Ana Furtado: “Cuidar de mim foi fundamental durante tratamento contra o câncer de mama”

O dia 30 de setembro foi marcante para a apresentadora Ana Furtado. Ela compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo que registra a última dose de tamoxifeno, remédio usado no tratamento de câncer de mama. Desde março de 2018, ela travou uma longa batalha contra a doença que terminou agora, ao mesmo tempo em que se inicia mais uma campanha do Outubro Rosa.

"Essa campanha [o Outubro Rosa] alerta sobre uma das coisas mais importantes quando falamos de câncer: a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Algo que salva vidas. Salvou a minha", conta Ana. "Percebi que tinha algo estranho em um auto exame, durante o banho. Momento ideal para apalpar as mamas até as axilas para investigar se tem algum caroço ou algo diferente. Isso foi em 2018. A partir daí, foi tudo muito rápido: corri para a minha ginecologista e mastologista, fiz exames de imagem, uma autópsia e em três dias descobri que se tratava de um câncer. Tive muita sorte! Peguei logo no início", recorda.

Durante o tratamento, Ana precisou ter uma atenção especial à mente e o corpo. "Cuidei muito da pele, que fica sensibilizada, e fiz crioterapia, uma touca que resfria o couro cabeludo, tudo isso junto com quimioterapia, radioterapia e bloqueio hormonal, que terminou agora. A químio e a radioterapia são devastadoras, duras", destaca. Ela conta ainda que manteve uma intensa rotina de cuidados especiais, de manhã e à noite, com produtos mais hidratantes para rosto, olhos e corpo. "Como efeito colateral tive um ressecamento geral da pele e dos cabelos, além da queda dos fios. Usei protetor solar até para ficar em casa, pois quimio, radioterapia, luminosidade e sol não combinam. A pele mancha facilmente", diz Ana.

Para todas que estão passando pelo mesmo tratamento e seus efeitos, La Roche-Posay, reconhecida mundialmente por sua expertise em peles sensíveis, é uma aliada. Com formulações comprovadas para o alívio dos efeitos colaterais na pele e melhora da qualidade de vida de pacientes com câncer, a marca francesa investe em tecnologia. Entre os destaques, estão o Cicaplast Baume B5+, para a cicatrização e reparação da pele; o Lipikar Baume AP +M, que faz uma hidratação profunda com equilíbrio do microbioma; o Lipikar Cleansing Oil, que promove a limpeza sem ativos agressores com ação calmante e hidratante; e o Anthelios XL Protect, que oferece proteção solar de alta eficácia.

A dermatologista Vanessa Mussupapo destaca que os dermocosméticos são essenciais para proteger a pele dos tratamentos agressivos do câncer: ”O uso diário e constante na rotina melhora os sintomas na pele e, consequentemente, a qualidade de vida durante os tratamentos. É importante que o paciente entenda as condições da sua pele durante esse período e faça uso de produtos que protejam a barreira cutânea e tragam conforto e alívio dos sintomas.

Ela conta ainda que manter a pele bem cuidada pode ser determinante no sucesso e continuidade dos tratamentos. "Os eventos adversos dos tratamentos oncológicos são esperados, mas têm impacto negativo na qualidade de vida desse paciente, devido ao desconforto gerado e a limitação das atividades do dia a dia. Isso coloca em risco o sucesso terapêutico oncológico, pois, muitas vezes, é necessário interromper os medicamentos, ou diminuir as doses terapêuticas, podendo prejudicar a eficácia dos protocolos. Por esse motivo os cuidados com a pele também fazem parte do tratamento oncológico e ajudam na preservação do bem-estar do paciente", finaliza.

Neste Outubro Rosa, a marca está buscando apoiar ainda mais quem está passando por um momento tão delicado. La Roche-Posay lança o app cancer-support.com, que vai oferecer informações relevantes e conteúdos para pacientes e cuidadores. E vai além: a plataforma oferece suporte continuado durante o tratamento em parceria com a WEcancer do Brasil.

Com a inspiração de mulheres fortes como Ana, o apoio de marcas comprovadas cientificamente, como a La Roche-Posay, além da busca por tratamento especializado, podem contribuir com a jornada rumo à cura. Para quem está nesse momento, Ana deixa um recado: "Tenha fé, e acredite em você. Você não está sozinha nessa. É difícil, doloroso, mas possível. Foque na sua cura! E todo meu carinho pra você que está passando por isso".

Fonte: O Globo

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho