Exposição a combustíveis para cozinhar aumenta mortes por câncer de pulmão

A exposição a poluentes domésticos do ar, especialmente combustíveis sólidos, parece estar ligada à morte por câncer de pulmão entre indivíduos que nunca fumaram, de acordo com um estudo publicado na revista médica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Como os pacientes com câncer de pulmão podem apresentar uma ampla gama de sintomas clínicos antes que um diagnóstico adequado seja feito, variando de assintomáticos, alguns sintomas torácicos comuns (por exemplo, tosse ou hemoptise) ou sintomas sistêmicos (por exemplo, letargia ou perda de peso), a sintomas atípicos, apresentações muitas vezes devido a metástases, continua sendo um desafio para os médicos fazer um diagnóstico mais oportuno desta afecção.

Como a detecção precoce permitiria uma melhor perspectiva de tratamentos curativos, uma história clínica de forte exposição a combustíveis sólidos poderia ser considerada como um dos critérios para diagnóstico precoce ou intervenção de triagem (usando tomografia computadorizada de baixa dose) para câncer de pulmão em casos nunca populações fumantes.

Em um estudo de coorte prospectivo, Cheng e colegas analisaram 323.794 indivíduos (idade média de 51,5 anos; 89% mulheres) que nunca fumaram do China Kadoorie Biobank entre 2004 e 2008, para determinar se a poluição do ar doméstico e o tabagismo passivo estavam relacionados à morte devido ao câncer de pulmão.

Os pesquisadores usaram os relatórios dos participantes sobre o uso doméstico de combustível - incluindo se eles usaram gás, carvão, madeira, eletricidade ou outro combustível e com que frequência - para calcular o tempo total de exposição à poluição do ar doméstico. Eles avaliaram a exposição ao fumo passivo de acordo com a exposição dos participantes em casa, no local de trabalho ou em público.

Da coorte total, 84,8% relataram exposição a poluentes do ar doméstico e 91% relataram exposição ao fumo passivo, com 78,2% expostos a ambos e 2,4% a nenhum. Além disso, os pesquisadores observaram que o poluente do ar doméstico relatado com mais frequência era o uso de combustível sólido para cozinhar em 67%, seguido por uma "casa com fumaça de carvão" em 27%, que os pesquisadores definiram como poluição do ar visível ou cheirosa pelo uso da queima de carvão para aquecimento. Os indivíduos foram estudados até 31 de dezembro de 2016, com um acompanhamento médio de 10,2 anos. Nesse período, 979 indivíduos da coorte morreram de câncer de pulmão.

Embora os pesquisadores não tenham encontrado uma associação significativa entre a exposição à poluição do ar doméstico e a mortalidade por câncer de pulmão, eles encontraram uma relação positiva significativa entre a duração cumulativa da exposição e a morte por câncer de pulmão.

Os pesquisadores observaram que, a cada incremento de cinco anos na duração da exposição, o risco de morte por câncer de pulmão aumentava em 4%. Os investigadores também descobriram que o maior risco de mortalidade por câncer de pulmão ocorreu entre os indivíduos que experimentaram 40,1 anos a 50 anos de exposição à poluição do ar doméstico.

A taxa de risco para indivíduos que experimentaram mais de 50 anos de exposição foi de 1,27. A última taxa de risco provavelmente foi menor devido ao viés do sobrevivente, já que as pessoas que usaram combustíveis sólidos por muito tempo tendiam a ser idosas, mas saudáveis %u200B%u200Bo suficiente para sobreviver sem doenças graves, de acordo com o pesquisador do estudo Peter Ka Hung Chan. Segundo ele, os idosos que já foram afetados pela exposição teriam uma chance menor de serem incluídos no estudo.

Ao analisarem-se fatores individuais, como sexo, idade, área (urbana versus rural), história pregressa de doença respiratória e auto-avaliação de saúde ruim na análise de subgrupo de exposição à poluição do ar doméstico e morte por câncer de pulmão, os pesquisadores não observaram diferenças significativas entre os grupos, exceto por uma diferença significativa limítrofe entre saúde "ruim" e saúde "não ruim".

Em termos de tabagismo passivo e mortalidade por câncer de pulmão, os pesquisadores não encontraram associação significativa entre os dois fatores, o que Chan disse ser consistente com os estudos prospectivos mais recentes (em oposição aos estudos retrospectivos anteriores).

Entretanto, devemos ressaltar que necessitaremos de estudos prospectivos mais amplos com avaliação mais precisa do uso de combustível sólido e exposição ao fumo passivo, examinando-se não apenas o risco de morte por câncer de pulmão, mas também o risco de desenvolvimento câncer de pulmão recém-diagnosticado, para que tenhamos maiores certezas dessa associação.

Por exemplo, poderíamos combinar dados de questionário com medição direta de produtos químicos nocivos em combustível sólido e fumo passivo em um estudo prospectivo, para que possamos potencialmente identificar os poluentes específicos que são mais relevantes para o risco de câncer de pulmão.

Adicionalmente, os estudos mais detalhados e o entendimento dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão não relacionados ao tabaco são extremamente necessários para que o combate adequado e etiológico a este câncer que é a principal causa de mortalidade por câncer em todo o mundo seja implementado de forma mais efetiva.

Finalmente, ressalto que esse estudo de Cheng e colegas indica que a exposição a poluentes domésticos do ar precisa ser melhor estudada e as organizações globais precisam tomar medidas sobre esta questão, a bem da saúde pública mundial.

Fonte: UAI

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho