[Câncer de Pâncreas] Carmen Suzana Fagundes Torres

Aprendendo com Você
Carmen Suzana Fagundes Torres
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Carmen - Sou dentista, 55 anos, tenho 1 filho. Sou casada, gaúcha e moro em Porto Alegre, RS.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Carmen - Começou com uma dor no estômago durante uns 15 dias. Num sábado, quando já tinha decidido procurar meu gastro, resolvi apalpar meu abdômen e senti que essa dor espalhava-se para o lado direito e costas. Pedi orientação a uma amiga que é médica e recebi orientação de procurar uma emergência. Foi o que fiz. E num exame inicial de ecografia abdominal, foi visualizado uma mancha no pâncreas. Dai partiu-se para outros exames que confirmaram o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Carmen - Somente uma dor no estômago.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Carmen - Nenhuma dificuldade. Sai da emergência com a tomografia e o diagnóstico inicial. Após, foi feita a endoscopia com biópsia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Carmen - Inicialmente chorei muito, pensei "Não quero morrer, tenho muito para viver ainda.Vou lutar!".
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Carmen - Medo inicial, mas estou confiante, pois minha amiga médica desde o laudo da tomografia tomou pra si a escolha dos profissionais que me atenderiam e depois da consulta inicial com oncologista e cirurgião tive a certeza que estava em ótimas mãos.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Carmen - 15 dias após o diagnóstico comecei o tratamento. Primeiro fiz quimioterapia durante 2 meses para redução do tumor. Houve redução, então fiquei 1 mês recuperando minhas defesas e partimos para cirurgia. Fiz no início de dezembro e agora no início de janeiro recomecei quimioterapia. Farei durante mais 6 meses.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Carmen - O mais complicado foi a recuperação da cirurgia, pela dor.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Carmen - O efeito colateral inicial que mais sentia era o enjoo. Agora, após a cirurgia, o que mais me incomoda é uma diarreia persistente. Para o enjoo tomei medicação e também usei e uso muito o suco de limão, que me ajuda muito. Para a diarreia estou em tratamento com nutricionista e gastro.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Carmen - Minha relação com o oncologista é muito boa. Ele é maravilhoso e, além de excelente médico, é muito acolhedor.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Carmen - Gastro, por causa da diarreia e a equipe médica que realizou a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Carmen - Faço e tem sido importantíssimo pra mim o apoio que tenho recebido dela.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Carmen - Minha vida está muito modificada. A cirurgia foi muito extensa e ainda apresento alguma dor. Tenho procurado enfrentar tudo isso lendo, pesquisando e agora escrevendo um blog que espero ajude muitas pessoas a enfrentarem essa doença.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Carmen - Parei. Minha profissão é muito insalubre e minhas defesas estão baixas.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Carmen - Sim, tenho um seguro renda protegida.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Carmen - Voltar a trabalhar, mas quero trabalhar menos e viajar mais.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Carmen - Lute e use muito sua fé. Seja uma guerreira!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Carmen - Procurando informações sobre a doença na internet.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Carmen - Valorizar as pesquisas voltadas para alimentação e sua influência na prevenção e tratamento do câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho