[CÂNCER DE MAMA] Fernanda Rafaela Hortência da Costa

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Fernanda Costa - Sou Fernanda Rafaela Hortência da Costa, 28 anos, sou Natalense mas moro há 3 anos em Fortaleza, cidade que aprendi a admirar. Sou casada há 4 anos e tenho uma filha de 1 ano 10 meses.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Fernanda Costa - Descobri no carnaval desse ano, quarta feira de cinzas, já havia sentindo o nódulo, mas como ainda amamentava não me atentei que poderia ser um nódulo e sim que fosse um ducto entupido, mesmo sabendo de toda a hereditariedade da família, pois perdi minha mãe de câncer de mama, tios de primeiro grau também. Então liguei pra minha irmã que é enfermeira obstetra, se tinha a possibilidade de ser um nódulo mesmo amamentando...

Então fiquei já tensa e liguei imediatamente pra minha ginecologista, e a mesma pediu que passasse em seu consultório e pegasse uma guia para fazer o exame da ultra mamária. Assim no outro dia eu fiz e já fiquei sabendo da suposto nódulo.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

Fernanda Costa - A princípio era um nódulo muito suspeito, e já chorei, chorei não de desespero e sim de suplicação a Deus pedindo forças para ir em frente. Pois a gente sabe que um dia possa acontecer, só não que fosse tão cedo. Tão depressa...

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Fernanda Costa - A preocupação sempre é a vida, a família, principalmente minha filha.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Fernanda Costa - Comecei os exames e mais exames, e diagnosticado carcinoma ductal invasivo grau II, mais consultas médicas com quatro respeitosos mastologistas do Ceará, onde pude pedir mais de uma opinião e definimos o melhor tratamento...

Sempre pensei no próximo. Então não hesitei em compartilhar com outras mães e mulheres para se atentar ao autoexame das mamas... Ai tive a ideia de criar uma página no FACEBOOK chamado Diário de uma mãe, onde conto como é minha rotina com o tratamento e o dia a dia com minha filha e esposo. E noticias e cuidado com o câncer de mama...

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Fernanda Costa - Comecei o tratamento em 05 de Março, e tenho um ciclo de 21 dias.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Fernanda Costa - Todo tratamento é difícil, cada tratamento é diferente, específico para cada tipo de câncer, cada pessoa reage ao tratamento de uma forma, mesmo tomando a mesma medicação, varia de cada cabeça, de cada organismo.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Fernanda Costa - Já tive alguns efeitos colaterais: mucosite na boca, tonturas, náuseas, dores nas pernas, dores de cabeça, baixa imunidade e a irritabilidade. A pior delas é quando se está com a imunidade baixa, pois há chance de pegar qualquer bactéria e o corpo não combater, tive uma dessas na primeira quimioterapia onde precisei ficar internada por 3 dias, graças a Deus era uma simples bactéria no estômago que foi tratado com antibióticos.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Fernanda Costa - Eu me consultei com quatro médicos, o procedimento de ter que fazer cirurgia, 8 químio e rádios me fez procurar outras opiniões e 3 delas foram iguais. Então decidi ficar com o mastologista que mais me tranquilizou e nos deixou mais em segurança.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Fernanda Costa - Oncologista, nutricionista e já tive tirando dúvidas com mais de um cirurgião reparador.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Fernanda Costa - Não achei necessário, porém no hospital onde me trato ICC, tem todos os profissionais a disposição.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Fernanda Costa - Na primeira aplicação, não fui ao nutricionista como meu médico e a equipe orientaram, e devido a uma má alimentação e a comer a comida fora de casa (tomate cru), tive um quadro de leucopenia febril e fiquei internada por 3 dias. E só assim tive instruções da nutricionista, onde hoje sigo tudo com muito cuidado. Afinal uma boa alimentação e higiene dos alimentos, fazem a diferença no tratamento.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Fernanda Costa - Hoje ainda me encontro em tratamento de quimioterapia, estou na quarta sessão.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Fernanda Costa - Quase normal eu diria. Cuido da minha filha, administro a casa, o marido. Apenas vivo controlando algumas coisas, como remédios, pressão, temperatura e descanso, que fica um pouco difícil já que não temos familiares por perto, tenho que administrar minha doença com a rotina da minha casa, pois não podemos parar.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Fernanda Costa - Tenho uma empresa de representações que esteve parada desde a gravidez, e quando estava voltando a ativa, nos deparamos com o diagnóstico. Mas hoje estou tentando voltar aos poucos, já que o trabalho me proporciona trabalhar home office. Fica mais fácil. Pretendo seguir em frente, sem desistir dos meus planos e sonhos.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Fernanda Costa - Sempre falo no meu Diário que os três F são fundamentais: Foco, Força e Fé. Foco no tratamento, Força diariamente para prosseguir e muita Fé, a fé da cura, no Deus que nos protege. Falo também que não somos coitadinhas, algo de sentir pena, somos guerreiras, fortes.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Fernanda Rafaela Hortência da Costa - A informação é de muita importância, faz toda diferença no tratamento, principalmente com os cuidados de que o paciente oncológico precisa saber e entender.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?

Fernanda Costa - Encontrei diversas associações, ONGs, Sites Oncológicos, e fuço até hoje, nunca perco uma oportunidade de está lendo sobre o assunto pra me manter mais informada.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Fernanda Costa - Na internet, buscando informações sobre o exame de imunohistoquímica, e sobre os direitos do paciente com câncer. É realmente um guia ao paciente oncológico, sempre que tenho duvidas corro e encontro lá.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Fernanda Costa - Eu diria que o Oncoguia é um guia completo de informações ao paciente oncológico.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

Fernanda Costa - Poderia mudar a lei de direitos ao paciente com câncer de mama, principalmente junto ao INSS. Os seguros também, o governo deveria informar direito, pois a gente só sabe que precisa quando passamos por isso. Passamos anos pagando tributos e mais tributos, para chegar a uma doença dessa e não ter direito nem a um auxílio doença, porque tem que estar contribuindo no mínimo 12 meses, ou não passar mais que 2 anos sem contribuir. Isso tem que mudar.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho