[Câncer de Colo do Útero] Lílian Nascimento De Miranda

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Lílian - Meu nome é Lílian, tenho 26 anos, sou aux. de escritório, divorciada e moro na cidade de Ipatinga, MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Lílian - Sou portadora do vírus HPV, o qual contrai do me ex-marido após o mesmo ter contraído devido as suas traições. Ele teve as verrugas do HPV em novembro de 2017 e em janeiro de 2018 apareceram em mim. Com isso descobri as traições, me divorciei e agora em Setembro de 2019 veio a notícia do câncer de colo de útero. NIC III in situ, o que minha ginecologista disse que esta em um lugar só e que as chances de cura são grandes. Mas que ainda teria que ser avaliada as formas de tratamento. Fiz papanicolau (descobri o hpv) e colposcopia com biopsia.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Lílian - Corrimento denso e com mau cheiro.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Lílian - Opiniões médicas diferentes e enrolação médica.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Lílian - Chorei muito, ainda choro e estou com a cabeça ruim, pois ainda nem comecei meu tratamento. Estou aguardando contato do hospital para marcação da consulta para iniciar meu tratamento pelo SUS.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Lílian - Ainda não sei qual o tratamento e se terei que tirar o útero todo, pois ainda não sou mãe e tenho medo mesmo que retire só uma pequena parte e que eu não consiga segurar um feto no futuro. Fora a preocupação de evolução da doença.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Lílian - Ainda não. Estou aguardando contato do hospital para marcação da consulta para começar, depois de ir no SUS e me disseram que com 10 dias iriam ligar e completará 10 dias agora. Ansiosaaaaaaaaaaa.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Lílian - Até o momento não sei, pois ainda não comecei a tratar, mas pra mim o mais difícil esta sendo controlar o emocional já que possuo uma doença autoimune e cronica que é na maior parte emocional: doença de Crohn.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Lílian - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Lílian - Ainda não tive contato.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Lílian - Minha gastro que trata do problema de Crohn e a ginecologista que descobriu.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Lílian - Já fiz muitas vezes devido ao Crohn para lidar com essa doença e por causa dos problemas que tive com meu relacionamento passado. No momento não estou fazendo, mas irei retomar. Importante pelo fato de ter alguém para conversar e desabafar sem que venha criticar, apontar dedo.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Lílian - No momento estou seguindo, me reerguendo aos poucos... Desde 2017.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Lílian - Estou trabalhando. Na verdade comecei na segunda (02/09) e dia (03/09) recebi o diagnóstico. O patrão me acolheu e disse que posso fazer meu tratamento e continuar trabalhando.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Lílian - Só se for em atendimento ao SUS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Lílian - Vencer mais essa doença, casar de novo, tentar ter filhos caso consiga depois desse diagnóstico, voltar a estudar, tirar minha habilitação A/B e melhorar profissionalmente.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Lílian - Tentar ter calma, buscar ter apoio da família e amigos próximos, não contar pra todo mundo - somente para os que estão bem perto de você. Buscar mais a Deus, e mudar o foco dos pensamentos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Lílian - Pesquisa na internet sobre o assunto.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Lílian - Que continuem sempre com materiais que ajudem a conhecer melhor sobre o assunto.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Lílian - Dedicação para a saúde, investimentos, campanhas...
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho