já estava no ultimo dia do tratamento. Mas confesso que vivi dias difíceis no ponto de vista emocional e no tocante aos efeitos colaterais da quimio, é aquela sensação de caminhar no inferno e estar aos mesmo tempo deitada nas mãos de Deus.rn
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Sueli - A quimioterapia ,por conta dos efeitos colaterais. Sem mencionar a perda de cabelos,não é nada fácil, principalmente quando se é vaidosa. Pelo fato de não optar pelo cateter, e ter veias de difícil acesso,sofri bastante nas ultimas sessões de quimioterapia pois estavam finas demais.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Sueli - Durante a quimioterapia o uso taxol me trouxe alguns momentos de Artralgia, unhas,inclusive perdi as minhas unhas( mãos e dedos polegares dos pés) meses depois,elas escureceram e descolaram da carne que estava muito inchada e extremamente dolorida,lembro-me que para aliviar as dores,precisei arrancar as unhas. Tive a queda dos cabelos, mialgia, incômodo no canal da uretra,náuseas, momentos de falta de apetite, pontadas nos ouvidos,raros momentos de cefaleia, uma euforia e eletricidade aparentemente inexplicáveis um dia após cada sessão e depois fadiga por dois dias, alterações do sono, humor, paladar. Com o AC senti muitaaaaaaa nauseaaaaaaaaaaa, meu Deus só de lembrar sinto enjoo,alteração no paladar, falta de apetite e pequenos quadros de mucosite. Busquei fonte alternativas dentro da atividade física o que me auxiliou a manter dentro do possível a boa disposição para o tratamento, Apesar dos médicos serem contra a atividade física em academia,me arrisquei e não deixei de praticar a musculação e caminhadas na esteira,lógico que com séries e cargas bem reduzidas, tenho a sorte de frequentar uma academia em frente a minha casa, daí optei por horários em que o ambiente estava vazio evitando o contato com outras pessoas, mas não recomendam que façam isso sem o acompanhamento de um profissional qualificado. No meu caso os médicos estavam cientes e eu tinha o respeito e noção dos meus limites. Além disso busquei a alimentação natural como forma de tratamento complementar,livros como ANTICÂNCER do Dr. David Servan- Shereiber e A DIETA DO FUTURO do Dr. Hiromi Shinya são minhas referencias, além de artigos que pesquisava e discutia com a minha nutricionista e das suas orientações. Utilizei muitooooo chá de Salsa (Petrosolium sativum) por ser higienizador dos rins, couve por ser desintoxicante do corpo e anti inflamatório, água de coco, água e suco de melancia, acreditem ameniza e muito os efeitos da quimioterapia. Assim que chegava em casa depois da quimio, tinha esses itens a minha espera. Para aliviar os terríveis enjoos do AC fiz cubinhos de gelo com suco de couve ou espinafre ou brócolis + cenoura e maracujá,como não conseguia comer deixava os cubinhos dissolvendo na boca. Pipoca feita na pipoqueira elétrica me ajudou muito também por não ter cheiro, além de outras dicas. Outro detalhe, procurei me resguardar ao máximo, nada de festas, lugares fechados e grandes circulação de pessoas,sempre que precisava ir ao shopping ia assim que abria,fazia minhas compras e retornava pra casa,limitei a visita dos amigos em casa também como forma de me proteger mais de viroses. Durante a radioterapia usei muitas compressas de chá gelado na região tratada e mantive o corpo hidratado, ajudou muito.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Sueli - De extrema confiança e respeito.Tive e continuo tendo a sorte de ser acompanhada pela Dra. Gildete Sales Lessa, oncologista e responsável técnica do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia)além de ser maravilhosa enquanto pessoa, é uma profissional respeitadíssima e está entre os nomes mais importantes da oncologia brasileira e pelo Dr. Bruno Mendonça Potássio médico assistente oncologista também do NOB, excelente enquanto profissional e pessoa. Sempre fui bisbilhoteira,de ficar investigando,pesquisando informações sobre a minha patologia de forma que minha relação com eles foi muito baseada na verdade, visto que eu mesma que precisava tomar tomar as providencias durante o tratamento e que acima de tudo queria saber exatamente tudo que acontecia com meu corpo, se eu não me ajudasse,ninguém faria por mim. Segui exatamente todas as orientações que me instruíram, tirava minhas dúvidas e acima de tudo confio nesses profissionais.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Sueli - Sim, além de toda a equipe técnica do NOB( sede Lauro de Freitas-BA)que incluíam enfermeiras,nutricionista,psicóloga, fui e sou acompanhada pelo mastologista Dr.Marco Antônio Barbosa( Núcleo da Mama- Salvador -BA) também uma forte referência na área e pessoa fantástica. Dr.Evandro Ubiratan de Souza Filho,(Delfim - Salvador - BA) radioterapeuta e formidável enquanto pessoa. Recorri também a geneticista Maria Betânia Pereira Toralles( DNA laboratório Salvador -Bahia ou Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular-LABUMINO na UFBA-Universidade Federal da Bahia) uma excelência na área e pessoa incrível. Mantenho também a mesma equipe para exames laboratoriais,(LABACHECAP- sede Dorival Caymmi/ Salvador - BA) porque além do atendimento de toda a equipe ser espetacular,os profissionais já conheciam meu histórico e eram muito pacientes ao lidar com minhas veias de difícil acesso. Faço questão de mencionar nomes e localizações pela importância de reconhecermos um belo trabalho, esses profissionais foram fundamentais para a minha recuperação e bem estar. Então fica uma dica para os que estão começando o tratamento, se houver chance busquem profissionais que além de serem excelentes no que se propõem a fazer ,sejam pacientes e amorosos enquanto pessoas.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Sueli - Cheguei a ir a uma sessão no início,auxilia demais o paciente. No meu caso, o carinho dos amigos,a minha fé em Deus,os ensinamentos da minha doutrina religiosa, o meu amor a mim mesma não me deixaram abater tanto emocionalmente,embora passei pelo término de um casamento de 15 anos exatamente no mesmo período do tratamento. Tive todo o suporte financeiro e material do meu ex companheiro mas ele não soube lidar com a doença,não tiro a razão dele,ninguém vem com fórmula pronta mas faltou-me o amor que esperava que ele pudesse me dar quando mais precisei e quando a gente em primeiro lugar se ama e passa por um câncer, a gente não aceita viver infeliz ,porque a própria doença se encarrega disso. Dizem que quando o câncer não nos vence, nos embeleza, depende se queremos lutar ou não. Então pensando em mim, minha filha e em minha mãe busquei com todas as minhas forças ficar bem, não foi fácil confesso, mas procurei ficar bonita para mim,usei e abusei das perucas, lenços ,do meu sorriso, da alimentação natural e atividade física e rapidinho encontrei alguém para me fazer feliz também. As pessoas afirmam que estou mais bonita e leve.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Sueli - Voltei a trabalhar. Estou mais paciente do que já era, com um desejo enorme e urgente de ser feliz hoje,não deixo nada pra amanhã, afinal não sei como irei acordar kkkkkk Passei a olhar a vida com outros olhos,desacelerei. Hoje pode chover pedra , faço apenas o que me cabe fazer HOJE,amanhã será um outro dia. Passei a cuidar mais de mim, da minha saúde, me presenteio com pequenos mimos e não aceito mais estar perto de pessoas negativas, que ninguém ou nada me trave o riso. Intensifiquei meu auxilio às pessoas que passam por problemas emocionais visto que já fazia antes, agora tenho focado minha atenção as pessoas que passam pelo tratamento ou possuem um ente próximo nessa situação. Como faço para ajudá-las? Conversando,elevando a autoestima dessas pessoas. Milhares de pessoas fomentam em algum lugar por uma palavra amiga que as ilumine.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Sueli - Parei de trabalhar durante o tratamento, mas já retornei.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Sueli - Não precisei.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Sueli - VIVER INTENSAMENTE um dia de cada vez! Pois do futuro, não tenho certeza alguma,somente Deus que em sua infinita bondade e sabedoria sempre sabe o que é melhor para nós. Gostaria de trabalhar mais, compartilhando a minha história e podendo auxiliar mais pessoas.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Sueli - 1 - Não perca a confiança em Deus, jamais. Não se desespere por estar passando por isso,foi necessário para o seu aprendizado e evolução. Algo maior e melhor lhe espera lá na frente. 2- Corra com os exames, quanto mais rápido iniciar o tratamento,maiores serão suas chances de recuperação e cura. Se tiver chance, volto a repetir, busque profissionais que além de serem excelentes em suas áreas, sejam humanos e amorosos. Tenha uma relação de confiança e respeito com seus médicos, eles são devidamente capacitados e sabem o que é melhor para você. Evite trocar de equipe médica ao menos, se julgar necessário. rn3- Se mantenha informado sobre tudo que acontece com você. Pesquise, busque alternativas, questione. 4- Procure se amar mais do que tudo, se não receber o amor de quem você espera, esteja atento aos sinais, Deus se encarregará que lhe oferecer esse amor através de outras formas ou pessoas. 5- Foca na reeducação alimentar,abolindo o que pode ser prejudicial ao seu organismo, muitaaaa água, chá de salsa, melancia, água de côco para eliminar parte dos restos quimioterápicos,amenizar os efeitos da quimioterapia e desintoxicar mais rápido o seu organismo. 6- Se dedique a uma terapia como dança, pintura, exercícios de relaxamento,yoga, música, costura enfim algo que seja prazeroso para vc. Ajuda a preencher o tempo e alivia as tensões. 7- Se for necessário peça ao familiar que está acompanhando de perto o seu processo que também procure um apoio psicológico e lembre-se eles também não sabem como lidar com o câncer.rn8- Trabalhe o seu emocional,a cura está na sua mente então busque forças. 8- Se der malhe, caminhe, dance, transpire. Além de liberar a endorfina que é uma substância natural (neuro-hormônio) produzida pelo cérebro (glândula hipófise) que promove a sensação de bem estar, lhe deixará mais fortalecido durante o tratamento . 9- Não se afaste do seu animal de estimação,ao menos se for necessário. Os animais além de transmitirem os sentimentos de segurança e afeto,produzem ao paciente um efeito calmante e antidepressivo além de ajudarem a manter o astral elevado de toda a família. 10- Se vai perder os cabelos, capriche nos lenços, maquiagem e perucas. Se não tiver condições de comprar perucas naturais ,tem perucas sintéticas que são lindas. Capriche nos cuidados com a pele, não descuide do seu visual, (escolha tons claros e alegres para o ambiente e seu vestuário). Turbine seu organismo de sucos nutritivos e saiba que os cabelos depois nascem lindos e completamente fortalecidos. 11- Faca o que lhe dá prazer. Busque tudo que lhe faça dar risada,é serio! É possível rir estando com câncer? SIM ! E AUMENTA A IMUNIDADE VIU! Não aceite mais que ninguém, nem nada escureça a sua aura,nem trave seu sorriso. 12- Não culpe ninguém por não conseguir corresponder as suas expectativas durante o tratamento, somos imperfeitos buscando a evolução. Não se preocupe sempre haverá alguém para lhe levar uma palavra amiga, amor ,carinho. 13-Faça uma auto reflexão sobre a sua vida,quem era vc antes? O que o câncer quer me mostrar? O que de ruim preciso eliminar da minha vida? Quais são os pontos que preciso evoluir? Posso usar a minha dor para ajudar outras pessoas? Acredite quando aprendemos a lição,nos tornamos pessoas melhores, costumo dizer que passamos pela METAMORFOSE. 14- FINALMENTE não esqueça: DEUS não nos desampara NUNCA, portanto faça a sua parte SE CUIDE, SE AME.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Sueli - Através de rede social.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Sueli - Não sei se já criaram, mas com base nos relatos publicados mais as orientações oferecidas por vocês, poderiam criar um manual com todas essas informações, acredito que iria auxiliar e muito as pessoas que passam pelo tratamento.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Sueli - Que investimentos não sejam desviados e sim realmente destinados as pesquisas na área de Oncologia Brasileira e ao Sistema de Saúde Público (SUS). Tenham um mínimo de respeito para com o sofrimento dos que precisam de um tratamento,lembrem-se que eles também pagam os seus salários. O CÂNCER não escolhe classe social, família,raça ou religião. Portanto não deixem para pensar nisso quando o problema se instalar à sua porta. O dinheiro poderá até proporcionar-lhes condições dignas de tratamento o que por lei deveria ser destinado a todos, mas poderá não lhe trazer as respostas necessárias para os tratamentos de seus entes queridos, por justamente engavetarem ou não investirem em projetos relacionados ao tratamento e cura do câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho