[CÂNCER DE RIM] Damaris T. Q. do Nascimento

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Damaris do Nascimento - Meu nome é Damaris Tatielle Quirino do Nascimento, tenho 24 anos, sou casada, não tenho filhos, trabalho como promotora de eventos.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Quais eram os principais sinais e sintomas?

Damaris do Nascimento - Descobri que estava com câncer pois em novembro de 2008 eu cai na escada da minha casa e bati a coluna e a nuca, a partir daí comecei a sentir fortes dores na lombar. Procurei um médico e descobri que tinha desvio na coluna e bicos de papagaio. Então associei minhas dores ao problema de coluna. Com o passar do tempo, em Janeiro de 2009, decidi procurar um urologista pois pensei que essas dores poderiam ser do rim. Foi então que fazendo uma tomografia descobri que meu rim estava muito aumentado, depois, com uma urografia excretora descobri que meu rim praticamente não funcionava mais, enfim, em uma segunda tomografia o médico falou que era um tumor e que eu precisava de um especialista, ele me encaminhou ao Hospital A.C.Camargo onde faço tratamento.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Damaris do Nascimento - Quando cheguei no hospital A.C.Camargo o médico falou que com aquela tomografia que eu já tinha não podia dar certeza do que realmente era. Ele me pediu uma biópsia, e,  com o resultado ele me disse que era um tumor maligno mas não sabia ainda qual era o tipo de tumor. Eu fiquei totalmente abalada, meu chão sumiu, para mim o meu mundo tinha acabado.

Instituto Oncoguia - Em que momento você soube que o seu caso era um câncer do tipo raro?

Damaris do Nascimento - Tive que me submeter a uma segunda biópsia, foi ai que descobri que era um tumor muitíssimo raro (carcinoma papilífero renal), que não responde a quimioterapia, radioterapia e etc ... O tratamento seria cirurgia.

Instituto Oncoguia - E como foi o tratamento? Algo especial por se tratar de um câncer raro?

Damaris do Nascimento - Como o tamanho do meu rim estava muito grande a cirurgia neste caso seria inviável, uma cirurgia de muito risco, os médicos me falaram que se meu rim diminuísse um pouco, ficaria mais fácil de tirar. Como é um tipo muito raro de câncer, só existe um estudo sobre esse tipo. Eu tenho que tomar um remédio (sunitinib) para ter chance de diminuir o tumor (pelo estudo feito com esse remédio, de 50 casos somente 3 pessoas respondem ao tratamento) e assim poder retirar com cirurgia.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Damaris do Nascimento - Quando fiquei sabendo que estava com câncer já me imaginei fazendo quimioterapia, me imaginei passando mal e sem cabelo, olha só, me preocupava em ficar careca, mas,  depois de saber que o meu caso era muito pior e que não responderia a quimioterapia, as coisas mudaram. Hoje eu ficaria feliz se um médico me falasse que eu teria que fazer quimio e que eu ficaria bem com esse tratamento, ficaria feliz sem cabelo! Hoje eu sei que isso é apenas um detalhe.

Instituto Oncoguia - Você tem efeitos colaterais? Qual o pior?

Damaris do Nascimento - Esse remédio que eu tomo tem vários efeitos colaterais, é quase que uma quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Como era a relação com o seu médico?

Damaris do Nascimento - Normal.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? Você fez acompanhamento psicológico? E com nutricionista?

Damaris do Nascimento - Ainda não.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Damaris do Nascimento - Hoje eu e minha família estamos lutando para conseguir este medicamento, é o único tratamento para esse tipo de câncer, que já esta em um estágio muito avançado, com risco de a qualquer momento se espalhar para os ossos e pulmão, e se isso acontecer, o único tratamento ainda será essa medicação. Enfim, minha vida depende desse remédio.

Eu nunca perco as esperanças, mas às vezes é difícil, às vezes me encontro em um momento de desespero, ou em um momento de depressão, mas ao mesmo tempo, tenho certeza de que tudo vai dar certo.

Instituto Oncoguia - Que sugestões você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer de rim como o seu hoje?

Damaris do Nascimento - Procure um bom hospital, médicos competentes e corra atrás de seus direitos.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer? Você buscou se informar? De que maneira?

Damaris do Nascimento - A informação é muito importante e fundamental para o seu tratamento, eu busquei me informar de todas as maneiras possíveis.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho