6126

O estudo clínico da terapia celular CAR-T Cell, técnica inovadora para combater o câncer no sangue, terá início na próxima sexta-feira (15), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). A definição foi divulgada em conjunto nesta segunda (11) pela Fundação Hemocentro de Ribeirão e o Centro de Terapia Celular (CTC-USP), responsáveis pela pesquisa.

Neste início, quatro pacientes que lutam contra a leucemia linfoide aguda de células B ou o linfoma não Hodgkin de células B receberão o tratamento no HC de Ribeirão Preto, durante um período de 15 a 30 dias.

Depois disso, os dados serão encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliação da segurança e eficácia do tratamento.

Seleção, tratamento e acompanhamento

Ao todo, 81 pacientes serão selecionados para participar da iniciativa em cinco instituições de saúde: Hospital das Clínicas, Beneficência Portuguesa e Sírio Libanês, ambos em São Paulo (SP), Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Hospital de Clínicas de Campinas (SP).

Pessoas com idade de três a 70 anos que não responderam bem aos tratamentos convencionais para as doenças, como quimioterapia, transplante de medula óssea e radioterapia, são elegíveis.

A triagem é feita exclusivamente por meio do médico do paciente. O profissional deve entrar em contato pelo e-mail [email protected], e a documentação anexada será analisada pelas equipes participantes da pesquisa.

Os testes clínicos devem durar um ano, mas todos os pacientes serão acompanhados pelos próximos cinco anos.

A expectativa é de que a Anvisa possa registrar a nova terapia em 2025, para que seja disponibilizada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Células de defesa 'treinadas'

O tratamento envolve a retirada de glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo do paciente, por meio da coleta de sangue pela veia.

Conhecidos como linfócitos, são reprogramados geneticamente em laboratório para reconhecer e combater as células cancerígenas, no caso a leucemia e o linfoma.

“Essas células são manipuladas e expandidas em laboratório e devolvidas à corrente sanguínea do paciente. Essa modificação genética é bastante sofisticada e complexa, mas uma vez que essas células voltam para o sangue do paciente, circulando no organismo, elas vão identificar a célula do câncer e matar essa célula. É um mecanismo de ensino dessas células do sistema imunológico para reconhecer especificamente essas células do câncer”, afirma o diretor-presidente do Hemocentro, Rodrigo Calado.

Tratamento já se demonstrou eficaz

Até o momento, 20 pacientes foram tratados de forma individualizada e experimental com a terapia de células CAR-T, sendo que 14 deles continuam bem, de acordo com os médicos. Todos eram casos graves para os quais não havia mais opção terapêutica.

Em 2019, o mineiro Vamberto Luiz de Castro foi o primeiro paciente a ter remissão total depois de realizar o tratamento. No entanto, ele morreu pouco tempo depois em um acidente doméstico.

Em 2023, o caso de Paulo Peregrino, de Niterói (RJ), ganhou repercussão. Ele fez o tratamento de forma compassiva, ou seja, por meio de uma autorização da Anvisa, de forma individualizada, para pessoas que já tinham esgotado todos os tratamentos aprovados possíveis.

O publicitário combatia o câncer havia 13 anos e teve remissão completa do linfoma em 30 dias com CAR-T Cell. Paulo estava prestes a receber cuidados paliativos quando, entre março e abril, foi o 14º paciente a ser tratado pela terapia, em São Paulo.

“A minha vida era sempre no fio da navalha. Para mim, é felicidade pura não tem como me sentir diferente. Por todo mundo, não só por mim”, comemora Paulo sobre a abrangência do estudo clínico a partir de agora.

Fonte: g1

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho