[Câncer de Fígado] Tatiane Menezes

Aprendendo com Você
Tatiane Menezes
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Tatiane - Me chamo Tatiane, tenho 32 anos e uma filha linda de 6 anos, sou solteira e do estado de Goiás.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Tatiane - Eu tinha sempre um mal estar ao comer frituras, mais achava que era uma azia normal e sentia uma falta de ar também, mas nunca associei isso ao câncer. Só depois que foi associado... A falta de ar era causada pela compressão dos órgãos, devido o fígado estar o dobro do tamanho.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Tatiane - Na verdade eram sintomas vagos né, não daria nunca pra imaginar que fosse câncer, eu sentia falta de ar, azia, dor na costas e só.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Tatiane - Na época era uma tipo raro e com isso os médicos não conseguiam descobrir ao certo o que eu tinha. Então, até chegar ao diagnóstico que era um câncer, durou um período de 4 meses. Passei por vários exames e hospitais tanto em Goiás, quanto em Brasília, onde foi descoberto o diagnóstico, mas não se sabia qual tipo, foi ai que me mandaram para SP, no Hospital do Câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Tatiane - Lembro- me como se fosse hj, eu na hora que meu pai me chamou e me disse que "Iríamos para São Paulo pois eu tinha um tipo de tumor". Minha frase para ele foi a seguinte: Pai, mas tumor é câncer e câncer não tem cura. Eu nem sei de onde eu tirei isso, nunca tinha ouvido na minha vida o que era essa doença e isso foi o que me veio na hora. Pensei que fosse morrer! Achei uma tremenda injustiça, eu era uma menina que vivia em casa e pra estudos, respeitava meus pais e achava que Deus era mto mal em me castigar dessa forma. Já que tinha muita gente ruim então que fosse dado à eles essa doença e não a mim. A revolta é inevitável!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Tatiane - Na hora era o medo de morrer.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Tatiane - Eu conclui o tratamento fiz a quimioterapia e operei por 3 anos seguidos, pq o câncer acabou voltando depois de um ano de tratamento acabado, no pulmão. Então tive que retornar a SP e operar pela segunda vez e com um anos que tinha operado do pulmão a doença tinha retornado no fígado, por três anos eu fiquei indo e voltando de Brasília para SP e operando. Meus cabelos era longos e bem lisos eu não gostava e queria q fossem cacheados, acreditem que caíram e nasceram do jeito que eu sempre quis rsrs. No inicio aceitar a ficar careca era o fim, mais ai vc vai conversando e vendo outros casos ali do seu lado que vc começar a ver que o seu é pequeno e que se o outro com o estado pior esta ali sorrindo e lutando pq vc vai ficar ali chilicando por conta de um cabelo ou de ficar internada alguns dias pra tomar a medicação.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Tatiane - Eu só fiz a quimio, mais acredito que ele seja bem difícil, acho que qualquer tratamento tem suas dificuldades neh. As reações vem diferentes para cada paciente, organismos diferentes... Mas a quimio foi difícil pra mim por conta das reações,sofri mto com imunidade baixa, tendo que repor plaquetas e sangue, queimaduras na boba, mto enjoo...
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Tatiane - Meu Deus! tinha pânico de ouvir o carrinho da comida vindo no corredor do hospital, ate o cheiro do álcool me fazia vomitar, a água tinha um gosto e cheiro horrível...Era mto enjoo! a queda de cabelo foi o 1° de todos os sintomas que tive, me desesperei ao ver literalmente meus cabelos descer pelo ralo, depois veio imunidade baixa, procurava sempre comer e beber alimentos que fosse reforçar essa imunidade. Meus pais me ajudou mto, procurava sempre fazer algo pra despertara o desejo de comer, e nunca ficar sem me alimentar.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Tatiane - Nossa a melhor possível! Recebia mta força, tenho ate hj mto carinho por eles, a minha medica ate hj vou nela rsrs ela não gosta mto pq ela é pediatra mais falo que não vou mudar de medico pq sou paciente dela kkk ela se acaba de ri comigo e tem mto orgulho por eu ter sido forte e ter lutado pela minha vida. Sempre me pega e sai pelos quartos dos pacientes dela me fazendo contar o que passei. Até hj uma lição de vida pra mim.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Tatiane - As enfermeiras né que passam a ser parte de nossa vida, já que passamos mais tempo em hospital que em casa.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Tatiane - Não fiz.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Tatiane - Minha vida segue firme e forte! Me tornei mãe, que era meu sonho. Me formei mesmo doente, não desisti e tive o apoio dos colegas de classe e professores. Hoje vivo normalmente sem medo algum do fantasma da doença que alguns dizem que fica assombrando msm depois do final do tratamento. Lutei mto pra chegar ate aqui e permitir que essas coisas me impeça de viver da melhor forma possível.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Tatiane - Estudo, cuido da minha filha, me divirto e sou mto feliz.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Tatiane - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Tatiane - Ser uma pessoa melhor do que sou hoje...
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Tatiane - Que por mais que vc se veja num fim do túnel tem gente em situação em pior e que esta sorrindo e agradecendo por cada segundo de vida quem tem. Não perca tempo reclamando e querendo entender o pq é com vc que isso esta acontecendo. Lute, mate no peito, não baixe a guarda, você é o único capaz de fazer esse quadro de sua vida mudar. Câncer tem cura sim, eu mesmo provei isso pra mim.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Tatiane - No face.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Tatiane - Tenho pouco tempo que conheço ainda não tive tempo pra ver tudo, mas até aqui parece está tudo muito bom.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Tatiane - Melhorias na questão de diagnóstico nos equipamentos e na medicação que em muitos hospitais faltam...
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho