[Câncer de Mama] Andreia Da Silva Valentim

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Andreia - Meu nome é Andreia, tenho 45 anos, residente em São Paulo/SP, casada e com duas filhas menores. Sou autônoma, artesã.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Andreia - Descobri pessoalmente algumas alterações na mama direita. Inicialmente o aparecimento de uma inflamação no mamilo, seguido de dor progressiva.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Andreia - Sim. Dor, vermelhidão e secreção de pus no mamilo.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Andreia - A dificuldade foi na avaliação inicial. Alguns ginecologistas só visualizaram e não solicitaram nenhum exame de imagem, apenas pomada para processo inflamatório (durante um ano).
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Andreia - Difícil aceitação. Sensação de morte iminente, perda dos entes queridos, sensação de culpa, questionamento "por que eu?", ou seja, várias situações deprimentes ao mesmo tempo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Andreia - Neste momento, após dois anos de tratamento, descobri a recidiva na pele e continuo com tratamentos com vacinas e quimioterapia via oral.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Andreia - Fiz cirurgia de mastectomia radical da mama direita, quimio vermelha e radioterapia. Terminou faz dois anos, mas continuei com duas vacinas. Recentemente descobri que o problema voltou na pele da mesma mama. Faço quimioterapia semanal via oral e tomada de duas vacinas, uma trimestral outra semanal, que aliás esta faltando há dois meses...
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Andreia - Quimioterapia vermelha, pelos efeitos colaterais.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Andreia - Sim. No momento da quimio vermelha tive queda de cabelo e enjoos. Contornei o caso com tomada de medicamentos antiestéticos e, quanto ao cabelo, utilizei lenços.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Andreia - Muito boa. Médica atenciosa em todos os momentos e muito competente.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Andreia - Muita cumplicidade. Expus todos os meus temores e angústias. Fui atendida por todos da melhor maneira possível.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Andreia - Sem acompanhamento.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Andreia - Hoje estou necessitando urgentemente da vacina Herseptim que falta nos hospitais públicos. Me trato no IBCC.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Andreia - Trabalhei na medida do possível. Hoje estou impedida por conta dos movimentos manuais.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Andreia - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Andreia - Neste momento conseguir a vacina Herseptim. Gostaria que alguém me indicasse onde posso conseguir. Preciso muito dar continuidade ao meu tratamento e sei que a eficácia está ligada diretamente a esta vacina para minha sobrevivência. Vou voltar a estudar no próximo semestre. Tenho que ocupar minha mente e sei que projetar, ter perspectiva vai me ajudar a superar.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Andreia - Não se desesperar. Tudo passa. Contar com família e amigos que sempre se dispõe a ajudar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Andreia - Através de indicações de médicos do IBCC.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Andreia - No momento quero apenas me contatar com informações relacionadas a vacina. Quero parabenizar a iniciativa de vocês. Excelente saber que temos com quem contar nos momentos difíceis.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Andreia - O avanço já começou, mas neste momento penso que faltar vacinas para esta patologia, como o Herseptim, é vergonhoso. Muitos de nós dependemos de ações efetivas para viver. Penso que com boa vontade, política de medicamentos certa, investimento em equipamentos de imagem (mamografia) e rapidez nos exames, é possível evoluirmos para uma condição digna.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho