[CÂNCER DE MAMA] Clélia Bessa

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Clélia Bessa - Meu nome é Clélia Bessa, 45 anos, solteira, produtora de cinema e professora da PUC-RJ, uma filha, Elisa, de 12 anos. Gosto de cozinhar com os amigos, ler 03 livros ao mesmo tempo, caminhar na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Jardim Botânico, andar de bicicleta e ver filmes.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Clélia Bessa - Numa visita de rotina a ginecologista, Claudia, que desconfiou na mamografia. Pediu que aprofundasse os exames. Por ter uma mama muito densa, não tinha muita facilidade para o auto-exame.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Clélia Bessa - Fiquei perplexa e por 2 minutos não consegui nem pensar, afinal de contas pensamos que nunca vai acontecer com a gente. Depois perguntei na lata: o que eu faço agora?

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação naquele momento?

Clélia Bessa - Estar muito adiantado e não poder fazer mais nada. Morrer e não ver minha filha virar adulta e preparada para poder se virar sozinha.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Clélia Bessa - Não sei sobre os outros tratamentos. O que fiz até agora, 8 sessões de quimioterapia, ainda bem que não foi difícil, talvez pelos remédios serem mais modernos e o meu oncologista ter acertado, até o momento, 100%, porque 3 dos meus nódulos desapareceram. Sempre que ia fazer quimioterapia pensava que os medicamentos estavam me curando.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Clélia Bessa - Nenhum inconveniente. Um pouco de dor de cabeça e no dia seguinte, um pouco mais de cansaço que o habitual.

Instituto Oncoguia - Como é a relação com o seu médico?

Clélia Bessa - É excelente.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? Você fez acompanhamento psicológico? E com nutricionista?

Clélia Bessa - Meu mastologista, oncologista e terapeuta, que já era anteriormente.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Clélia Bessa - Acabei a quimioterapia dia 24/11, mas estou em tratamento, devo fazer a cirurgia em janeiro/2009.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Clélia Bessa - Normal, até melhor, porque seleciono mais o que vou fazer.

Instituto Oncoguia - Como surgiu a ideia de você criar o blog "estoucomcanceredai”? E Por que você escolheu esse nome?

Clélia Bessa - Surgiu por uma necessidade minha de me relacionar com a doença. Se não tivesse computador, faria um diário, mas compartilhar é muito bom, porque realmente você quer falar sobre o assunto. E escolhi este nome porque acho que não devemos aumentar mais ainda o estigma da doença. E daí é porque temos que enfrentá-lo e encarar a situação de frente.

Instituto Oncoguia - Que sugestões você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Clélia Bessa - Muita calma nesta hora. E passe rápido para o próximo passo.

Instituto Oncoguia - O que é fundamental para quem esta enfrentando um câncer? Que realmente não pode faltar?

Clélia Bessa - Confiança no oncologista, acreditar na ciência e em todas as forças ocultas que possam te fortalecer, obedecer à prescrição médica, e ter uma vida normal na medida do possível.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer? Você buscou se informar? De que maneira?

Clélia Bessa - Muito bom, mas selecione o que lê para não se influenciar. Cheque as informações e as fontes para ter certeza da procedência da informação e cheque com o seu médico.

Fui à internet e li sites que informam, fui ao INCA, conversei com pessoas que tiveram, e principalmente, perguntei ao meu médico todas as dúvidas. As escrevia para não esquecer.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho