Repórter da Band descobriu câncer aos 29 anos após refluxo: 'Medo da morte'
O repórter da Band Cesar Cavalcante, 29, descobriu um câncer no estômago no início deste ano após fazer exame para investigar o refluxo com o qual convivia há anos, mas aumentou após voltar de uma viagem. "A primeira coisa que passa pela cabeça da gente é 'eu vou morrer'", disse em entrevista a VivaBem.
O jornalista foi diagnosticado com um adenocarcinoma, o tumor no estômago mais comum. O câncer de Cesar era agressivo, mas foi descoberto ainda em fase inicial, o que melhorou o prognóstico.
O refluxo intenso foi o único alerta. Depois, porém, os médicos descartaram que o incômodo tinha relação com o câncer. "Sempre tive refluxo, que aumentava ou diminuía dependendo do que comia. Pensei em descobrir o que poderia fazer pra evitar, porque é algo que incomoda", conta Cesar. Ele passou em um gastroenterologista, que pediu a endoscopia.
Na hora de ver o resultado, lembra de estar mais apreensivo do que o normal. "Sempre tive muito medo de abrir exames, porque tenho medo de doenças. Mas, por alguma razão, estava ainda mais assustado com o que poderia vir desse exame", afirma.
Pediu ajuda da cunhada, que hesitou ao ler o laudo. "Ela não me dizia nada e falava que não entendia o que estava escrito. Comecei a ficar mais preocupado, fui tomar um banho pra acalmar, e ela ligou para uma médica."
"Enfim, não tinha muito o que fazer, não é? O nome estava lá, era um câncer. Foi desesperador para mim. A primeira coisa que passa pela cabeça da gente é 'eu vou morrer'. E precisava saber em quanto tempo isso ia acontecer", diz Cavalcante.
'Doutor, só me diz uma coisa: eu vou sobreviver?'
Aflito, Cesar foi ao pronto-socorro com o namorado, Paulo, e um amigo. Queria um remédio para se acalmar. Ali mesmo, falou com os médicos sobre o diagnóstico e perguntou o que eles achavam. Fez mais exames no hospital, que não indicaram outros problemas de saúde, e voltou para casa. "Não sei nem como consegui dormir naquela noite."
O dia 20 de janeiro foi o pior da minha vida, em vários sentidos. Tive muito medo da morte e, principalmente, medo de estar morrendo. A gente sabe que vai morrer um dia, mas tinha medo desse processo começar ali. Era o que mais me deixava angustiado.
No dia seguinte, um sábado, ele conseguiu o contato de um gastroenterologista, que o atendeu por telefone. "Perguntei para ele: 'Doutor, só me diz uma coisa, vou sobreviver?'", lembra o repórter.
O jornalista também falou com um oncologista, que analisou a endoscopia à distância. "Ele conseguiu me atender no final de semana porque eu estava em desespero e daí me disse: 'Realmente, você está com câncer. Mas pelo que estou vendo aqui, o tumor é muito pequeno. Acredito que vai ser uma pedra no seu caminho, mas a gente tem chance de reverter isso'", conta.
Cesar também buscou uma psicóloga dias depois. Queria cuidar da mente para focar no tratamento, enquanto ainda lidava com o impacto de descobrir ter câncer. "Ela falou bastante comigo sobre eu manter objetivos na vida. Para não viver a doença, mas viver apesar da doença."
Como foi o tratamento
Cesar repetiu a endoscopia a pedido de seu oncologista, porque ele suspeitava de algum erro no diagnóstico. O câncer de estômago é mais comum após os 65 anos. Além disso, o jornalista tinha hábitos saudáveis: comia bem, se exercitava, nunca fumou e bebia raramente —rotina que adotou ainda na adolescência. Também frequentava uma clínica de nutrição, onde fazia análises de sangue regulares.
Mas uma nova bateria de exames confirmou o câncer. "Fiquei 2 meses em luto, negação, não aceitava aquilo e buscava algumas explicações. Estava angustiado e com muito, muito medo mesmo. Não gostava de ouvir probabilidades, então pedi pro meu médico não me falar isso, porque quando a gente está numa situação difícil, foca mais na probabilidade negativa", diz o jornalista.
Com os resultados, era a hora de planejar o tratamento. Cânceres no estômago são geralmente tratados com cirurgia e quimioterapia. Os médicos indicaram uma abordagem intensa, já que Cesar tinha bom histórico de saúde. Foram quatro ciclos de químio antes e depois da operação.
Na primeira fase, surgiram incômodos comuns: enjoos, diarreia, fraqueza e a perda de cabelo. Cesar teve ainda uma reação de grande sensibilidade ao frio e a coisas geladas, chamada neuropatia periférica temporária. "Quando estava num ambiente com ar-condicionado, as minhas mãos e os meus pés contraíam, aí não conseguia pegar no celular e escrever. Tinha que mandar áudio", explica.
Ele tirou o estômago contra o risco de o câncer voltar
Cesar seguiu trabalhando, com exceção das semanas em que fazia quimioterapia. Ele também se afastou por um mês para a cirurgia. A decisão do médico foi de retirar todo o estômago, para evitar o risco de um novo tumor.
Meu médico disse: 'Existe uma possibilidade de mesmo retirando a parte em que o tumor está, ele voltar pro estômago, por causa do seu tipo de câncer, que é agressivo. Felizmente diagnosticado em fase inicial, mas um tumor agressivo'.
A recuperação da retirada total do órgão leva de 6 meses a 1 ano, explica Héber Salvador, presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica). "Quando removemos o estômago todo, fazemos conexão do intestino com esôfago. A pessoa não precisa mudar o que come, mas a quantidade é menor, porque não tem mais o reservatório [estômago] para receber o alimento", diz Salvador, que também é do A.C.Camargo Cancer Center (SP).
A alimentação é primeiro líquida, depois pastosa. A consistência vai aumentando até voltar aos padrões de antes, assim como a quantidade de alimento. Cesar teve boa recuperação após a cirurgia e está aprendendo aos poucos quais comidas são melhores e quais causam desconforto.
Remissão: 'A gente precisa falar sobre o câncer'
Desde o final de julho, Cesar está em remissão, quando nenhum exame detecta sinais de câncer. Agora, faz acompanhamentos periódicos.
Depois que peguei esse exame que mostrou que não havia pontos de tumor em nenhuma parte do corpo eu consegui dormir mais tranquilo pela primeira vez desde o começo do ano.
Junto à direção de jornalismo da Band, Cesar teve a ideia de trazer o seu relato em uma série especial para conscientizar sobre o câncer. "Eu quis fazer isso, porque acho que sou um exemplo de que a gente precisa se cuidar."
Mesmo assim, em um primeiro momento, o repórter hesitou. Temia reviver a angústia do diagnóstico e outros receios do tratamento. "Fiquei preocupado, mas na hora que comecei a fazer, percebi que conversar com as pessoas era como uma terapia para mim. Espero que a série atinja o maior número de pessoas. Que elas realmente vejam a importância de se cuidar e de se falar sobre câncer", diz.
Algo que acontece muito é o tabu. Tem gente que hoje, 2023, não fala a palavra câncer. Existe um estigma muito grande, mas a gente precisa falar sobre o câncer.
Sinais costumam ser silenciosos
Diagnosticar cânceres no estômago em estágios iniciais é raro, porque a doença costuma ser silenciosa, explica o cirurgião oncológico Héber Salvador.
O adenocarcinoma de estômago é assintomático em um primeiro momento, infelizmente. Só surgem sintomas quando ele interfere na digestão, ou já se espalhou para os outros órgãos. Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da SBCO
Por isso, é necessário ter atenção aos sinais às vezes considerados "comuns" e que podem se confundir com outras doenças. "Dor de estômago quase sempre vai ser uma gastrite, mas tem alguns fatores que despertam atenção", alerta Salvador. São eles:
- Dor que não melhora com a medicação, ou até melhora, mas sempre volta;
- Dor aguda que desperta a pessoa durante o sono;
- Dor associada à perda de peso;
- Dificuldades de digestão.
A série "Câncer: virei paciente" foi ao ar na semana passada no Jornal da Band e no Bora Brasil.
Fonte: UOL Viva Bem
- Câncer do colo do útero: onde avançamos e o que ainda precisamos fazer?
- Carreta do Hospital do Amor oferece exames gratuitos de mamografia em Jales
- Cantor Netinho anuncia diagnóstico de câncer no sistema linfático
- Ansiedade causa câncer? Entenda a relação entre emoções e doenças oncológicas
- AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer
- Poluição leva ao crescimento do câncer de pulmão no mundo, revela pesquisa
- Governo prioriza prevenção do câncer, mas entidades apontam falhas no atendimento às mulheres
- Médica alerta para risco do câncer de ovário e fala sobre cuidados
- A maneira mais simples de reduzir o risco de Câncer de Mama agora
- Entre a fila do SUS e a vida: prazo para cirurgia mantém patamar recorde pós-pandemia, e espera pode durar até 634 dias em média
- 3 Hábitos importantes para quem luta contra o Câncer
- INCA divulga pesquisa inédita sobre o panorama do câncer de cabeça e pescoço no Brasil
- Vacina contra Covid reduz risco cardiovascular em pacientes com câncer, diz pesquisa
- Corrida pela vacina da Covid-19 avançou tratamento de doenças como o câncer
- Pacientes com câncer podem ter isenção de IPI na compra de carros novos
- Uma em quatro mulheres com câncer de pulmão nunca fumou; qual a explicação?
- Câncer colorretal: sintomas, fatores de risco e opções de tratamento
- Exercício diminui risco de morte em pessoas com câncer
- Confira quais são os tipos de cânceres que mais ameaçam a saúde feminina
- Estudo revela possível estratégia para combater câncer cerebral agressivo
- Projeto isenta de IPI carro comprado por quem tem câncer
- Casos de câncer de mama devem disparar
- Cooperação entre células cancerígenas pode levar a crescimento rápido de tumor, sugere pesquisa
- Câncer de colo do útero: com 7 mil mortes evitáveis, Brasil se atrasa para cumprir meta da OMS
- Maioria das brasileiras não sabe como prevenir o câncer de intestino, o segundo mais comum entre as mulheres
- Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado (inclusive com vacina)
- 7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos
- O papel da quimioterapia e da imunoterapia no tratamento do câncer de bexiga
- Câmara aprova projeto que prioriza pessoas com câncer na marcação de consultas e exames
- Casos de câncer de mama devem subir 38% e mortes 68% até 2050
- Maior parte dos novos casos de câncer em 2025 deve acometer mulheres
- Vacina do HPV zerou casos de câncer de colo de útero na Escócia, mostra estudo
- Mastectomia preventiva reduz risco de câncer de mama, mas não elimina chances da doença, diz especialista. Entenda
- Exames de prevenção do câncer do intestino têm de começar aos 45 anos
- Por que casos de câncer em jovens adultos estão aumentando?
- Conscientização sobre câncer de próstata pode chegar a estádios, bares e academias
- Paciente tem remissão de câncer por 18 anos com terapia CAR-T
- Comissão debate oferta de terapia nutricional para pacientes com câncer
- Entenda como o consumo de ultraprocessados pode aumentar risco de câncer
- Por que os casos de câncer de pulmão em não fumantes estão aumentando?
- Retorno ao trabalho após tratamento do câncer: desafios, adaptações e direitos
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol
- Compras centralizadas na oncologia devem crescer, diz secretário do Ministério da Saúde
- ANS abre consulta pública sobre cobertura de medicamento para câncer
- Ministério da Saúde publica regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Oncologistas defendem não usar palavra câncer para certos tipos da doença em fase inicial
- O que a sua cintura pode dizer sobre o risco de câncer
- No Brasil, crianças indígenas morrem mais de câncer do que brancas, negras e amarelas
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Comissão debate a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
- Novo teste melhora a previsão de sobrevida do câncer de pulmão em estágio inicial
- Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
- Vencer o câncer e seus tabus é um desafio para a sociedade brasileira
- Em 1 década, câncer de pênis levou a quase 600 amputações anuais no Brasil
- Alimentação pode ajudar pacientes a lidar com efeitos do tratamento de câncer; veja dicas
- Personalização no combate ao câncer de pulmão: o papel dos biomarcadores
- Os tratamentos ultrarrápidos contra o câncer que podem substituir a radioterapia no futuro
- Baseado em fatos “Câncer com Ascendente em Virgem” ganha trailer oficial
- Preta Gil passa a usar bolsa de colostomia definitiva em meio a tratamento contra câncer: Um desafio muito maior
- Câncer de cabeça e pescoço tem maioria de casos avançados no país
- Oncologistas franceses alertam para alta de casos de câncer em jovens adultos: é uma corrida contra o tempo
- Nova abordagem terapêutica poderia impedir metástase do câncer no cérebro
- Consulta da ANS sobre câncer oportuniza revisão de políticas de saúde
- Câncer com Ascendente em Virgem: filme com Suzana Pires e Marieta Severo ganha trailer e data de estreia
- Técnica de congelamento do câncer na mama mostra 100% de eficácia em estudo brasileiro
- INCA defende criação de política nacional para ampliar acesso à atividade física no SUS e fortalecer combate ao câncer
- Taxas de câncer de mama aumentam entre mulheres mais jovens
- Remissão ou cura? Como saber se um paciente está livre do câncer
- INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025
- Câncer no intestino está aumentando em pessoas com menos de 50 anos. Saiba o que explica essa tendência
- Açúcar adicionado e sal aumentam risco de câncer de estômago, diz estudo
- IA avança no diagnóstico de câncer, mas desafios ainda persistem
- Câncer de pele: saiba qual é o sintoma pouco conhecido de uma das formas mais sérias da condição
- Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer
- Diagnóstico tardio torna câncer que matou Léo Batista um dos mais mortais
- EUA observam aumento ‘preocupante’ de câncer em pessoas mais jovens, especialmente entre as mulheres
- Os 6 tipos de câncer mais letais e quais os sintomas para se estar atento
- Câncer de intestino em alta entre as pessoas com menos de 50 anos; veja o que explica a tendência
- Saiba o que é câncer em remissão, como no caso de Kate Middleton
- Câncer de pulmão: I.A e outras terapias podem revolucionar tratamento da doença; entenda
- Vacinas contra o câncer tornam tratamentos mais precisos e eficazes
- Exercício regular pode reduzir evolução do câncer e risco de morte, diz estudo
- Câncer de mama: novo protocolo padroniza diagnóstico e tratamento no SUS
- Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão
- Mais de 32,5 milhões de brasileiros terão gestores comprometidos com o combate ao câncer
- Vacina e diagnóstico precoce são armas contra câncer de colo de útero
- Comissão aprova prioridade em teleconsultas para paciente com câncer em caso de atraso na consulta presencial
- O guerreiro tem direito ao seu descanso: a decisão de Mujica de não tratar câncer após metástase
- Sua dieta está matando seu DNA? Cientistas descobrem bomba-relógio do câncer de fígado
- Medicina de precisão: o novo capítulo no tratamento oncológico
- Células CAR-T e além: avanços e desafios futuros
- Casos de câncer de mama são encontrados em maior quantidade quando IA é usada em exame, indica estudo
- O tempo pode salvar vidas
- EUA: bebidas alcoólicas podem ter rótulo com alerta de risco de câncer
- Câncer de colo de útero está com os dias contados
- O futuro do tratamento do câncer passa pela terapia CAR-T
- Terapias alternativas contra câncer funcionam?
- Entenda as novas regras dos planos de saúde para alterações em rede hospitalar
- Câncer: estudo revela aumento de casos em pessoas com menos de 50 anos