[Câncer de Mama] Mara Lucia Moro

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Mara - Tenho 50 anos, sou divorciada e tenho 3 filhos. 27, 24 e 17 anos. Sou professora e moro em Ponta Grossa, Paraná.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Mara - Através de mamografia de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Mara - Não. Não senti nada e também não conseguia sentir o nódulo que era bem interno.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Mara - Nenhuma. Após a mamografia, fiz um ultrassom que confirmou a mancha, era assim que parecia. E após a biopsia já se confirmou o diagnóstico. Carcinoma mamário infiltrante.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Mara - Levei um choque, uma descarga de adrenalina percorreu meu corpo. Mas tive poucos minutos para me recompor, pois logo minha filha mais nova entraria no carro e iria me perguntar do exame. Na hora pensei... Tenho duas opções de caminho a percorrer. Decidi que seria forte e estaria pronta para tudo que fosse preciso. Pensei em meus 3 filhos e que essa era uma oportunidade de mostrar pra eles como enfrentar os percalços que da vida.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Mara - Se eu conseguiria ser realmente forte como estava planejando. E pensei que precisava me fortalecer espiritualmente para que conseguisse enfrentar tudo isso.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Mara - Peguei o diagnóstico dia 11 de julho de 2015, dia 18 de agosto fiz a cirurgia. Retirada de um quadrante e 3 linfonodos que não estavam comprometidos. Fiz 4 quimios vermelhas e 12 brancas. Terminei há 1 mês. Agora m maio irei iniciar a radioterapia, serão 30 sessões.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Mara - Cada um tem os seus problemas. As quimios vermelhas foram os enjoos e não conseguir me alimentar direito. As quimios brancas é a fraqueza extrema, a ponto de não conseguir dar uma volta na quadra caminhando.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Mara - Além dos enjoos, dores no corpo, fraqueza, visão enfraquecida, memória fraca, também o descolamento de algumas unhas. O que me ajudou foram os medicamentos quando possível e principalmente paciência
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Mara - Foi e está sendo de muita confiança e segurança.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Mara - Após a cirurgia precisei fazer drenagem na mama e fiz algumas consultas com nutricionista.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Mara - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Mara - Estou ainda em tratamento, aguardando uma nova fase. Estou tranquila e sempre buscando informações sobre o assunto e continuando a busca pelo crescimento espiritual e consequentemente a fé.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Mara - Estou de licença no momento.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Mara - Sim. O saque do FGTS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Mara - Ajudar pessoas que venham a passar pela mesma situação, contando minha experiência e continuar a trabalha, num ritmo mais lento para que possa ter mais tempo para aproveitar a vida e fazer coisas que gosto.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Mara - Não se desespere. Busque se abastecer de informações através de médicos, que irão lhe trazer o conhecimento. E principalmente confie em Deus.... Tudo tem um propósito... E se precisamos enfrentar isso, que seja da melhor maneira.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Mara - Através da internet. Quando estava em busca de mais conhecimentos sobre o assunto.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Mara - No momento não consigo lembrar de nada.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Mara - Melhorar o atendimento e atenção com os pacientes, pois envolve muitos fatores. Principalmente o psicológico. E claro o atendimento rápido em todas as fases do tratamento.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho