[CÂNCER DO SNC] Leonardo do Espírito Santo

O filho mais velho de David do Espírito Santo está passando por uma luta que ele conhece bem. Leonardo Augusto Viana do Espírito Santo, de 36 anos, está em tratamento para um tumor do sistema nervoso central. Anos antes, David lutou contra um câncer de próstata. Para David, acompanhar o câncer do filho é mais angustiante do que o dele, mas, sua fé o faz ter certeza que dias melhores virão e que os dois, mesmo morando em cidades separadas (pai mora em Cuiabá (MT) e o filho no Rio de Janeiro), passarão muitos Dias dos Pais juntos.
 
Instituto Oncoguia – Há quanto tempo você se recuperou do câncer de próstata?
 
David – Há três anos. Descobri logo no comecinho e o tratamento foi um sucesso, talvez por causa disso mesmo.
 
Instituto Oncoguia – Você tem mais filhos fora o Leonardo?
 
David – Sim, mais três. Gabriel, de 34, Juliana, de 33, e a caçula Tássia, de 13.
 
Instituto Oncoguia – Como está sendo, para você, acompanhar o tratamento de Leonardo, mesmo a distância?
 
David – Difícil, confesso. É preocupante dado à agressividade desse tipo de doença. Tenho amigos médicos (inclusive o que me tratou) que falaram sobre a difícil recuperação, tempo de vida bastante incerto, e outras coisas. Mas, tenho muita fé em Deus e sei que ele logo se recuperará. Quando ele descobriu, já morava no Rio e só o vi quando já tinha operado e estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo). Tenho ido bastante ao Rio, mas, nos falamos todos os dias. Para mim é mais difícil poder lidar com a doença dele do que quando foi comigo. É uma sensação horrível, mas, tal como eu, sei que ele irá superar.
 
Instituto Oncoguia – De que modo ele descobriu?
 
David – Teve um desmaio e uma intensa dor de cabeça. Quando eu estava com ele, ainda no hospital depois da cirurgia, me disse que meses antes ele tinha sentido dormência em todo o lado esquerdo do corpo. Ao invés de procurar um médico, optou por levar a vida normalmente. Morando longe, eu nem pude dar um puxão de orelhas nele.
 
Instituto Oncoguia – Quando você estava em tratamento do câncer, como foi o envolvimento de Leonardo?
 
David – Enorme. Ele sempre foi muito otimista e me dava muito apoio. Nas horas difíceis ele me trouxe muita paz, uma paz que emana da sua fé em Deus. Lembro que ele estava sempre "por ali” em estado de alerta. Parecia um Sentinela. Esses instantes se tornaram, sem dúvida, um momento sublime e inesquecível em minha vida.
 
Instituto Oncoguia – Você acredita que o apoio de Leonardo foi determinante para sua cura?
 
David – Não tenho dúvida. Poder contar com o amor e com a esperança de um filho é motivador para qualquer pai. Todos os meus filhos foram importantes na minha recuperação e, consequentemente, na minha cura. Tenho uma família maravilhosa, graças a Deus.
 
Instituto Oncoguia – E agora, na sua opinião, como o seu apoio o ajuda?
 
David – Tal como foi para mim. Tenho a convicção de que o meu amor, como pai, e de toda família, dos amigos e dos irmãos da Igreja sejam fundamentais para sua recuperação. Eu queria fazer a portabilidade da doença dele para mim, mas, não posso. Entretanto, como já disse, tenho certeza da sua cura.

Instituto Oncoguia – Leonardo, de que forma seu pai o ajuda?
 
Leonardo – Primeiramente, na forma como ele sempre encarou a sua própria enfermidade. Meu pai sempre foi um lutador otimista e animado e isso sempre me inspirou. As suas palavras para mim são de incentivo e fé e constantemente ele se apresenta no meu dia a dia.
 
Instituto Oncoguia - Saber que ele teve um câncer e superou te dá ânimo?
 
Leonardo - Sim, pois a sua superação justifica suas palavras de encorajamento para mim e mostra que com fé eu também posso.
 
Instituto Oncoguia – Nesse mês dos pais, o que tem a dizer para o seu pai?
 
Leonardo - Que o amor de Deus tem nos sustentado e permitido experiências transformadoras, e a companhia de meu pai tem sido determinante no meu dia-a-dia.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho