[] [CÂNCER DE MAMA] Veridiana Mantovani

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

    Veridiana Mantovani - Olá pessoal, meu nome é Veridiana Mantovani de Oliveira Barbosa, tenho 28 anos, sou da cidade de Itajubá-MG, sou professora de Educação Física (formada em Licenciada e Bacharel) e Pós Graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Leciono aulas de Educação Física no Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Estadual de Minas Gerais e  na Educação Infantil em uma Escola Particular, ainda trabalho em uma Academia como professora responsável pela sala de Musculação. Sempre levei uma vida ativa e saudável, sempre pratiquei atividades físicas e sempre busquei ter uma alimentação saudável. Não tenho histórico de câncer de mama na minha família, sou a primeira, e se Deus permitir, o único caso. Sou apaixonada e viciada em estampas de Oncinha, é ver algo com esta estampa e ficar doida, costumo dizer que sofro de Oncite Aguda, uma vez fui parar no Programa Esquenta da Rede Globo por causa desta minha paixão.  Também tenho paixão por carros antigos, a moda vintage, pin up, maquiagem, viajar, fazer compras, roupas, sapatos e é claro, meu namorado Sérgio.

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

    Veridiana Mantovani - Fui diagnosticada com câncer de mama, com metástase óssea e hepática.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Veridiana Mantovani - Em meados de janeiro de 2013, notei um buraquinho debaixo do meu seio direito, procurei um mastologista que foi muito grosso comigo, disse que não era nada demais, ele pediu uma mamografia e eu não fiz, pois não gostei do jeito que ele me tratou e já que ele disse que não era nada, não a fiz! O buraquinho do seio aumentou de tamanho, até achei que era devido ao uso constante do sutiã de bojo, pois o ferrinho pegava bem em cima do buraquinho. Em setembro de 2013, retornei em uma outra médica, ela disse que a musculatura do seio tinha entrado e só com cirurgia plástica que iria resolver. Mas em dezembro de 2013, aquele buraquinho empurrou meu seio para cima, deixando toda a mama bem dura, eu nunca tinha sentido dor na mama. Em janeiro de 2013 fui em uma nova médica que me pediu o exame de ultrassonografia, fiz e segundo a médica, estava cheio de células inflamadas, como se fosse pus que teria que ter vazado. Retornei ao mastologista em fevereiro deste ano, ele disse que iria fazer uma biópsia para analisar, fiz no dia 07 de março deste ano (2014) e o resultado veio 15 dias depois, mas não foi conclusivo, tive que encaminhar a biópsia para um outro laboratório analisar, em abril deste ano saiu o resultado: câncer de mama. 

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

    Veridiana Mantovani - O médico foi bem curto e grosso ao me dar o diagnóstico: Veridiana, você está com câncer e você vai perder seu seio. Não me desesperei e a primeira coisa que perguntei foi sobre o meu cabelo (tinha um cabelo loiro comprido e muito bem cuidado), ele ficou surpreso com a minha reação, ele esperava que eu fosse chorar e me falou: Você vai ficar triste? É logico que você vai ficar triste… E na mesma hora eu o cortei e disse: Mas eu vou vencer! Saí do consultório e não me desesperei, pois tenho muita FÉ em Deus. 

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Veridiana Mantovani - Fiquei mais triste em saber que iria ficar sem meus lindos cabelos do que o diagnóstico em si. 

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Veridiana Mantovani - Ele me passou um monte de exames para fazer. Fui na Secretaria de Saúde da minha cidade e passei com outro médico, que me tratou muito bem e me encaminhou para eu começar meu tratamento na cidade de Poços de Caldas-MG. Dia 06/05 deste ano passei com o médico e ele confirmou o carcinoma e disse que eu iria começar pela quimioterapia para diminuir o endurecimento da mama e depois de 6 meses, iria fazer a cirurgia de retirada da mama, me tranquilizou e me informou que a cirurgia era feita junto com a reconstituição do seio e ele me solicitou a mamografia, cintilografia óssea, ultrassom do abdomen e o raio x do toráx. Como sou evangélica e tenho muita fé em Deus, estava contando para o meu pastor, ele estava me contando sobre pessoas que tiveram curas e milagres por meio de orações, naquele momento tive uma visão divina e vi meio seio direito escorrendo sangue, contei para ele e ele disse que era Deus me mostrando vitória (pois até aquele dia, nunca tinha acontecido nada do seio vazar), fui ao culto e fiquei bem tranquila, dia 19/05 ao tomar banho, vi sangue no chão, olhei para o meu seio e vi que estava saindo sangue, bem pouquinho, fiquei muito feliz ao ver aquilo e agradeci à Deus, no dia 20, fui tomar banho e saiu mais sangue, parecia uma torneira aberta, fiquei mais tranquila com aquilo, pois aconteceu certinho na minha visão e fui para Poços no  dia 21/05 realizar meus exames. Dia 29/05, retornei com o oncologista, ele estava perguntando onde gostaria de fazer a cirurgia de retirada da mama, ai falei que iria fazer lá mesmo, neste momento ele pediu para ver os exames que fiz, e me disse: Veridiana, não tenho uma notícia boa para te dar, tinha sim um câncer ai na sua mama, mas ele saiu dai, infelizmente espalhou, você está com metástase no fígado e nos ossos. Olha, eu nem vou mais me preocupar com o seu seio, nem será mais preciso fazer cirurgia. É como se você estivesse com um bandido solto dentro de você, eu tenho todas as armas disponíveis para capturarmos este bandido, mas eu não posso fazer isto sozinho, você precisa me ajudar! Então Veridiana, vamos capturar este bandido? Vamos entrar nesta guerra? Respondi que sim, ai ele disse:  Você vai começar sua quimioterapia hoje. Fiquei muito aliviada em saber que não estava mais no seio, Deus se mostrou fiel comigo. Então, do mesmo jeito que saiu da mama, eu creio que já saiu dos outros lugares, pois quando temos fé o impossível começa a acontecer.

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Veridiana Mantovani - Sim, iniciei a minha quimioterapia no dia 29/05. Fiz 6 sessões da Doxorrubicina e agora estou fazendo a Paclitaxel, já fiz 3 sessões dela e faltam mais 3. Ainda não sei o que farei depois desta quimio, tenho que repetir os exames a cada 3 meses para ver como meu organismo está reagindo.

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

    Veridiana Mantovani - Não acho o tratamento difícil, tem que ter fé e acreditar que tudo irá passar e vai acabar bem, isso só depende da pessoa querer. 

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior? 

    Veridiana Mantovani - Sim, depois que fiz a primeira sessão de doxo, tive calafrios, febre, vômitos, perda de apetite e muito mal estar. Depois de 15 dias, veio a pior parte, a queda do meu cabelo. Por um lado, me senti aliviada, pois se o cabelo havia caído, era porque a quimio estava fazendo efeito. Mesmo sem vontade de comer nada, insistia, pois não queria e não poderia estar fraca, mesmo comendo e vomitando tudo o que eu tinha acabo de comer. Nesta nova quimio, a Paclitaxel, senti muitas dores nas pernas, mas a medida que as quimios vão passando, as reações vão diminuindo! Eu estou sendo forte, só consigo ter pensamentos positivos, recebo muitas palavras amigas e principalmente, muitas orações e isto é o que tem me fortalecido.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Veridiana Mantovani - Tenho uma excelente relação com o meu oncologista, o doutor Tobias Engel.

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

    Veridiana Mantovani - Passei com um mastologista, um cirurgião plástico e com uma nutricionista.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Veridiana Mantovani - Não. Por enquanto não vi necessidade.

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Veridiana Mantovani - Sim. Pois antes do diagnóstico já estava sendo acompanhada por ela, pois estava fazendo reeducação alimentar, tinha eliminado 8 kilos, estava bem focada, fazendo musculação 6 x na semana e com uma alimentação bem balanceada e saudável. Depois do diagnóstico, redobrei os cuidados com a minha alimentação, mas quando fiz a primeira sessão de quimio, acabei enjoando de quase tudo que estava comendo, ai minha nutricionista elaborou um novo cardápio. Graças a Deus, meu apetite voltou e consegui voltar a comer minhas comidinhas saudáveis.

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Veridiana Mantovani - Ainda estou em tratamento, cada vez mais confiante e certa de que já venci esta batalha.

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

    Veridiana Mantovani - Minha vida segue normalmente, continuo trabalhando em 3 lugares, só não trabalho quando faço quimioterapia, fico em repouso por causa das reações. Tenho recebido muito apoio da minha família, amigos, chefes, alunos e principlamente do meu namorado, recebi uma prova de amor muito grande dele, ele tinha 12 anos de cabelo comprido e este ano, depois que meu cabelo caiu, ele raspou sua cabeça e doou seu cabelo para o Cabelegria, para confeccionarem perucas para crianças com câncer. Estou muito tranquila, com muita fé e certa da minha vitória! Todos os dias, agradeço à Deus pela minha cura, pois para Ele nada é impossível. Não aceitei esta doença em minha vida, pois nasci saudável e perfeita, então, do mesmo jeito que ela veio do nada, ela vai sair.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Veridiana Mantovani - Não vejo a hora de acabar o tratamento, voltar aos meus treinos pesados de musculação e ter meu cabelo de volta. Estou fazendo bastante palestras aqui em minha cidade, alertando e conscientizando sobre a prevenção do câncer de mama. 

    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Veridiana Mantovani - Ter calma, cuidar da alimentação, jamais perder a fé, fazer todo o tratamento com certinho, tendo paciência, garra e muita força de vontade. Pois isto tem cura e o câncer é como qualquer outra enfermidade, a opção é se mostrar como um vencedor. Tudo é possível aquele que crê (Marcos 9.23)

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Veridiana Mantovani - Acho de grande valia, quando é feita por profissionais e por pessoas que passaram pelo tratamento, quando recebemos um diagnóstico de câncer, ficamos muito sensíveis, muitas pessoas querem nos ajudar, mas muitos acabam atrapalhando. 

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

    Veridiana Mantovani - Sim, não quis ler nada sobre a doença para não me sentir na paranóia. Evitava também, ouvir certos tipos de comentários, minha maior preocupação foi ler sobre atividades físicas e alimentação saudável para combater o câncer.

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

    Veridiana Mantovani - Por meio da rede social, vi a página no facebook.  

    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Veridiana Mantovani - Só tenho que parabenizar vocês pelas excelentes informações que nos transmitem. 

    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  

    Veridiana Mantovani - Estou fazendo meu tratamento pelo SUS, infelizmente preciso tomar uma remédio que o SUS não cobre, que é Herceptin, tive que entrar com uma ação contra o Estado para poder ter o direito de tomar, meu advogado entrou com a tutela antecipada e a juíza não concedeu a tutela. Estou entrando de novo, pois é direito meu. Gostaria que os políticos disponibilizassem todos os medicamentos para todos nós que estamos em tratamento, pois estamos em uma situação que não é fácil e ainda tem que lidar com a justiça, é muito desagradável.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho