[CÂNCER DE LARINGE] Osório José Amandio

Osório José AmandioInstituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Osório José Amandio - Meu nome é Osório José Amandio, casado, 67 anos, Advogado, aposentado e moro em Sapucaia do Sul/RS.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Osório José Amandio - Em maio de 2011, fui submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo das pregas vocais, que não era maligno, conforme exame patológico, após um ano como continuava com problemas de garganta e voz, uma Otorrinolaringologista solicitou uma Tomografia Computadorizada de Crânio, Tórax e Região Cervical, como o resultado não era bom me encaminhou para um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, que me disse que o caso não era bom e provavelmente eu teria que fazer uma Laringectomia Total, mas isso ele só poderia dizer quando da cirurgia, pois seria feito um exame patológico de congelamento e se confirmado o câncer, seria feito a Laringectomia Total.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Osório José Amandio - Como não se tratava de um exame conclusivo, fiquei na esperança de que não seria um câncer e não iria ser necessário fazer uma cirurgia tão agressiva como é uma Laringectomia Total.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Osório José Amandio - Minha maior preocupação até o dia da cirurgia foi pesquisar sobre Câncer de Laringe, Laringectomia Total e Voz Esofágica, muito embora a esperança de não se tratar de um câncer era muito grande.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Osório José Amandio - Em 11 de julho de 2012, quando eu acordei da cirurgia já estava sem voz, pois era um câncer e foi necessário uma Laringectomia Total.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Osório José Amandio - O meu tratamento foi de 30 aplicações de Radioterapia, que já foram realizados.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Osório José Amandio - Eu só posso falar da Radioterapia, mas posso dizer que é um tratamento bastante difícil, eu fiquei com o pescoço, junto ao "estoma”, bastante queimado, minha saliva ficou grossa, boca seca, o paladar ficou bastante comprometido e a mobilidade do pescoço e da boca também ficaram prejudicadas.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Osório José Amandio - A perda do paladar que já está praticamente recuperada, eu digo praticamente recuperada, pois quem faz uma Laringectomia Total perde o olfato, visto que a entrada ou saída de ar para os pulmões não passam mais pelo nariz e sim pelo "traqueostoma” abertura no pescoço. Eu hoje faço exercícios para recuperar um pouco o olfato, pois eu praticamente não sinto cheiro.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Osório José Amandio - Muito bom, eu continuo fazendo as revisões com ele.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Osório José Amandio - Fonoaudióloga, Fisioterapeuta e Psicóloga.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Osório José Amandio - Não, mas eu estou participando do Grupo de Apoio ao Laringectomizado "GALA”, no Hospital Santa Rita em Porto Alegre/RS, as reuniões são todas as quartas-feiras, o "Gala” tem a participação de Fonoaudióloga, Fisioterapeuta e Psicóloga.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Osório José Amandio - Não

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Osório José Amandio - Já finalizei.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Osório José Amandio - Em 11.07.13, fez um ano que sou um Laringectomizado Total, já fiz uma Tomografia Computadorizada de Pescoço e Tórax e uma videolaringoscopia e o cirurgião disse que está tudo muito bem e devo voltar para uma nova revisão, só em 2014.

Eu entendo que a minha vida hoje está boa, pois como eu digo em meu Blog, "É preciso ter força e coragem para enfrentar o desafio do desconhecido e do preconceito por parte das outras pessoas, também o medo, a vergonha e outros sentimentos que se instalam em nossa mente. É através de uma ocupação e pelo fato de se sentir produtivo, útil, que se consegue dar o primeiro passo para afastar o estado depressivo.”.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Osório José Amandio - Eu sou advogado, mas quando fiz a cirurgia estava com poucos processos em andamento, pois além de aposentado eu trabalhava como Diretor Administrativo da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sapucaia do Sul/RS, de onde sai um mês antes da cirurgia e os processos que estavam em andamento eu substabeleci para um colega Advogado.

Tenho me dedicado a pesquisar sobre câncer de cabeça e pescoço, voz esofágica e prótese de voz, estou escrevendo para meu Blog Ser um Laringectomizado Total, tendo iniciado as postagens em maio de 2013, pretendo continuar escrevendo sobre o assunto.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Osório José Amandio - Tenha fé, mesmo nos momentos difíceis creia em Deus, creia na cura, pois pensamentos positivos sempre ajudam. Há algo que ninguém jamais poderá nos tirar: A nossa fé e a nossa força interior, pois só saberemos a força que temos, no dia que a única alternativa é ser forte.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Osório José Amandio - Falo pelos laringectomizados, e digo que a informação é importantíssima não só durante o tratamento, mas também antes da cirurgia, visto que as informações em relação às consequências de uma cirurgia de câncer de laringe não são muito frequentes.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?De que maneira?

Osório José Amandio - Antes da cirurgia busquei informações através de pesquisa pela internet, após a cirurgia além da internet busco informações com médico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e outros pacientes.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Osório José Amandio - No Facebook

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Osório José Amandio - Pelo que eu tenho acompanhando através do Facebook e pelo próprio site, acho que é um portal completo para o paciente oncológico, familiares, amigos, cuidadores. Também os profissionais da oncologia e áreas afins podem dele se beneficiar. As informações sobre a doença e os tratamentos são bem fundamentadas e atualizadas. Sua abordagem multiprofissional permite ao interessado o acesso à informação sobre nutrição, odontologia, fisioterapia, psicologia, atividade física, direitos dos pacientes com câncer. O portal oferece, ainda, dicas sobre o dia-a-dia do tratamento, sobre como melhorar a qualidade de vida. Também disponibiliza o fale conosco, onde profissionais qualificados esclarecem as dúvidas dos interessados. Além dos colunistas e entrevistados.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

Osório José Amandio - Tenho conhecimento, pois acompanho através do Site o belo trabalho realizado pelo Instituto Oncoguia. Meu recado para os políticos, principalmente para o Poder Executivo, seria que colocassem em prática as Leis existentes, pois não adianta termos as leis, se na prática estas não saem do papel. Na maioria das vezes é necessário recorrer ao Judiciário, para garantir um direito assegurado em Lei.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho