12 sinais de câncer de pulmão que são comuns em quem nunca fumou

O câncer de pulmão é frequentemente associado ao tabagismo, sendo uma das principais causas da doença.

Portanto, se você nunca fumou um cigarro, claramente suas chances de evitar a doença são muito maiores. Porém, é importante destacar que você ainda não está completamente isento dos riscos.

Quem não é fumante tem chances de ter câncer?

Uma proporção significativa de casos de câncer de pulmão ocorre em pessoas que nunca acenderam um cigarro. Isso ocorre porque a exposição ao fumo passivo, a poluição, e certos agentes ambientais e ocupacionais também podem aumentar significativamente o risco de desenvolver a doença.

Os cânceres de pulmão em não fumantes muitas vezes possuem características moleculares e biológicas distintas, respondendo de maneira diferente aos tratamentos se comparados aos cânceres encontrados em fumantes.

“Costumávamos pensar que todos os cânceres de pulmão eram iguais, mas agora entendemos que existem tipos diferentes. A boa notícia é que os tipos de câncer do pulmão que os não fumantes tendem a ter são geralmente causados ​​por uma alteração ou mutação molecular que pode ser detetada no tumor, e existem medicamentos e terapêuticas disponíveis para eles”, explicou Anne Chiang, diretora de rede do Smilow Cancer Hospital de Yale.

Como é o câncer de pulmão em não fumantes?

Segundo os especialistas, os não fumantes geralmente são diagnosticados com o adenocarcinoma, um tipo de câncer de pulmão de não pequenas células que tende a se desenvolver nas áreas externas dos pulmões. Ele se desenvolve lentamente.

Muitas vezes, os pacientes não fumantes não apresentam sinais iniciais de câncer de pulmão, o que leva a diagnósticos em estágios mais avançados da doença.

Mas oncologistas da Yale Medicine notaram alguns sintomas que são comuns nos estágios inicias da doença, segundo divulgado pelo The Sun.

12 sinais de câncer de pulmão que são comuns em pessoas que nunca fumaram

  • Tosse constante;
  • Tosse com sangue;
  • Dor ou desconforto no peito;
  • Problemas respiratórios;
  • Chiado;
  • Rouquidão;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso sem motivo;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para engolir;
  • Inchaço no rosto e/ou pescoço;
  • Infecções pulmonares recorrentes, incluindo pneumonia;

O que causa câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram?

  • Exposição ao fumo passivo: a inalação da fumaça do cigarro de outras pessoas pode aumentar ligeiramente o risco.
  • Idade: o risco aumenta com a idade, sendo o câncer de pulmão mais comum em pessoas com 75 anos ou mais.
  • Exposição a substâncias: contato prolongado ou intenso com materiais como amianto, metais pesados e gases de escape de diesel pode também elevar o risco.
  • Rádon: um gás natural que pode se acumular em edifícios, elevando o risco de câncer de pulmão.
  • Poluição do ar: a qualidade do ar e a exposição a poluentes também são fatores de risco.

Embora os não fumantes possam não ser elegíveis para programas de triagem de câncer de pulmão focados predominantemente em fumantes e ex-fumantes, é crucial estar atento aos sintomas e fatores de risco.

Consultas médicas diante de sintomas suspeitos ou exposição a riscos conhecidos são essenciais para um diagnóstico precoce.

Afinal, o que o cigarro pode causar no pulmão?

Fumar é o maior fator de risco isolado para o câncer de pulmão, sendo responsável por mais de 70% dos casos. O tabaco contém mais de 60 substâncias tóxicas conhecidas por serem carcinogênicas.

Mesmo a exposição passiva ao fumo pode aumentar o risco de desenvolver a doença, evidenciando a importância de ambientes livres do tabaco para a saúde pública.

Portanto, a conscientização sobre os riscos do câncer de pulmão em não fumantes é fundamental para a detecção precoce e o tratamento eficaz.

Fonte: Catraca Livre

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho