[Câncer de Mama] Roberta Alethea Marques

Aprendendo com Você
Roberta Alethea Marques
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Roberta - Tenho 34 anos, sou zootecnista, tenho 3 filhos (Julia- 9 anos, Vinícius-4 anos e Luísa-3 anos), sou casada e moro em.Santa Izabel do Pará, Pa.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Roberta - Em dezembro de 2015 comecei a sentir dores na mama direita. Ela já estava bem dura (o que eu considerava normal, pois desde o nascimento de minha caçula está mama ficou mais rígida). Mas, como estava no período menstrual, não dei muita atenção. Após 15 dias da menstruação, as dores retornaram e aí percebi a aréola completamente retraída e a pele com aspecto de casca de laranja. Neste momento, já sabia que estava com câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Roberta - Apresentei dores na mama direita, aumento rápido e progressivo do volume da mama, retração auréola e pele com aspecto de casca de laranja.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Roberta - Nenhuma dificuldade. Fui ao mastologista dia 01.03.2016 e dia 07.03 tive o diagnóstico: Carcinoma Invasivo tipo não especial da mama, grau II.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Roberta - Por mais que já estivesse consciente do resultado, meu chão desabou. Fiquei desesperada, pensando em morte! Minha irmã mais velha foi quem pegou o resultado. E pedi que ela me falasse apenas o birads da mamografia. Quando ela disse 5, pedi pra ela falar o resultado do patológico. Choramos a noite inteira: eu, ela e meu marido. Mas pedi que chorássemos tudo naquela noite, pois no outro dia teríamos consulta com o mastologista e queria estar atenta a tudo que ele explicasse. Desde esse dia, decidi que seria o mais positiva possível diante do diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Roberta - Morrer e deixar meus filhos.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Roberta - Estou em tratamento. Devido o tamanho do tumor (5 x 3 cm) a oncologista optou pelo tratamento neoadjuvante. Meu protocolo ficou: 6 ciclos a cada 21 dias de imunoterapia (herceptin e perjeta) e quimioterapia (docelibs e carboplatina). Amanhã, dia 27.06, faço o 5°ciclo e em julho acabo essa primeira etapa. Em seguida, opero a mama, depois radioterapia e, no fim, hormônioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Roberta - Como só fiz a quimio, pra mim tem sido muito difícil. A primeira foi terrível. Senti muitas dores ósseas e musculares. Muitas náuseas, muito tudo! A medida que vou fazendo as quimios, as dores reduziram. Mas tenho tido neutropenia precoce, pós quimio em todos os ciclos. E por esse motivo faço uso da filgrastim no 8 dia pós quimio. E aí, sinto mais dores ósseas ainda.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Roberta - Senti todos os efeitos... retenho neutropenia precoce em todos os ciclos. O que me ajuda são as medicações que a médica passa. Quando do algum sintoma aumenta muito, faço uso de medicação intravenosa.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Roberta - Muito tranquila. Ela é bem atenciosa, me explica tudo com muita paciência e me atende sempre que preciso.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Roberta - Com mastologista, foi o medico que procurei a primeira vez e que fez o pedido da biopsia. Em seguida me encaminhou a Oncologista. Durante a quimio tenho acompanhamento de nutricionista também.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Roberta - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Roberta - Minha vida por enquanto é contada num tempo de 21 dias! Acredito que neste início, não temos muito o que fazer que não seja ir ao médico e fazer exames.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Roberta - Estou afastada desde abril, pois os sintomas pós quimio duram em média 15 dias! Não foi possível continuar, pois trabalho em local com carga microbiana elevada.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Roberta - Sim... saquei o FGTS. Processo rápido e tranquilo.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Roberta - Viver bem, estar próximo das pessoas que amo!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Roberta - Que a tristeza não perdure pra sempre. Acredito que nosso emocional interfere no tratamento. E já é uma situação difícil é você for passar por ela triste.. Não vai ajudar muito! Pense sempre que Deus, esta nos dando uma grande oportunidade de aprendizado. E devemos ser gratos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Roberta - Através das redes sociais.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Roberta - O trabalho que vocês fazem é lindo! Parabéns.. A cartinha, o lenço e o tsuru foram demais pro meu coraçãozinho!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Roberta - Agilizar o atendimento de quem faz o tratamento pelo SUS. Quem tem câncer não pode esperar 3, 4, 5 meses para iniciar um tratamento.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho