[] [CÂNCER DE RETO] Ana Paula

Aprendendo com Você
  • Ana Paula, diagnosticada com câncer de reto, nos enviou este depoimento a fim de dividir a sua experiência, e quem sabe, ajudar outras pessoas que talvez estejam passando pela mesma experiência.

    Leia abaixo a história de Ana Paula.

    Olá, meu nome é Ana Paula Jung da Rosa, tenho 30 anos, sou de Canaoas/RS, gosto de estar com minhas filhas Vyvian (12), Mariana (7), Izabella (1mês e 19 dias). Meu tipo de câncer é adenocarcinoma de reto EC III.

    Tudo começou quando fiz um teste de gravidez e deu positivo, comecei a ter sangramento nas fezes e fiquei desidratada, devido a diarreia constante internei por 7 dias e fui tratada pelo gastro com o diagnóstico de intolerância à lactose, durante três meses não teve resultado, então fui tratado por alergia ao glúten, e os sintomas continuaram... Então, com 5 meses de gestação meu obstetra me disse que não era normal ter sangramento tanto tempo assim, então ele me encaminhou para um proctologista. Fui na consulta e no primeiro momento fui diagnosticada com hemorroidas, mas a Dra me pediu um exame de colonoscopia, como estava grávida não poderia tomar anestesia, então fiz sem, o material colhido foi para a biópsia mas o material foi insuficiente para identificar qual tipo de câncer que era então marcou outra colonoscopia em bloco cirúrgico com sedação, então foi quando o médico disse que estava com meu reto 80% comprometido. 

    Quando recebi o diagnóstico a Dra disse que teria que tirar o bebê, então meu mundo caiu, fiquei numa situação que entendi como ou você mata ou morre, perdi meu chão ... qual mãe que escolhe a sua vida do que a de um filho?

    Então começou minha luta, decidi procurar outro médico pois não queria tirar o bebê, foi quando fiz outra colonoscopia e o médico conversou com meu obstetra e os dois juntos decidiram esperar até eu completar 32 semanas para fazer o parto e começar o tratamento. Meu parto foi dia 17/04/14, às 20:18 hs nasceu a Izabella, com 1.840 kg e 41 cm. Foi para a neo, ficando lá por 21 dias. Ganhou alta no dia 08/05/14, então tudo certo com minha filha comecei as consultas para iniciar o tratamento, coloquei o cateter no dia 26/05/14 e no dia 27/05/14 comecei a quimioterapia junto com a radioterapia. Vou fazer 25 sessões de radio e durante o tramento faço a quimio com 5-FU, a cada 7 dias faço a troca da medicação, minha primeira semana foi tranquila, já a segunda que estou agora foi bem pior ... Meus sintomas estão cada vez mais fortes, não sei explicar qual é pior, a quimio ou a radio porque faço os dois juntos.

    O pior efeito colateral são os tremores junto com o calor que dá dentro da cabeça, mais a tontura junto com enjoo.

    Minha relação com meus médicos é tranquila, fiz acompanhamento psicológico antes do parto e depois do tratamento ainda não iniciei. Faço acompanhamento com a nutricionista.

    Minha vida hoje se resume a viver um dia de cada vez, sem pensar no que pode acontecer amanha, sou cabeleireira e manicure e no momento não estou trabalhando, estou aproveitando meu tempo com minhas filhas! 

    Bom, para quem está recebendo o diagnóstico hoje só digo uma coisa, esqueça o que passou, viva o presente e, o futuro a Deus pertence!

    Conheci o Instituto Oncoguia através da internet, gostaria de pedir aos políticos e a mídia que dessem mais atenção ao câncer e que realmente ajudassem as pessoas que sofrem com esta doença que não é fácil. Gostaria de dizer também para as pessoas aproveitarem mais suas famílias, porque os remédios ajudam, mas a família e o amor são o que mais ajuda a curar!
    Neste momento estou em busca da cura pelas minhas filhas que amo!!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho