[Câncer de Ovário] Maria Aparecida De Rezende

Aprendendo com Você
Maria Aparecida de Rezende
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Maria - Maria Rezende, 30 anos sou fonoaudióloga, casada, não tenho filhos e nem posso ter em decorrência do câncer de ovário, sou da cidade de Juiz de Fora- MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Maria - Sentia dor forte no abdômen e fui em vários médico desde de agosto de 2014, fazia exames regularmente o preventivo e mesmo assim passei por todos os médicos possíveis e nenhum descobria nada. um deles me disse "Ah quem sabe não esta grávida!?". As dores só aumentavam, em janeiro de 2015 já não conseguia alimentar e me sentia extremamente cansada, com dificuldades para andar por causa dor no abdômen. No dia 5 de fevereiro de 2015 procurei um gastroenterologista que me pediu uma ultrassonografia, foi realizada no dia 7 de de fevereiro. O médico que realizou o exame ficou assustado e me disse que estava com liquido por todo abdômen e me encaminhou para um ginecologista na mesma hora. Sai daquele local em prantos, liguei para o meu marido e fomos direto para o hospital. O ginecologista que me atendeu olhos meu exame e me internou na mesma hora, naquele dia 8 médicos me examinaram. Na manhã seguinte fiz uma nova ultrassonografia, as 12h um cirurgião oncológico estava no meu leito. Muito atencioso foi me dizendo que eu estava com uma massa tumoral e que ia ficar internada para realizar vários exames e que o procedimento era cirúrgico. Naquele momento o chão se abriu pra mim, chorei muito, principalmente quando vi o meu marido desabar. Demorei 3 dias para contar pra minha irmã e pedi a ela que contasse para meus pais porque não conseguia. Fiquei internada do dia 7 ao dia 13 de fevereiro, nesse dia fui transferida para um outro hospital para realização de uma biopsia.Onde foi constatou tumor avançado boderlaine. Realizei quimioterapia que no meu caso não resolveu, fiz 12 sessões , meu cabelo caiu,sofri, chorei, mas no final amava meu lenços, usava e abusava deles. Como a quimioterapia não deu resultado esperado fui para cirurgia no dia 30 de junho para remoção do tumor e histerectomia ampliada com remoção de um pedaço do intestino, foi uma cirurgia complexa,mas bem sucedida. Depois dessa cirurgia senti dores e mais dores e 3 dias depois meu médico que ia me ver todos os dias um anjo na minha vida, me pediu uma tomografia, quando terminou o exame ele já estava do lado de fora junto ao meu marido e disse que era necessário uma nova cirurgia, pois havia liquido no abdômen é ele estava receoso porque poderia ser do meu intestino, naquele momento pensei seja o que Deus quiser. E graças ao bom Deus e ao meu médico tudo ocorreu bem, não era liquido do intestino. Desse momento em diante fui só me recuperando. Dias depois da cirurgia realizei novos exames e graças a Deus não precisei de quimioterapia. Atualmente faço o acompanhamento e estou em recuperação, mas graças ao bom Deus estou bem.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Maria - Meu cirurgião oncológico é maravilhoso médico, sempre orientando tudo, paciente e a família. A médica da quimioterapia não era atenciosa, tratava com grosseria, achava ruim quando era perguntada sobre algo, dizendo que já tinha falado. Fez o correto para meu tratamento, mas é péssima na maneira de tratar o paciente. Atualmente troquei de médico responsável pela quimio.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Maria - Sim com nutricionista durante todo tratamento, sempre me orientando o que era melhor para não haver tantos enjoos devido a quimio, antes da cirurgia e pós a cirurgia.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho