[Câncer de Mama] Fernanda Defourny Martins

Aprendendo com Você
Fernanda Defourny Martins
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Fernanda - Tenho 34 anos, minha profissão é: mãe, casada de São Paulo, SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Fernanda - Quando tirei o sutiã e senti uma dor forte na lateral do seio esquerdo. Já senti que era sério. Mas o diagnóstico definitivo veio dia 27/04/2015.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Fernanda - Sim, além do caroço muita dor. Dizem que câncer não dói, o meu era mutante então porque doía horrores! Além de uma mama maior que a outra, o bico da mama adoecida apontar pra baixo e depois começar a retrair.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Fernanda - Apenas o primeiro mastologista que passei e mal olhou na minha cara e ao invés de pedir uma biópsia pediu punção, já que tinha um cisto. O tumor era cístico.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Fernanda - Sinceramente? Fiquei bem. Ué de que adiantaria eu gritar, chorar e me desesperar? Até minha médica se surpreendeu com a minha reação. Soube antes de passar com ela pois abri os exames, quando cheguei na consulta dois dias depois já cheguei fazendo piada, tirando sarro de como eu ficaria e tal.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Fernanda - Minha filha que eu estava gerando. Sim , quando senti o caroço estava grávida de três meses e quando recebi o diagnóstico de seis. Meu medo era ela nascer prematura durante ou depois a mastectomia ou a quimio fazer mal a ela, já que por ser triplo negativo a quimio teria que ser bem agressiva, mas graças a Deus nada aconteceu e durante a gestação só fiz um ciclo. Além de não poder ver meus outros 4 filhos me dando netos.. SIM a doida aqui tem 5 filhos com 34 anos e é a pessoa mais feliz do mundo!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Fernanda - Nesse momento vou para o quarto ciclo de quimioterapia de um total de seis. Fiz a mastectomia radical a esquerda em maio grávida de 30 semanas, ou seja, 7 meses. Pra mim tem sido bem tranquilo. Cansativo mas tranquilo .
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Fernanda - Não tem tratamento difícil. Tem tratamento necessário, se é necessário não pode ser encarado como difícil. Quando vou pra quimio digo que vou tomar meu "sorinho". Quando retirei a mama senti um imenso alívio pois a dias não dormia direito, não me movimentava normalmente por causa da dor. Foi sinceramente um grande alívio. E quando recebo a quimio penso, ela entra a doença morre .
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Fernanda - tirando o cansaço, a boca seca e o gosto ruim, não tenho efeitos colaterais na quimio. Na última fiquei como se estivesse muito gripada, com um pouco de dor de cabeça e no corpo, sensação de febre mas sem ter a febre e muuuuuito cansaço. Tomo remédio de enjoo como prevenção, não como tratamento. Além de tomar muita água e tentar me alimentar bem.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Fernanda - Amor a primeira consulta! O nome dela é doutora Alessandra. Ela entrou nessa comigo, entra nas minhas brincadeiras, responde a todas as minhas dúvidas não só nas consultas como no whatsapp. Nem tenho palavras pra descrever a imensa gratidão que tenho tanto por ela me ajudar tanto quanto por Deus por tê-la colocado em meu caminho.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Fernanda - Nutricionista, psicólogo, farmacêutico e obstetra até mês passado quando minha Mariana nasceu. É protocolo do hospital passar pelos 3 primeiros profissionais que citei. É uma equipe que está sempre a disposição pra ajudar no que for preciso.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Fernanda - Faço quando preciso de alguma coisa.. Depois que minha filha nasceu tive o tal do baby blues ou melancolia pós parto. Nessa hora precisamos de ajuda médica. Passou em 15 dias. Acho que o acompanhamento psicológico especializado em doenças oncológicas é de suma importância pro tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Fernanda - Uma correria! Muitos médicos e exames. MAS relativamente levo uma vida normal. Vou á shoppings, festas, restaurantes. Mesmo com a bebê pequena, meu marido fica com ela pra eu sair e me distrair, já que ela infelizmente não mama no peito. Só não saio na semana seguinte a quimio até uns 10 dias depois por causa da imunidade.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Fernanda - Opa.. Cuidar de casa e de filho é um trabalho constante e 24 horas por dia! rs
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Fernanda - Vou atrás apenas da isenção de rodízio, do resto não tenho direito.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Fernanda - Não ter projetos! Viver intensamente o hoje e deixar o amanhã pra quando chegar. E fazer dreads no cabelo assim que começarem a crescer!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Fernanda - Chore, grite, se desespere se assim sentir necessário. Mas apenas hoje. Amanhã você vai levantar essa cabeça e correr atrás da sua cura. Fé em Deus e na medicina sempre. Alegria, sorrisos, piadas. Tire sarro de si mesma, faça piada das situações difíceis. Não adianta ficar triste porque não adianta nada, não pro bem porque a tristeza alimenta o tumor! Aceite que é temporário e não definitivo!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Fernanda - Uma amiga com ca de mama me indicou para pedir a prótese mamária!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Fernanda - Continuem a ajudar todos que precisam. As pessoas acham que só quem faz tratamento na rede pública não tem condições. Eu faço na particular e sofro com falta de dinheiro, tanto que pedi para vocês a prótese e já obtive respostas.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Fernanda - Todos os políticos deveriam sentir por um dia o que é estar com câncer, quem sabe eles não pensariam nas burradas que tem sido feitas. Um absurdo um doente de câncer esperar meses pra consulta e lista de espera pra cirurgias. Inadmissível!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho