Novo medicamento para pacientes com Linfoma de Células do Manto é aprovado para uso no Brasil

A partir de março de 2024, o pirtobrutinibe, medicamento oral para o tratamento de pacientes com Linfoma de Células do Manto (LCM), está disponível no Brasil. Comercializado pela farmacêutica Eli Lilly, o tratamento é voltado para pacientes adultos de LCM recidivante ou refratário que tenham sido previamente tratados com pelo menos duas linhas de terapias sistêmicas. O LCM é um câncer raro que atinge o sistema linfático, responsável por ajudar o corpo a combater a infecções, e que surge nos linfócitos, células do sistema imunológico. 

O medicamento chega ao Brasil após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 27 de novembro do último ano. O aval para uso pelo órgão foi baseado em dados de eficácia do estudo clínico internacional publicado pelo Journal of Clinical Oncology nos quais o pirtobrutinibe apresentou resposta geral ao tratamento de 57%. Em outras palavras, quase 6 em cada 10 pacientes apresentaram diminuição do volume do tumor. A resposta completa foi de 19% (quando os exames não detectam sinais do câncer) e a parcial de 38% (quando há redução significativa do volume do linfoma). A duração dessa resposta teve uma mediana de 17,6 meses e a sobrevida global dos pacientes ficou em 23,5 meses, em um cenário em que o esperado anteriormente era em torno de 10 meses.

Como o medicamento atua

O pirtobrutinibe atua como um inibidor altamente seletivo da enzima tirosina quinase de Bruton (BTK). Essa enzima é responsável pela multiplicação, sobrevivência e disseminação das células, o que pode ajudar no crescimento e desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A BTK é um alvo molecular validado encontrado em vários tipos de leucemias e linfomas de linfócitos B, incluindo o LCM.

Veja tipos de terapias-alvo para Linfomas Não-Hodgkin

Diagnóstico, estágios da doença e tratamentos

Os tratamentos iniciais mais comuns para LCM envolvem quimio e imunoterapia, no entanto, não há um tratamento padrão para pacientes caso o linfoma retorne após a terapia inicial. 

Pacientes que apresentam recidiva da doença podem receber tratamento com quimio ou imunoterapia, agentes imunomoduladores e inibidores covalentes da BTK, como explica Rony Schaffel, hematologista, PHD em linfoma, leucemia e transplante e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O Linfoma de Células do Manto é uma doença rara com uma taxa de sobrevida mediana de apenas 3 a 5 anos. A introdução dos inibidores da quinase de Bruton covalentes no tratamento do LCM refratário melhorou o prognóstico dos pacientes, mas a recaída ainda é a regra, seja por conta de falha ou intolerância a essas medicações", explica. "Nesse cenário, a chegada de pirtobrutinibe preencherá essas duas lacunas, pois foi demonstrada resposta em mais da metade dos pacientes resistentes aos inibidores de BTK, com uma duração mediana de consideráveis 18 meses”, acrescenta.

Câncer raro e com poucas opções de tratamento

O LCM afeta 1 em cada 200 mil indivíduos por ano no mundo, sendo a maioria homens, geralmente diagnosticados a partir dos 60 anos. A doença é resultado de linfócitos B tumorais que se originam em uma área chamada de zona do manto, na borda externa dos gânglios linfáticos. O câncer pode não estar apenas nos gânglios linfáticos, mas também em outros órgãos, como medula óssea, baço, fígado e trato digestivo.

Esse tipo de linfoma é um dos vários subtipos de Linfoma Não-Hodgkin e surge do desenvolvimento e crescimento anormal de linfócitos B tumorais, que correspondem a células normalmente existentes na zona do manto.

Os sintomas podem variar com base no volume de doença e nos órgãos envolvidos por ela. Alguns comuns são:

  • Gânglios inchados;
  • Febres sem causa aparente;
  • Suor excessivo à noite;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Dores de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Fadiga. 

Conheça mais sintomas relacionados ao Linfoma Não-Hodgkin

Fonte: Eli Lilly, adaptado livremente pela equipe do Instituto Oncoguia

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho