[Câncer de Mama] Risoleta Benner

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Risoleta - Sou Risoleta, tenho 59 anos, casada, dois filhos e moro em Maceió, Alagoas.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Risoleta - Fiz meu preventivo e a minha ginecologista achou que meu seio direito estava muito endurecido. No ultrassom não acusou nada no direito, mas o câncer estava no esquerdo. Não sentia nódulos, nem nada diferente. Totalmente "silencioso".
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Risoleta - Nenhum sintoma. Sempre fazia o autoexame e nunca senti nada.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Risoleta - Assim que tive o diagnóstico, em dois dias consegui a consulta com o mastologista. Fiz a biópsia no mesmo dia e levei pra o laboratório. Tudo rápido.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Risoleta - Tranquilo. Na hora fiquei calma e perguntei sobre o tratamento. Não tive as reações que as pessoas costumam ter. Foi bem calmo. Só pensei no tratamento que faria e queria começar a fazê-lo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Risoleta - Minha maior preocupação era dar a notícia a minha família. Não sei como reagiriam pois o diagnóstico de câncer não é fácil de assimilar.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Risoleta - Já finalizei pois foi em novembro de 2012. Em dezembro fiz a cirurgia do quadrante. Foi tudo bem. Com o resultado da biópsia fui a oncologista que prescreveu o tratamento. Foram químios fortes, pois eu tomava 14 dias de granuloquine para a imunidade. Não tive as reações que costumam ter, somente cansaço depois das químios. Quando terminei, esperei o tempo necessário e fui fazer os preparativos para a radioterapia. Tive que fazer em Recife, no Hospital Português, pois a rádio aqui em Maceió não era muito boa. Fiz 35 sessões de rádio e 7 de buster. Foi sem problemas, pois me cuidei bastante, sempre hidratando os seios. Não tive queimaduras. Dirigia todos os dias para o hospital e fazia pilates. Mintas sessões de rádio eram às 21:40.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Risoleta - Sinceramente, o mais difícil não foi o tratamento, mas sim ir morar fora, sem família. Mas dividi o apartamento em Recife com um anjo que se fazia presente sempre.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Risoleta - Não tive efeitos colaterais nem na químio nem na rádio. Acho que fui uma pessoa abençoada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Risoleta - Sempre de confiança é muita honestidade nas conversas. Sempre me esclarecia nas dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Risoleta - O mastologista é minha psicóloga. É essencial o acompanhamento psicológico.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Risoleta - Sim mas somente durante as químios. É muito importante dividirmos nossas inseguranças que as vezes batem.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Risoleta - Normal. Tomo o anastrozol e levo uma vida normal. Faço pilates, meditação e ando de bicicleta. Tinha tempo para a aposentadoria e hoje faço artesanato.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Risoleta - Não parei de trabalhar por causa do câncer, mas sim porque tinha tempo para me aposentar.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Risoleta - Sim. Consegui restituição do Imposto de Renda lago e depois isenção. Não consegui foi passar na perícia foi Detran, por isso não pisado comprar carro com isenção. A perícia alegou que como foi no seio esquerdo não justificava a carteira execução. O que eu discordo pois como fiz esvaziamento da axila, muitas vezes meu braço incha um pouco.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Risoleta - Viver....viver...
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Risoleta - Calma, principalmente. Não tente lutar contra a doença. Faça tudo que é indicado, pois os médicos são isso especialistas. Não leia blogs porque cada caso é um caso. Não acredite em remédios ou sucos milagrosos. E principalmente não desista do tratamento por mais difícil que seja.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Risoleta - Pela internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Risoleta - Nenhuma pois vocês são completos e bem elucidativos.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Risoleta - O câncer pode atingir qualquer pessoa. Enquanto eles acham que estão imunes, deixam as pessoas comuns, dias, meses e anos à espera do tratamento.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho