Mulher descobre câncer após tirar ‘sinal’ do nariz

Foto: Reprodução

A cirurgiã dentista e empresária Juliana Lima Vilela, de 30 anos, natural de São Luís (MA), descobriu um câncer após retirar uma “espinha interna” no nariz. Por conta disso, ela passou por uma cirurgia e teve de retirar o órgão.

Em entrevista à ISTOÉ, a empresária explicou que no mês de abril de 2023 surgiu um “sinal”, como se fosse uma “espinha interna” no nariz dela. Incomodada, Juliana procurou uma dermatologista em São Luís. “Durante a consulta, ela fez uma coleta para biópsia. O resultado do exame saiu e não deu o que era, apenas informava que não seria maligno”, acrescentou.

Com base nisso, Juliana se submeteu a uma cauterização, aparentemente rotineira, para retirar o “sinal” do nariz. Porém a ferida começou a crescer não cicatrizava, isso causou preocupação na empresária.

“Até agosto de 2023, eu ainda estava com a ferida aberta e isso me incomodava muito, porque sou dona de uma loja de moda feminina, produzo conteúdo para as redes sociais e estava me sentindo feia. Por conta disso procurei, ao todo, 10 profissionais e ninguém suspeitava que poderia ser um câncer. Alguns diziam que poderia ser fungos, bactérias e até uma cicatriz”, afirmou.

“Em setembro daquele ano, a minha mãe encontrou uma pessoa em um supermercado que estava fazendo tratamento para câncer de pele e passou o contato do Hospital AC Camargo Cancer Center, em São Paulo”, acrescentou.

No mês de outubro, Juliana foi pedida em casamento pelo namorado, Caio Vasconcelos, e os dois pretendiam realizar a cerimônia em agosto de 2024. Porém o que ela não esperava era que os próximos seis meses seriam turbulentos.

“Em novembro de 2023 fui para São Paulo realizar uma consulta no AC Camargo. O médico solicitou a remoção total da lesão no meu nariz para realizar uma segunda biópsia. Alguns dias depois, recebi o diagnóstico de sarcoma”, afirmou a empresária.

Sarcoma são tumores malignos raros que, geralmente, têm origem nas células que formam as partes moles do corpo, como músculo, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos periféricos.

Diante disso, Juliana teve de tomar uma difícil decisão: optar por uma cirurgia menos invasiva, mas que corria o risco de as células cancerígenas voltarem, ou realizar um procedimento delicado que consistia na remoção do nariz.

“Pensando apenas na minha saúde, eu escolhi a segunda opção, pois havia menos probabilidade de o câncer retornar”, disse a empresária.

Cirurgias

No dia 22 de dezembro de 2023, Juliana foi submetida ao procedimento cirúrgico de remoção do nariz. Para cobrir o “buraco” que ficou, os médicos pegaram um pedaço da pele da testa, pois é a mais parecida com o restante do rosto.

“Ao todo, realizei quatro cirurgias. Agora irei fazer outro procedimento cirúrgico reparador, no qual será retirada uma parte da cartilagem de uma das costelas para refazer o formato do meu nariz”, explicou.

Juliana ainda ressaltou que não precisou fazer quimioterapia, porque o câncer foi descoberto no início. Porém ainda há chance de 10% a 15% de recidiva, mas a empresária segue confiante de que tudo dará certo.

Casamento

Durante a recuperação da cirurgia de remoção do nariz, Juliana chamou Caio para conversar. “Eu disse que se ela quisesse me largar, eu entenderia. Ele respondeu que queria casar comigo de qualquer forma, sem nariz, sem um olho. Para ele, o que importava era se casar comigo”, acrescentou.

Então o grande dia chegou e os dois se casaram no dia 6 de janeiro deste. “Eu costumo brincar que o nosso ‘na saúde e na doença’ chegou bem antes do que esperávamos”, disse Juliana.

Desde quando estranhou o fato de a ferida não ter cicatrizado, Juliana passou a compartilhar sua rotina nas redes sociais por meio de “vlogs”, que também servem como alerta para os seus seguidores.

Fonte: IstoÉ

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho