[LINFOMA DE HODGKIN] Gabrielle Oliveira

Instituto Oncoguia - Você poderia se Apresentar?

Gabrielle Oliveira - Meu nome é Gabrielle Oliveira, tenho 23 anos, sou recepcionista e atualmente estudante de instrumentação cirúrgica.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Gabrielle Oliveira- Aos 22 anos descobri que estava com câncer, comecei a emagrecer. Em poucos meses perdi 10 kg, sentia sudorese às vezes (mais um sintoma), mas nem imaginava o que poderia ser; aos meus olhos era normal. Enquanto dormia sentia um baita calor de suar o pijama e em um pequeno intervalo de tempo sentia muito frio. 

Mas o que realmente me fez ir ao médico foi um inchaço no ombro próximo ao pescoço. Então fui a primeira vez, a médica pediu uma ultra, mas eu não fiz, afinal ela disse que poderia ser um tendão inflamado.

Se passaram 5 meses e o inchaço permanecia; eu nunca senti uma dor se quer.Um certo dia, do nada ao me olhar no espelho, vejo um carocinho no meu pescoço, próximo ao inchaço do ombro, esse era visível mais ao apalpar podia sentir que existiam mais, dai começou minha correria: médicos, exames e mais exames.

Fiz "n” exames, punção e, por fim, uma biópsia.Na biópsia foram retirados 18 nódulos. Foi ai que descobri o que realmente se passava, estava com Linfoma de Hodgkin.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Gabrielle Oliveira - Ao receber o diagnóstico foi tranqüilo, parecia que eu estava preparada para o bom e o ruim! Não me assustou, Deus estava comigo e sempre esteve. Já tinha um exemplo de alguém com o mesmo problema e que havia vencido, e antes de receber o diagnóstico nas longas horas de espera pela minha vez para ser atendida, Deus me enviou um anjo para me alertar, quem sabe... Pelo que estava por vir!

O anjo que até hoje não sei seu nome, era uma menina da minha faixa etária que ficou surpresa e "feliz” ao me ver ali... Feliz porque é mais comum encontrar pessoas mais velhas nessa situação, e ela, ao me ver, ficou surpresa por estar ali alguém de sua idade (talvez ela tenha pensando que ela não era a única com aquele problema) assim ela me disse.

Me contou a sua história e disse que ao receber o diagnóstico de neoplasia maligna ela sempre baixou a cabeça e sempre dizia que iria se matar, mas com passar do tempo viu que todo esse desespero e desanimo eram à toa, pois naquele dia ela voltava ao médico apenas para exames de rotina, ela estava curada! E talvez ela não saiba, mas de certa forma ela foi um anjo pra mim naquele momento! Entrei na sala da médica preparada pra tudo!

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Gabrielle Oliveira- Não pensei em como seria, não pensei se iria doer, não perguntei pra onde ir nem o que fazer. Naquele momento só me vinha a mente: como explicar tudo para minha mãe? Ela ligava insistentemente, e como imaginei não foi nada fácil pra ela aceitar! Eu aceitei numa boa.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Gabrielle Oliveira- Após receber o diagnóstico fiz algumas tomografias e em seguida foi dado início ao ciclo de quimioterapias.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Gabrielle Oliveira- No momento estou curada! Apenas realizando exames de rotina. Durante a doença não fiz cirurgias ou outro tipo de tratamento, apenas a quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Gabrielle Oliveira- Foram 6 ciclos, 2 quimioterapias por mês. Nunca senti nada, na 6° sessão em diante foi que os enjôos começaram a aparecer e um sono incontrolável.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Gabrielle Oliveira- Minha relação com meu médico é ótima, ele é super atencioso. Nunca me deixou sem resposta ou indecisa. Ótimo profissional.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Gabrielle Oliveira- Não, em momento nenhum. Meu único acompanhamento todo nesse período foi Deus, e meus verdadeiros amigos que sempre estiveram presentes nessa jornada.

Instituto Oncoguia- O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Gabrielle Oliveira- Fundamental mesmo foi Deus, e minha fé...Em momento nenhum pensei em desistir! Minha força de vontade me ajudou muito também, às vezes não sentia fome, estava enjoada... Mas deixava passar um tempinho para amenizar o enjoo e sempre comia algo por pouco que fosse! Nunca precisei interromper minhas sessões por defesa baixa ou coisa do tipo, talvez tenha sido a insistência em me alimentar mesmo quando não tinha vontade.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Gabrielle Oliveira- Hoje eu estou bem graças a Deus, não tenho motivos para reclamar de nada... Embora ainda reclame de coisas bestas, afinal não sou de ferro (Risos)! Mas hoje só tenho a agradecer pela vida, pela nova oportunidade que tive! É uma nova chance, tudo novo! Com certeza saberei valorizar ao máximo cada segundo de hoje em diante. Coisas boas ou ruins: tudo é aprendizado.

Planos futuros? Não sei ao certo, mas desejo trabalhar na área do meu curso que é instrumentação cirúrgica, no meio do ano começo na faculdade e o restante a Deus pertence!

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Gabrielle Oliveira - Não sei o que dizer ao certo! Só digo: não se desespere, isso não é o fim! É apenas o início de um novo ciclo em sua vida, é como se você recebesse o diagnóstico de uma gripe... Você vai ouvir seu médico, seguir o tratamento, tomar seus remédios e em breve estará curada! Fé e força de vontade é sempre a fórmula para a vitória!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Gabrielle Oliveira - Creio que a base de tudo, afinal é uma nova experiência. Cada um tem uma opinião, uma dica, alguma forma de ajudar! Mas também não se apegue a todos os detalhes, tem pessoas que fazem uma tempestade em copo d’água e não é bem assim!

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Gabrielle Oliveira - Tinha uma pessoa próxima como exemplo, teve o mesmo problema que eu e estava curada! Me ajudou muito, foi meu exemplo a seguir! Ela também me indicou o site da Abrale. Muito bom!

Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?

Gabrielle Oliveira - É muito interessante, são novas histórias, casos parecidos ou iguais aos nossos... É como se fosse nosso manual de cabeceira. Ajuda bastante, compartilhar as experiências vividas durante esse período. Não me ajudou, pois só descobri vocês ao fim do meu tratamento, mas com certeza ajudará muitas pessoas, e cada um que se disponibiliza a contar sua historia aqui já ajuda também. Indicarei o site, podem ter certeza!=)

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Gabrielle Oliveira-Gostaria de indicar a Lilian Araujo, ela é a pessoa que citei nos comentários acima...Foi ela meu exemplo durante o tratamento! Ela teve o mesmo problema que eu, mas seu tratamento e reações foram diferentes . Seria uma boa ela compartilhar a historia dela também!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho