[Câncer de Estômago] Almir Egidio Braz

Aprendendo com Você
Almir Egidio Braz
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Almir - 48 anos, administrativo de obras, 2 filhos, casado. Moro em São Paulo, Capital.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Almir - Em dezembro de 2011 tive dificuldade de quando ingeria qualquer alimento que formava bolo alimentar (não pastoso ou liquido) o mesmo parava em uma parte do esôfago e somente descia se tomasse algum líquido junto mesmo assim arranhando e sentindo dor.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Almir - Até então não, somente o desconforto na hora de a comida descer.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Almir - Nenhuma. Em um exame de endoscopia com a biopsia recolhida mais as imagens foi constatado o tumor pelo gastro.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Almir - Você literalmente perde o seu chão. Fiquei desnorteado, sem saber o que fazer. Pensei que estava condenado a morte.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Almir - Com minha família.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Almir - Estou em tratamento. Já passei pelo terceiro protocolo e atualmente vou iniciar uma quarta linha de combate pois tive metástase.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Almir - Toda a fase de tratamento é difícil. Não existe fase melhor ou pior, pois em todo tratamento você recebe doses cavalares de medicação na veia do corpo onde te debilita o organismo e mais ainda sua parte de pensamentos.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Almir - Antes da operação onde tirei o esôfago, parte do estômago e a vesicular e vários nódulos do pulmão, senti o baque da medicação com enjoo, náuseas e vomito. Após a operação, por volta de 45 dias, tomei outra leva de medicação que não me deixou tão caído. Após as metástases também não senti estes efeitos, mas o cansaço e fadiga no corpo são evidentes.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Almir - É a melhor possível. Temos cumplicidade e relação transparente e amiga.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Almir - Sim, urologistas, endocrinologista, devido algumas complicações durante o tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Almir - Por enquanto não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Almir - Esta atribulada devido ao meu diagnostico de que a medicação não esta fazendo o efeito desejado e não ter outras opções para reverter as metástases. Com isto minha perspectiva de vida esta bem reduzida.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Almir - Estou afastado do trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Almir - No começo do tratamento tive que processar meu plano de saúde, pois não queriam liberar comprimidos para que eu pudesse receber a quimio em casa, queriam que eu ficasse internado 21 dias por mês para fazer o tratamento. Consegui via liminar e ganhei a causa.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Almir - Somente viver o maior tempo possível.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Almir - Que encare com firmeza e determinação a situação, para não entregar os pontos. Há tipos de câncer que são tratáveis e podem ser curados. Para os outros casos, procure o suporte na família e em sua religião. Aceite o fato e tente seguir o tratamento com perseverança.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Almir - Através da minha doença.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Almir - Quanto maior a informação passada aos pacientes fica melhor ao mesmo encarar a batalha que está por vir e sempre o oncologista ser transparente nas informações sem gerar expectativas falsas no paciente.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Almir - Que tomem vergonha na cara e façam investir na saúde para a população que esta morrendo a mingua nos hospitais por esse Brasil a fora, enquanto nosso dinheiro pago atraves de impostos e vergonhosamente desviado Deus sabe lá pra onde.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho