Não há base científica para dizer que adicionar limão ou laranja à Coca-Cola causa câncer
Não há sustentação científica para dizer que beber Coca-Cola com rodelas de limão ou laranja seja capaz de aumentar o risco de câncer. A alegação enganosa é feita em postagens publicadas por uma pessoa que diz ser estudante de biomedicina, em vídeo postado no TikTok e no Instagram. Ela afirma que o refrigerante possui o conservante benzoato de cálcio que ao ser misturado à vitamina C presente nas frutas cítricas resulta na formação da substância benzeno, que é tóxica. Estudos apontam que a formação de benzeno por meio da mistura de benzoato de sódio e ácido ascórbico (vitamina C) só ocorre em condições físico-químicas específicas. Os níveis de benzoato de sódio atualmente seguem os níveis de segurança estabelecidos pelas agências regulatórias.
Conforme a doutora em Ciência de Alimentos Cristiane Vieira Helm, pesquisadora da Embrapa, a literatura científica sustenta, ainda, que essa reação necessita de grande quantidade de ácido ascórbico. “A maior parte do que tem na laranja e no limão, na verdade, é ácido cítrico. Tem ácido ascórbico? Tem, mas não em quantidade suficiente para chegar a desenvolver essa reação química e formar alta concentração de benzeno, até porque precisaria das condições de temperatura e luz. Não acredito que isso ocorra”, diz.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz se tratar de “especulação sem a sustentação científica necessária” afirmar que a adição, no momento do consumo, de frutas cítricas aos produtos que contenham benzoato seja capaz de formar benzeno. Atualmente, a Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora de alimentos norte-americana, considera não haver preocupação de segurança para os consumidores que ingerem produtos com essas substâncias na formulação.
No vídeo checado, uma legenda alarmista diz “atenção, perigo! Coca-Cola com limão”. Para defender a teoria enganosa, ela usa como referência o artigo Estudo da formação de benzeno em bebidas contendo o conservante benzoato de sódio, publicado pela Revista Oswaldo Cruz. O texto não confirma a afirmação feita no vídeo checado porque não cita em nenhum momento a adição de frutas no momento do consumo. Propõe, sim, cuidados na produção e na embalagem dos produtos.
O estudo analisa que sob determinadas condições – principalmente exposição à luz e calor – a combinação de um ácido benzóico – como o benzoato de sódio – com o ácido ascórbico (vitamina C) pode formar benzeno em níveis muito baixos – medidos em partes por bilhão (ppb) – em bebidas como refrigerantes e sucos industrializados. Destaca que fatores como a embalagem utilizada e o tempo de armazenamento do refrigerante tem papel preponderante. O estudo não cita, em qualquer momento, que adicionar frutas no momento do consumo seja suficiente para formar a substância perigosa.
A Anvisa reforça que não basta a presença do aditivo benzoato e do ácido ascórbico para que a formação do benzeno ocorra, pois esta reação depende de outros condicionantes físico-químicos específicos. A mesma ressalva é feita no estudo: “No entanto, a presença de ambos (benzoato de sódio e ácido ascórbico) não indica necessariamente a presença de benzeno nos produtos.”
A Anvisa informou não ter recebido denúncias ou demandas relativas a casos recentes de refrigerantes ou outras bebidas contaminadas pelo benzeno.
Benzeno em bebidas
O benzeno é uma substância com efeitos danosos à saúde e que provoca vômitos, tontura, sonolência, convulsões, taquicardia, coma e até morte se ingerido em altas concentrações. A exposição nestes níveis está geralmente relacionada a ambientes de trabalho inadequados. A Anvisa alerta, contudo, que uma exposição por longos períodos a baixas concentrações – comum por inalação da substância presente no ar, como resultado da poluição ambiental – também é preocupante, já que o benzeno é considerado carcinogênico.
Nas bebidas, explica a FDA, a presença do benzeno foi percebida em alguns refrigerantes em 1990. Na época, a indústria informou à agência que a substância poderia se formar em níveis baixos nos produtos que continham sais de benzoato e ácido ascórbico. Foram iniciadas pesquisas para identificar os fatores que contribuem para a formação de benzeno, concluindo ser uma reação possível devido à exposição à temperatura e luz elevadas.
O Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada (CFSAN) testou para a substância quase 200 amostras de refrigerantes e outras bebidas entre 2005 e 2007, identificando apenas 10 produtos com mais de 5 ppb de benzeno, nível máximo permitido pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos para a água potável. Os itens foram descontinuados ou reformulados e, após isso, a CFSAN testou novas amostras identificando que os níveis de benzeno estavam inferiores a 1,5 ppb.
A FDA destaca que estes resultados indicam que os níveis de benzeno encontrados nas bebidas não representam uma preocupação de segurança para os consumidores. A Anvisa também ressalta que estudos que avaliaram as mudanças adotadas mostraram sua assertividade na redução dos níveis de benzeno.
No Brasil, explica a agência, não é permitida a adição de benzeno nas bebidas, mas a água pode ser uma eventual fonte de contaminação. Para fins de controle, o Ministério da Saúde aceita um limite de 5 mg/l da substância nas águas destinadas ao consumo humano.
Benzoato de sódio está apenas na Coca-Cola Sem Açúcar
Ao Estadão Verifica, a Coca-Cola Company disse que utiliza o conservante benzoato de sódio apenas na Coca-Cola Sem Açúcar para manter o sabor e evitar que estrague. A fórmula da Coca-Cola Sabor Original não contém o ingrediente e em nenhuma das duas é acrescentado o ácido ascórbico. “Os conservadores que são utilizados foram aprovados como seguros para uso alimentar por autoridades globalmente reconhecidas”, diz a empresa, citando o Comitê de Peritos em Aditivos Alimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, a FDA e a Anvisa. Os ingredientes presentes nas bebidas estão declarados no rótulo dos produtos.
A reportagem procurou a responsável pelas postagens e também as autoras do artigo citado por ela, mas não obteve retorno até o momento.
Este conteúdo também foi verificado por Boatos.org.
Fonte: Estadão
- INCA divulga pesquisa inédita sobre o panorama do câncer de cabeça e pescoço no Brasil
- Vacina contra Covid reduz risco cardiovascular em pacientes com câncer, diz pesquisa
- Corrida pela vacina da Covid-19 avançou tratamento de doenças como o câncer
- Pacientes com câncer podem ter isenção de IPI na compra de carros novos
- Uma em quatro mulheres com câncer de pulmão nunca fumou; qual a explicação?
- Câncer colorretal: sintomas, fatores de risco e opções de tratamento
- Exercício diminui risco de morte em pessoas com câncer
- Confira quais são os tipos de cânceres que mais ameaçam a saúde feminina
- Estudo revela possível estratégia para combater câncer cerebral agressivo
- Projeto isenta de IPI carro comprado por quem tem câncer
- Casos de câncer de mama devem disparar
- Cooperação entre células cancerígenas pode levar a crescimento rápido de tumor, sugere pesquisa
- Câncer de colo do útero: com 7 mil mortes evitáveis, Brasil se atrasa para cumprir meta da OMS
- Maioria das brasileiras não sabe como prevenir o câncer de intestino, o segundo mais comum entre as mulheres
- Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado (inclusive com vacina)
- 7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos
- O papel da quimioterapia e da imunoterapia no tratamento do câncer de bexiga
- Câmara aprova projeto que prioriza pessoas com câncer na marcação de consultas e exames
- Casos de câncer de mama devem subir 38% e mortes 68% até 2050
- Maior parte dos novos casos de câncer em 2025 deve acometer mulheres
- Vacina do HPV zerou casos de câncer de colo de útero na Escócia, mostra estudo
- Mastectomia preventiva reduz risco de câncer de mama, mas não elimina chances da doença, diz especialista. Entenda
- Exames de prevenção do câncer do intestino têm de começar aos 45 anos
- Por que casos de câncer em jovens adultos estão aumentando?
- Conscientização sobre câncer de próstata pode chegar a estádios, bares e academias
- Paciente tem remissão de câncer por 18 anos com terapia CAR-T
- Comissão debate oferta de terapia nutricional para pacientes com câncer
- Entenda como o consumo de ultraprocessados pode aumentar risco de câncer
- Por que os casos de câncer de pulmão em não fumantes estão aumentando?
- Retorno ao trabalho após tratamento do câncer: desafios, adaptações e direitos
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol
- Compras centralizadas na oncologia devem crescer, diz secretário do Ministério da Saúde
- ANS abre consulta pública sobre cobertura de medicamento para câncer
- Ministério da Saúde publica regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Oncologistas defendem não usar palavra câncer para certos tipos da doença em fase inicial
- O que a sua cintura pode dizer sobre o risco de câncer
- No Brasil, crianças indígenas morrem mais de câncer do que brancas, negras e amarelas
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Comissão debate a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
- Novo teste melhora a previsão de sobrevida do câncer de pulmão em estágio inicial
- Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
- Vencer o câncer e seus tabus é um desafio para a sociedade brasileira
- Em 1 década, câncer de pênis levou a quase 600 amputações anuais no Brasil
- Alimentação pode ajudar pacientes a lidar com efeitos do tratamento de câncer; veja dicas
- Personalização no combate ao câncer de pulmão: o papel dos biomarcadores
- Os tratamentos ultrarrápidos contra o câncer que podem substituir a radioterapia no futuro
- Baseado em fatos “Câncer com Ascendente em Virgem” ganha trailer oficial
- Preta Gil passa a usar bolsa de colostomia definitiva em meio a tratamento contra câncer: Um desafio muito maior
- Câncer de cabeça e pescoço tem maioria de casos avançados no país
- Oncologistas franceses alertam para alta de casos de câncer em jovens adultos: é uma corrida contra o tempo
- Nova abordagem terapêutica poderia impedir metástase do câncer no cérebro
- Consulta da ANS sobre câncer oportuniza revisão de políticas de saúde
- Câncer com Ascendente em Virgem: filme com Suzana Pires e Marieta Severo ganha trailer e data de estreia
- Técnica de congelamento do câncer na mama mostra 100% de eficácia em estudo brasileiro
- INCA defende criação de política nacional para ampliar acesso à atividade física no SUS e fortalecer combate ao câncer
- Taxas de câncer de mama aumentam entre mulheres mais jovens
- Remissão ou cura? Como saber se um paciente está livre do câncer
- INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025
- Câncer no intestino está aumentando em pessoas com menos de 50 anos. Saiba o que explica essa tendência
- Açúcar adicionado e sal aumentam risco de câncer de estômago, diz estudo
- IA avança no diagnóstico de câncer, mas desafios ainda persistem
- Câncer de pele: saiba qual é o sintoma pouco conhecido de uma das formas mais sérias da condição
- Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer
- Diagnóstico tardio torna câncer que matou Léo Batista um dos mais mortais
- EUA observam aumento ‘preocupante’ de câncer em pessoas mais jovens, especialmente entre as mulheres
- Os 6 tipos de câncer mais letais e quais os sintomas para se estar atento
- Câncer de intestino em alta entre as pessoas com menos de 50 anos; veja o que explica a tendência
- Saiba o que é câncer em remissão, como no caso de Kate Middleton
- Câncer de pulmão: I.A e outras terapias podem revolucionar tratamento da doença; entenda
- Vacinas contra o câncer tornam tratamentos mais precisos e eficazes
- Exercício regular pode reduzir evolução do câncer e risco de morte, diz estudo
- Câncer de mama: novo protocolo padroniza diagnóstico e tratamento no SUS
- Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão
- Mais de 32,5 milhões de brasileiros terão gestores comprometidos com o combate ao câncer
- Vacina e diagnóstico precoce são armas contra câncer de colo de útero
- Comissão aprova prioridade em teleconsultas para paciente com câncer em caso de atraso na consulta presencial
- O guerreiro tem direito ao seu descanso: a decisão de Mujica de não tratar câncer após metástase
- Sua dieta está matando seu DNA? Cientistas descobrem bomba-relógio do câncer de fígado
- Medicina de precisão: o novo capítulo no tratamento oncológico
- Células CAR-T e além: avanços e desafios futuros
- Casos de câncer de mama são encontrados em maior quantidade quando IA é usada em exame, indica estudo
- O tempo pode salvar vidas
- EUA: bebidas alcoólicas podem ter rótulo com alerta de risco de câncer
- Câncer de colo de útero está com os dias contados
- O futuro do tratamento do câncer passa pela terapia CAR-T
- Terapias alternativas contra câncer funcionam?
- Entenda as novas regras dos planos de saúde para alterações em rede hospitalar
- Câncer: estudo revela aumento de casos em pessoas com menos de 50 anos
- Ultraprocessados ricos em óleo podem ser uma das causas da epidemia de câncer colorretal em jovens
- Obesidade e câncer, como desfazer esta ligação perigosa
- Câncer de mama: fase do ciclo menstrual pode influenciar eficiência do tratamento
- Câncer: Anvisa aprova avanço de testes com terapia revolucionária desenvolvida pelo Hemocentro de Riberião Preto com o Butantan
- Jovem que teve câncer de intestino lista os 6 sinais que ele ignorou
- Por que câncer pode se tornar a doença que mais mata no Brasil - e que desafios isso traz
- Inovações tecnológicas e novo protocolo de tratamento reforçam o combate ao câncer
- Médicos de família podem ser aliados no tratamento do câncer, dizem especialistas
- Câncer de pulmão: novo tratamento reduz em 27% risco de morte
- Grupo da USP mapeia variantes genéticas associadas ao câncer de pâncreas em pacientes brasileiros
- Política nacional para rastrear câncer de pulmão pode salvar vidas