Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[Câncer de Mama Avançado] Andreia C. l. Barbosa

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 20/06/2022

  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? (idade, profissão, se tem filhos, casado(a), onde você mora...) Andreia -
    Vou falar sobre minha mãe Suzana: nascida em 17/08/1944, falecida em 26/05/2022, com 77anos. 

    Ela era casada, aposentada e tinha 6 filhos, 1 deles falecido.
     
    Moro em Itapetininga.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Andreia - Uma alteração na mama, um nódulo.
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Andreia - Tivemos que pagar um mastologista para fazer a biópsia para que pudesse agilizar o tratamento, pois pelo SUS existe muitas burocracia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Andreia - Minha mãe ficou firme e confiante, sempre foi uma mulher de muita fé.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Andreia - Perder os cabelos e retirar a mama.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Andreia -
    Foi muito difícil a data do diagnóstico, em janeiro de 2018.
     
    Começou pela quimioterapia, fez a operação em janeiro de 2019, em seguida a rádio.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Andreia - Quimioterapia, muitos efeitos colateral.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Andreia - Muitos efeitos colaterais da quimioterapia, muitas medicações para enjôo e diarréia.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Andreia - Foi boa com alguns médicos da equipe, exceto uma médica.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Andreia - A equipe toda da Oncologia de Sorocaba- SUS
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Andreia - Não fez.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Andreia -
    Hoje minha mãe já não está mais aqui, pois em setembro de 2021 ouve recidiva com metástases na coluna com fratura patológica na L5:  muita, mas muita dor, que nada controlava, nem morfina controlou.  Nem radioterapia melhorou a dor dela. 
    Acho que já estava em vários lugares,  mas o que judiou foi a dor demasiada nas pernas.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Andreia - Foi ativa enquanto aguentou.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Andreia - Que fique em cima dos médicos e faça quanto mais exames conseguir, pois no caso da minha mãe faltaram mais exames devido por causa da pandemia. 
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Andreia - Continuem sempre assim!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Andreia - Que os políticos liberem mais verbas para o SUS, principalmente para tratamento e medicamentos oncológicos.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive