Câncer de próstata: cientistas descobrem que existem dois tipos diferentes da doença; entenda

Foto: Canva

Pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Manchester descobriram um novo tipo de câncer de próstata por meio da inteligência artificial (IA) que poderá revolucionar a forma como ela será diagnosticada e tratada no futuro.

Eles identificaram dois grupos distintos de câncer entre 159 pacientes e foram capazes de gerar uma “árvore evolutiva” mostrando como cada um se desenvolveu – convergindo em última análise em dois tipos distintos de doenças chamados “evotipos”. Até agora, pensava-se que o câncer de próstata era de apenas um tipo de doença.

“Nossa pesquisa demonstra que os tumores de próstata evoluem ao longo de múltiplas vias, levando a dois tipos distintos de doenças. Esta compreensão é fundamental, pois permite-nos classificar os tumores com base na forma como o câncer evolui, em vez de apenas em mutações genéticas individuais ou padrões de expressão”, explica Dan Woodcock, pesquisador da Universidade de Oxford e principal autor do estudo.

A doença é o tumor mais frequente entre os homens depois do câncer de pele não melanoma. Em alguns casos, o paciente é acompanhado sem necessidade de terapia e, em outros, a cirurgia é indicada para retirar o tumor e o indivíduo faz radioterapia acompanhada de medicamentos específicos.

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um teste genético que possa melhorar o prognóstico do paciente, permitindo tratamentos direcionados e mais eficazes para cada caso.

“Quanto mais compreendermos sobre o câncer, maiores serão as hipóteses de desenvolver tratamentos para o combater. Estamos orgulhosos de ter ajudado a financiar este trabalho de vanguarda, que lançou as bases para tratamentos personalizados para pessoas com cancro da próstata, permitindo que mais pessoas vencessem a sua doença”, diz Rupal Mistry, gerente sênior de engajamento científico do Cancer Research UK.

Fonte: O Globo

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
3. Com a relação a nossa linguagem:
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia