[Câncer de Mama] Neiva Lucatelli De Souza

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Neiva - Neiva Lucatelli de Souza, tenho 47 anos, sou professora de Português, trabalho em duas escolas com 40 horas semanais, sou casada há 25 anos e tenho 3 meninas graciosas: a Josiane, com 23 anos, a Nívia, com 19 anos e a Naiane, com 13 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Neiva - Desde 2009 vinha monitorando cistos aquosos nas duas mamas e os eliminava. Porém, em meus exames de rotina, em outubro de 2014, um nódulo invasivo, de 2cm, na mama esquerda apareceu como maligno.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Neiva - Não. Não apresentei nenhum sinal. Foi algo bem silencioso. Nada doía. Ele apareceu como imperceptível.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Neiva - Nenhum. Esperei acabar o ano letivo, para não criar alarde e no dia 4 de dezembro passei a fazer mais e mais exames. Quando chegou o dia 22 de dezembro, com todos os resultados em mãos, marquei a cirurgia, para o dia 13 de janeiro. Mas sempre fiquei bem esperançosa.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Neiva - Fiquei bem triste, não queria contar a ninguém, mas depois do dia 22 de dezembro falei pro meu esposo e pras minhas meninas, só mencionei no dia 4 de janeiro. Esperei passar todas as festas e assim também contei para meus pais e irmãos. Sempre pensei de forma positiva, embora sozinha, ficava com muito medo e preocupação. Mas minha equipe médica (mastologista, cardiologista e oncologista) foi muito especial, dando-me muita confiança.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Neiva - Fazer a cirurgia e passar pelo tratamento. mas como eu estava ainda bem estressada por causa do final de ano na escola, andava super preocupada e ficava quase sem dormir.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Neiva - Sim, iniciei no dia 19 de fevereiro de 2015. Era o dia exato para iniciar o ano letivo. E a notícia chegou para todos os meus colegas de trabalho. Ninguém sabia. Foi um alarde geral. Já fiz 13 sessões, doze das quais semanais e agora faltam só 3. São as que faço de 20 em 20 dias. Mas estou indo bem. Só o que me preocupa são as constantes infecções urinárias e dores musculares nas pernas. Como já fiz cirurgia de varizes, isso me afeta muito.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Neiva - As sessões de 20 em 20 dias. Os efeitos colaterais castigam mais.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Neiva - Dores musculares. Devo me exercitar bastante, caminhar, movimentar-me muito.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Neiva - Muito legal. O Dr Felipe é meu meio irmão, especial. As minhas dúvidas são sempre sanadas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Neiva - A Enfermeira Pâmela. Super especial, amiga, companheira. Tem muito carinho com os pacientes.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Neiva - Sim. tenho uma psicóloga do Posto de Saúde em minha cidade. Pelo menos me dá ânimo para viver melhor e mais feliz. se antes chorava mais, agora, com seus conselhos, não choro mais.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Neiva - Tenho levado uma vida normal. Só não vou á escola para trabalhar. Alimento-me melhor, já emagreci um pouco mais, descanso mais. Dou aula particular de redação, por duas horas semanais. Tenho só dois alunos. Faço tricô, sob encomenda. Faço cursos de redação online( já encerrei dois e tenho mais 3 para concluir). Coisas bem fáceis. Tenho um irmão que tem horta familiar ecológica. Apenas faço as entregas pra ele na cidade. Antes disso, eu ajudava bastante. Até levo as sacolinhas com os produtos ecológicos para o médica, enfermeira, secretárias, faxineira, farmacêutica, na clínica onde sou atendida. Eles ficam superfelizes. Tudo é natural, sem agrotóxicos.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Neiva - Levo vida normal. Já especifiquei antes o que faço. Estou afastada das escolas, dos alunos. O "zunzum" diário não me faria bem. E como sempre trabalhei de segunda de manhã à sexta-feira à noite, não aguentaria o tranco. desculpe a expressão. Hehehe.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Neiva - Estou vendo sim. Isenção de IPTU, mas só no ano que vem. Acredite: Meu município, Parai, RS, está aderindo à Lei, de tanto que insisti. Mas só passara a valer a partir de 2016. Estou vendo sobre a aposentadoria por invalidez, até o final desse mês. E também, já estou providenciando os papeis para a compra do carro. Não sei se vou conseguir. Todo mês deixo um atestado para meu advogado. Estou requerendo as precatórias e outros processos.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Neiva - Pretendo me aposentar, dedicar-me mais à Igreja, já que faço parte do Grupo Carismático de minha cidade. Como me sinto bem, com a presença divina em minha vida, de uma forma diferente. E no meu futuro, pretendo ajudar meu irmão com a agricultura familiar
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Neiva - Ter fé, acreditar que fazendo o tratamento de forma correta, tudo dará certo. Cuidar-se mais, dar valor à vida e tudo que nos cerca.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Neiva - Através da Flavia Flores, do site Quimioterapia e Beleza. Lá estavam informações sobre esse site e eu cliquei nele e entrei. Fiquei maravilhada.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Neiva - Não. Continuem com as mensagens positivas, direcionadas de forma online, acessíveis a qualquer um.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Neiva - Destinar mais recursos para pacientes que poucas condições têm. Os planos de saúde estão falhos e temos que pagar muito caro pra obter os tratamentos. Se eu que sou professora já gasto um monte, quem dirá aquele que poucos recursos têm. E Esperar pelo SUS, é entrar na fila da morte. Uma vizinha minha morreu, tendo em vista que depender só do SUS, é pouco. Mais e mais recursos para portadores de doenças graves,
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho